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Fátima Motta

PhD em C.Sociais e mestre em Adm. Especialista em comportamento e liderança. Professora. Psicanalista. Coaching. Sócia-Diretora da F&M Consultores.


A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversas indústrias, e o setor de Recursos Humanos (RH) não é exceção. A aplicação da IA no RH está transformando a gestão de pessoas, otimizando processos e melhorando a tomada de decisões. Este artigo explora como a IA está sendo utilizada nas diferentes...
O conceito de Chronoworking, ou trabalho cronológico, está emergindo como uma resposta inovadora às limitações dos horários de trabalho tradicionais, que muitas vezes não correspondem aos ritmos biológicos dos trabalhadores. Baseia-se na compreensão dos ritmos circadianos, que são oscilações naturais no nível de alerta e eficiência de uma pessoa...
Vivemos tempos em que a sensação de culpa permeia diversos aspectos da vida cotidiana, influenciando como lidamos com falhas, desafios e expectativas. Frequentemente, nos pegamos refletindo sobre a autocrítica relacionada a ações ou inações, sejam elas pessoais ou profissionais. Este sentimento pode ser esmagador e limitante, mas será que...
No mundo acelerado de hoje, muitas vezes nos encontramos em busca de maneiras de melhorar, crescer e alcançar nossos objetivos mais ambiciosos. No entanto, a chave para um desenvolvimento pessoal significativo pode não estar sempre em adquirir novas habilidades ou em buscar externamente o que pensamos que nos falta....
A busca pelo autoconhecimento é uma jornada valiosa e contínua cada vez mais importante nesses tempos de alta tecnologia, nos quais a pressão pela performance, a necessidade em ser ágil e tomar decisões precisas nos afastam de quem realmente somos. Essa corrida desenfreada nos coloca frente a problemas que...
Você já tentou falar sobre suas emoções para seu líder? O que você sentiu quando demonstrou raiva, tristeza ou alegria na frente de seus colegas? E na frente da diretoria? Podemos receber respostas diversas a essas questões. Isso porque, ao longo da história, as organizações foram moldadas por uma...
O foco deste artigo é o passo seguinte ao feedback, quando se define, em conjunto, as ações a serem tomadas para que o desempenho alcance um novo patamar. Assim, parte-se da avaliação, onde identifica-se as competências existentes e as necessárias, definindo-se ações de desenvolvimento para algumas dessas competências. Às...
O foco deste artigo é o passo seguinte à avaliação, o que é chamado de devolutiva, o feedback, ou seja, o retorno ao colaborador sobre seu desempenho. Parece tão simples falar sobre feedback, no entanto é um dos maiores desafios que a grande maioria dos líderes apresenta. Por que?...
Quando avaliamos alguma situação, estamos comparando aquilo que se apresenta, com o que foi planejado. Por exemplo, quando avalio gastos, contraponho-os com o que foi planejado e verifico se estou gastando mais ou menos do que o esperado. Todo profissional, ao desempenhar uma função, demonstra quais competências está disponibilizando...
Um dos mais importantes aspectos do papel do líder é o de acompanhar a sua equipe, para, posteriormente avaliar e dar o retorno necessário, o tal do feedback. Nesse artigo, o foco será o acompanhamento. Como acompanhar a equipe? Acompanhar é observar diretamente e sem preconceitos a atuação das...
No artigo do mês passado trabalhamos aspectos ligados à escolha das pessoas certas para compor um time, ou seja, a definição do perfil do cargo, das competências necessárias e como aplicar ferramentas de seleção para fazer a escolha certa. A segunda etapa, não menos importante, é o alinhamento de...
Pessoas são complexas, têm ideias diferentes, são difíceis, estão dispostas ou não a cooperar e exigem muita habilidade. Às vezes, uma simples palavra é recebida como um estimulo para uma pessoa e, para outra, o sentimento é de destruição e rejeição. Por quê? Porque são pessoas diferentes e essa...
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