Para a psicóloga Cláudia Danienne, especialista em Gente & Gestão que atua há mais de 25 anos na área de RH, a campanha Setembro Amarelo, que visa a conscientização sobre temas relacionados ao bem-estar e à saúde mental, é de fundamental importância dentro do ambiente de trabalho.
Diversos estudos recentes somente reforçam o quanto, nos últimos anos, o emocional das pessoas vêm sendo negativamente impactado por uma série de questões, como a pandemia da Covid-19. Não à toa, segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental no mundo. Neste cenário, o Brasil lidera alguns rankings indesejados, como o de ansiedade. Estima-se que mais de 18 milhões enfrentam a condição.
Diante dos dados, Cláudia enfatiza que as empresas têm, cada vez mais, a missão de ter um papel ativo na promoção do bem-estar emocional. Cabe, segundo ela, à gestão e à liderança a busca por mecanismos que promovam segurança psicológica a cada colaborador.
“Líderes voltados para uma cultura centrada em pessoas buscam conectar seus profissionais ao propósito. Oferecem experiências de valor para que as atividades possam ir muito além de tarefas unicamente realizadas. Estão atentos para cenários que foram potencializados após a pandemia, como o Burnout, estresse crônico desdobrado do trabalho e classificado como doença ocupacional em 2022 pela OMS, no qual o Brasil figura na triste posição de segundo lugar mundial com casos diagnosticados. Estresse, ansiedade, dentre outras patologias também devem estar no radar de organizações saudáveis, cujo foco é o mindset de prevenção e não do cuidar da doença”, destaca.
A especialista em Gente & Gestão comenta, também, a importância da valorização do psicólogo organizacional, que muito pode somar aos demais líderes no aperfeiçoamento das soft skills de colaboradores. Habilidades, estas, que fazem toda a diferença para resultados ganha-ganha e a construção de um ambiente positivo.
“A cultura no mercado corporativo é definida pelo que você faz e não por quem você é. Não adianta ter manual, treinamento, palestras sobre cultura, é preciso que ela seja demonstrada e respeitada com atitude no dia a dia”, reforça Cláudia. Para ela, o grande desafio das corporações está em reumanizar.
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No caminho das boas práticas
À medida que organizações começam a entender melhor o que podem fazer para auxiliar no cuidado com o mental de seu time, algumas ações se destacam. Na Alper Corretora e Consultoria de Seguros, por exemplo, é regra criar iniciativas que perdurem ao longo de todo o ano. O foco está no autocuidado e bem-estar para que haja um trabalho efetivo de conscientização, informação e prevenção.
“O core business da empresa é o cuidado com as pessoas, desta forma, dentro de casa não poderia ser diferente. Seguimos empenhados na prevenção e cuidado com os nossos colaboradores e clientes da nossa carteira de benefícios (planos de saúde), oferecendo para eles todo apoio necessário objetivo de promover autocuidado e qualidade de vida aos colaboradores por meio de acolhimento e acompanhamento feito por profissionais multidisciplinares da área da Saúde (psicólogos e assistentes sociais)”, explica Carolina Lima, diretora de gente e gestão da Alper.
Ainda de acordo com a especialista, muitos são os motivos que levam os funcionários a desenvolverem algum tipo de transtorno, por isso a Alper criou um calendário com webinar, podcast e momentos de descompressão com exercícios de meditação, relaxamento e respiração. Chamada de Trilha da Mente, os mais de 850 funcionários da Alper, espalhados por 15 escritórios em todo o país, e os mais de 1,5 milhão de vidas na carteira de clientes da área de Benefícios da empresa, podem acessar os conteúdos por meio do Dr. Alper, plataforma de telemedicina e telepsicologia, que fornece cuidado 360º ao time.
Para o mês de setembro, as ações da empresa ganham um reforço especial com a campanha no workplace #MotivosparaVivereValorizaraVida, em que os colaboradores serão estimulados a postarem fotos com os principais motivos para serem gratos e valorizarem suas vidas, além de reforçar os contatos do Centro de Valorização da Vida (CVV).
Os colaboradores que participarem da ação, receberão um pote da gratidão com mensagens positivas e motivacionais, e participarão de um sorteio especial de um spa day para promover um momento de relaxamento e autocuidado para o colaborador presenteado.
Além disso, com o apoio da área de Gestão Saúde, a Alper oferecerá a palestra “Cuidados com a Saúde Mental” e fará o Dia Amarelo, que acontecerá no dia 21. Nele, os funcionários são convidados pelos líderes a usarem a cor e desfrutarem de um café da manhã colaborativo com momento de roda de conversa.
“Queremos que nossos funcionários se sintam bem, num ambiente saudável que promova qualidade de vida para eles. Hoje, sabemos que 88% dos nossos funcionários se sentem satisfeitos e engajados, segundo índice do Great Place to Work”, acrescenta Carolina.
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Todos contra o suicídio
Uma das grandes vertentes do Setembro Amarelo é a prevenção contra o suicídio. A cada 45 minutos uma pessoa tira a própria vida no país. Para cada morte, há outras 20 tentativas. Abordar o tema de forma inadequada, portanto, pode causar mais desconforto e afastamento.
Pensando em preparar melhor as empresas para lidar com o assunto, a Amar.elo Saúde Mental lança um manual de práticas em prevenção ao suicídio, disponível no link.
O guia traz uma série de informações para combater preconceitos e capacitar, não apenas a área de RH, mas todos os colaboradores da empresa, para agir corretamente ao lidar com situações de adoecimento mental e/ou ideação suicida no ambiente corporativo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% dos suicídios que acontecem ao redor do mundo poderiam ser prevenidos com uma rede de apoio em torno da vítima, e este apoio inclui o local de trabalho.
A psicóloga Lorena Soares, CEO da Amar.elo Saúde Mental e coordenadora técnica do manual, alerta para a complexidade do tema. “Se alguém com ideação suicida chamar você para conversar, você estará pronto para agir de forma correta?”, provoca.
O manual lista atitudes que devem ser adotadas para auxiliar pessoas em situações de crise, além de trazer, também, orientações sobre o que não deve ser dito. O manual de práticas em prevenção ao suicídio faz parte de um kit completo e gratuito, disponível para as empresas divulgarem o Setembro Amarelo com seu público interno.
Por Bruno Piai