Como você lida com o Caos? Como você lida com as turbulências da vida?

Você sabia que o Caos é o primeiro deus primordial a surgir no universo, portando uma das mais velhas formas de consciência divina? Você provavelmente já deve ter ouvido a seguinte frase em algum momento: “No início era apenas o caos.” Acredito que isso realmente é a mais pura verdade! O grande talento do século XXI é saber criar o caos, gerenciá-lo e viver diante de todas as incertezas e turbulências da vida.

Pensa comigo: no útero de nossas mães enfrentamos um tremendo universo de confusões. Não há chão para apoiar, apenas um emaranhado de elementos regidos sob uma ordem celular que mal sabemos as regras. Aprendemos e desaprendemos dentro daquele espaço. É escuro, mas depois de alguns meses nos dá clareza de tudo o que podemos e devemos fazer com suas infinitudes. E, finalmente quando tudo parece estar regido e alinhado, acabam nos tirando de lá e adivinha só: outro caos e outra turbulência para enfrentar.

Nos transportam para um novo espaço. Nos colocam em uma sociedade. Um mundo com regras, comportamentos e novas situações para lidar. E a partir disso, vivemos constantemente diversos processos de caos e turbulências em todas as etapas da nossa vida. Passando pela infância, adolescência, vida adulta, velhice e até chegar na própria cessação biológica. Dito isso, quero dizer uma coisa: Não há felicidade sem antes ter existido o caos! Ele é o confronto com a nossa verdadeira essência e é único de cada ser, algo que pertence somente a nós.

Você não acha que estamos vivenciando novamente um novo significado de caos durante esse período? Estamos nos despertando, nos provocando, criando novas formas de fazer as coisas, mexendo com nosso inconsciente coletivo, nos conectando com as profundezas do nosso eu interior e de nossas conexões com o mundo.

Por tudo isso, gostaria de lhe dar algumas dicas práticas para esses momentos de Caos e Turbulências:

1 – Faça sempre o seu melhor

Assim nunca se recriminará, nem se sentirá arrependido de nada.

2 – Honre sua palavra

Seja coerente com o que pensa e com o que faz. Seja autêntico. Seja sua essência.

3 – Não leve nada para o lado pessoal

Encare tudo na vida como um aprendizado. Gerencie as informações que recebe com sabedoria e não ligue para a má opinião alheia. O que os outros pensam de você é problema deles e não seu.

4 – Não suponha

Se tem dúvidas, busque esclarecimentos. Supor nos faz criar histórias imaginárias sem fundamentos algum e isso só nos prejudica.

Encare que a vida é um mar de oportunidades, um oceano de possibilidades e um Universo de Incertezas. Quando veio o lockdown, por exemplo, não tinha o que se discutir. Assim é o mundo VUCA (sigla em inglês que se refere a volátil, incerto, complexo e ambíguo) e o mundo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível). Diante essas situações, precisamos ser rápidos e saber recalcular a Rota. Por isso, não seja reativo ao novo, seja criativo. Abrace a diversidade e as novas oportunidades. Estou torcendo por você!

Por Leila Navarro, palestrante Internacional com foco em comportamento e motivação, empresária, startuper, mentora e conferencista. Autora de 16 livros. É uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Site institucional. Foto: Divulgação.