Nos últimos tempos ouvimos muito falar de estresse, geralmente com conotação negativa. Embora seja visto como um vilão o estresse tem seu lado bom e em doses adequadas ele prepara o nosso corpo e mente para lidar com os desafios da vida, aumenta a nossa energia, a motivação e o foco. No entanto, quando ficamos muito tempo sob níveis elevados de estresse ele se torna nocivo e passa a afetar a saúde física e psíquica, impactando negativamente em todas as áreas da vida.
FIQUE ATENTO AOS PRINCIPAIS SINAIS DO ESTRESSE EXCESSIVO:
Eles podem ser físicos, psicológicos e comportamentais como:
- Irritabilidade / mau humor
- Ansiedade / tensão
- Pensar no mesmo assunto
- Dificuldade para ter ideias novas
- Cansaço excessivo
- Perda de vontade de fazer as coisas, mesmo de lazer
- Sentimentos de incompetência
- Dificuldade para decidir coisas simples
- Mudanças no apetite
- Respiração ofegante
- Distúrbios de sono
- Problemas gástrico e dermatológicos
- Baixa concentração
- Alterações de memória
- Queda de produtividade
PERDA DE PRAZER
É comprovado que o estresse excessivo pode levar a doenças como depressão, ansiedade, distúrbios gastrointestinais, doenças cardíacas, problemas dermatológicos, câncer, AVC e até ao esgotamento físico e mental.
COMO MANTER O ESTRESSE SOB CONTROLE
O nível de estresse depende de vários fatores, entre eles como cada pessoa encara e lida com o que acontece na sua vida. O autoconhecimento e o desenvolvimento de estratégias e recursos internos para lidar com as dificuldades e desafios são fundamentais.
Para manter o estresse sob controle e usá-lo em seus aspectos positivos, estas atitudes e mudanças no estilo de vida são fortes aliados:
DISTÚRBIOS DO SONO
-
- Foque nas soluções e não nos problemas
- Conheça as suas necessidades, competências e dificuldades
- Evite ser perfeccionista… o perfeito é inimigo do “feito”
- Diga “não” sem culpa quando necessário
- Procure dosar prazer e obrigações
- Organize sua agenda e compromissos
- Cultive amizades e fortaleça relacionamentos
- Pratique exercícios físicos regularmente
- Procure ter uma alimentação saudável e balanceada
- “Mude de canal” quando estiver aborrecido – ouça uma música, lembre-se de algo agradável que você fez ultimamente, imagine-se em um lugar que lhe inspira segurança e bem-estar e…
- Respire!
A respiração é a chave do equilíbrio! Respire de forma consciente, profunda e lentamente, algumas vezes ao longo do dia. Foque a atenção no ar que entra e sai de você. Com o treino, em apenas um minuto você conseguirá acalmar e desacelerar sua mente e corpo.
Rosalina Moura é Psicóloga Clínica, Organizacional e Coach. Sócio fundadora da Rumo Saudável, empresa que atua no segmento de bem-estar, saúde mental e gerenciamento do estresse em Organizações. É um das Colunistas do RH Pra Você. Foto: Divulgação