O debate sobre a saúde mental ganhou força nos últimos anos e, sobretudo neste mês, está em evidência devido ao Setembro Amarelo. A campanha vem rendendo ações de bem-estar e cuidado mental nas empresas brasileiras que têm em sua cultura o investimento na qualidade de vida de seus colaboradores.

Com o mês alusivo à prevenção ao suicídio chegando ao fim e a proximidade do planejamento estratégico das empresas para o próximo ano, a Guia da Alma, startup de soluções de saúde mental como benefício corporativo, criou um kit gratuito e personalizável e calendário com eventos importantes para que os setores de RH e Gestão de Pessoas planejem estratégias para trabalhar a saúde mental em 2024.

“Os problemas e a necessidade de se investir em saúde mental são reforçados em campanhas como o Setembro Amarelo, Janeiro Branco e SIPAT, mas a verdade é que essa preocupação e cuidado devem ocorrer o ano inteiro”, diz Liana Chiaradia, CMO da Guia da Alma.

Isso se deve ao fato de que os sintomas de problemas como ansiedade, estresse e depressão, se refletem em todas as áreas da vida, podendo gerar prejuízos pessoais, sociais e profissionais — e afetar não só a produtividade individual, mas também o clima organizacional. Além disso, cada ser humano enfrenta desafios próprios e manter a mente saudável vai depender do momento de cada um, motivando um olhar constante dos gestores sobre seus liderados.

“Quando não há esse cuidado, as organizações tendem a ter maiores índices e despesas com afastamentos, perda de produtividade e turnover relacionados à saúde mental. Em contrapartida, um estudo Global Learner Survey da Pearson, mostrou que nove em cada dez brasileiros priorizam empresas que oferecem serviços ou programas voltados às questões de saúde mental para trabalhar”, indica a especialista.

A boa notícia é que quando a empresa investe no bem-estar dos funcionários, isso beneficia a todos. Um estudo da Deloitte estima que investir em programas de saúde mental retorna em cinco vezes para as empresas. “Apesar de ainda termos muitos tabus e desinformação em torno da saúde mental, cada vez mais, entendemos seus impactos e importância. Criar ambientes seguros para dialogar, com comunicação efetiva, palestras, treinamentos, benefícios e incentivos de autocuidado, são importantes em todos os formatos de trabalho”, completa.

Confira dicas elaboradas pela Guia da Alma, mês a mês, para o planejamento do RH em 2024:

Janeiro

O ano começa com a campanha “Janeiro Branco”, sobre saúde mental. Gere informações através de materiais compartilháveis como newsletters e lives com especialistas. Terapeutas convidados podem trazer insights para refletir sobre os tabus relacionados aos transtornos mentais, assim como inseguranças e questões derivadas. A gestão pode criar um canal de comunicação aberto com o time, para que a ação esteja de acordo com o que é mais adequado para a equipe.

Outras ações incluem: incentivo à pausas durante o expediente e realizar o teste de saúde mental para mapear questões específicas. Algumas atividades também podem ser realizadas de forma remota, como uma sessão de Meditação Mindfulness. Janeiro também tem datas interessantes, como o Dia da Gratidão (6) e o Dia da Saudade (30).

Fevereiro

O mês do Carnaval é um excelente período para estimular a alegria e criar dinâmicas entre os colaboradores, como criar um evento à fantasia, por exemplo. Outro evento importante é o “Fevereiro Laranja”, campanha para dar destaque à importância do diagnóstico precoce de leucemia.

Aproveite o mês para enviar materiais sobre o assunto e criar uma roda de conversa sobre prevenção e cuidado.

Março

O mês é dedicado às mulheres e o RH pode criar campanhas e ações especiais sobre a data. A data ocorre no dia 8 de março, mas a gestão pode promover uma homenagem às mulheres da empresa durante todo o mês. A empresa pode fazer homenagens às mulheres profissionais da empresa. Outra possibilidade é falar sobre temas em torno dos desafios e saúde da mulher.

Outras datas importantes em março que podem render dinâmicas são o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de março); Dia do Consumidor (15); e o Dia Mundial da Água (22).

Abril

A campanha “Abril Verde”, para segurança no ambiente de trabalho, é uma época em que muitas empresas escolhem fazer a Semana SIPAT, de saúde e segurança. Invista no tema e estimule a equipe a preocupar-se com a ergonomia no home office, utilizar roupas confortáveis e orientações para prevenir acidentes. Você pode realizar Palestras, práticas de descompressão e oferecer terapias online.

Outra ideia é no dia 06 de Abril, Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, onde você pode fazer dinâmicas de incentivo ao bem-estar e às atividades físicas. Abril também é o mês da Páscoa (dia 9), de renascimento. Presenteie sua equipe com chocolates nesse dia especial; envie mensagens positivas por e-mail e faça um momento de descompressão em conjunto para conversar.

Maio

O mês das mães é especial e necessário para que a empresa possa mostrar reconhecimento por todas as mães na empresa, com ações durante todo o mês e na data oficial, no dia 14. Algumas ideias podem incluir o envio de mensagens e cartas online; vídeos dos filhos e familiares; vale-benefício para sessões terapêuticas de cuidado mental.

Há também o Dia do Trabalhador, em 1º de Maio, quando a gestão pode aproveitar para realizar uma homenagem a todos os colaboradores, como demonstrar o rendimento e metas alcançadas, distribuição de prêmios, brindes, lanches ou lembranças. Outras datas comemorativas são o Dia da Família (15 de maio) e o Dia do Abraço (22).

Junho

O Dia dos Namorados (12) pode ser uma oportunidade de criar atividades que estimulem a conexão entre os colegas. Seja criativo! Entre 5 e 9 é a Semana do Meio Ambiente, aproveite para promover conhecimento sobre práticas ESG nas empresas. Elas potencializam a imagem corporativa, fomentam relações positivas com stakeholders e geram qualidade de vida no trabalho. São  exemplos: premiações para colaboradores com atitudes sustentáveis; estímulo ao plantio de árvores; conscientização do consumo de recursos naturais; políticas de convívio e assistência social; programas educacionais e cursos; e promoção de palestras sobre saúde física e mental.

Além disso, há o São João, ótimo momento para fazer uma festa presencial ou online. Outras datas são o “Junho vermelho”, dedicado à doação de sangue; Dia do orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), para inclusão e diversidade; e Dia do RH (3).

Julho

Este mês possui algumas datas que remetem ao afeto, por isso pode ser um mês propício para organizar um happy hour ou rodas de conversa com a equipe, como no Dia do amigo (20 de julho) ou no Dia dos avós (26).

Agosto

Mês em que acontece a campanha do “Agosto Dourado”, de estímulo à amamentação — serve para divulgar materiais de conscientização sobre o tema. Na onda das cores, também será relembrado o “Agosto Lilás”, direcionado ao combate à violência contra a mulher.

Outras datas lembradas são o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto); Dia Nacional das Artes (12); e Dia dos Pais (13). Algumas sugestões de mimos podem ser: envio de mensagens ou vídeos dos filhos, publicações em redes sociais, entre outros.

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Setembro

Mês dedicado ao Setembro Amarelo: 10 de setembro é o dia mundial de prevenção do suicídio, um momento que serve para conscientizar sobre o tema e apoiar quem precisa. Incentivar práticas de saúde mental na equipe pode ser a porta de entrada para as pessoas experimentarem novas formas de cuidar da saúde mental. Algumas ações podem ser realizadas em grupo, como sessões de Meditação Mindfulness, palestras de conscientização e dinâmicas em videochamada. A palestra pode acontecer ao vivo com profissionais da área de saúde, mostrando como cuidar da saúde mental, dando dicas para lidar com a depressão e ansiedade e saber como lidar com alguém que está pensando em suicídio.

Um debate pode ser interessante, através de conteúdos educativos e também aproveitar a data para oferecer um novo benefício de saúde mental recorrente. Outras datas relevantes são: Dia do irmão (5 de setembro); Dia do cliente (15); Dia do programador (13); e Dia Internacional da Língua de Sinais (26).

Outubro

Este é o mês da campanha de prevenção do câncer de mama, que, com exceção do câncer de pele, é o que mais acomete mulheres no Brasil. A empresa pode oferecer ações concretas para a campanha Outubro Rosa, como: benefício para as colaboradoras terem acesso a médicos e exames ginecológicos; divulgar formas de prevenção, como o autoexame; engajar a equipe para a causa, levantando doações como fundos, alimentos e cabelos para confeccionar perucas; convidar especialistas para esclarecer dúvidas de prevenção, diagnóstico e tratamento (uso de caixa de perguntas anônimas); etc

Outras datas que podem render ações diferenciadas pelo RH: Dia das crianças (12 de outubro); Dia mundial dos animais (4); Dia do empreendedor (5); e Dia das bruxas (31).

Novembro

A campanha Novembro Azul conscientiza sobre o câncer de próstata e ajuda a aconselhar e conscientizar homens. O RH pode fazer ações por e-mail e redes sociais, apresentando cartilhas com informações relevantes. Também é possível enviar Press Kit para os funcionários; fazer ações coletivas, como o dia em que todos vestem azul e usam bigodes; e envio de eBooks, wallpapers, peças gráficas compartilháveis e frases. Opte por não se prender exclusivamente às questões do câncer, pois os homens tendem a evitar frequentar consultórios médicos e fazer exames preventivos. Aborde a saúde do homem por completo nos materiais informativos.

Outras datas de novembro: Dia nacional da cultura e dia do designer (5 de novembro); Dia mundial do empreendedorismo feminino (19); e Dia da consciência negra no Brasil (20).

Dezembro

Seguindo os meses coloridos, dezembro é representado pelas cores vermelho (campanha direcionada para destacar os cuidados e prevenção ao HIV) e laranja (voltada à prevenção do câncer de pele). O Natal e Reveillon na empresa também podem ser planejados, algumas dicas para essa época do ano incluem a organização de amigo secreto visando a interação com os colegas; realização de desafios ou um quiz valendo premiações; momentos de descontração com jogos, músicas e rodas de conversa; envio de cestas de Natal, vale presentes e a disponibilização de vouchers para consultas de terapias complementares para relaxamento mental dos colaboradores. Tudo para fechar o ano com chave de ouro e recarregar as energias para a chegada de um novo!

Já preparou seu planejamento para 2024? Conte com apoio do Guia da Alma para organizar essas ações e  levar saúde mental para sua empresa durante o ano todo! Baixe o calendário editável com todas essas datas.

Por Redação