CANAL

Leila Navarro

Empreendedora do seu próprio talento. Mais de 20 anos de carreira e integrante do ranking dos 20 maiores Palestrantes do Brasil segundo a Revista Veja.

Como garantir o futuro da sua carreira, do seu negócio, de um projeto ou de um relacionamento em tempo de pandemia? Qual o melhor método de planejamento para enfrentar um mundo em transformação?

Recalculando a rota! Essa é a informação que o aplicativo Waze dá sempre que surge uma opção melhor de percurso. E, em tempos de pandemia da COVID-19, enxergo isso como uma “recomendação” inspiradora para a carreira, os negócios e relacionamentos no mundo.

Pensar com a mesma estratégia do aplicativo é hoje a forma mais coerente e sensata de enfrentar as incertezas. Cada pessoa deve saber onde está, ter visão do que acontece em sua volta, ter ideia de onde quer chegar, ciente de que mudanças podem acontecer no trajeto. E, acima de tudo, ter disposição para se reinventar e seguir novos caminhos.

O mundo mudou!

O cenário é de muito trabalho, aceleração dos processos e agilidade. Chegamos em 2021 com vivências diferentes e um posicionamento não planejado (nem esperado) por pequenos, médios e grandes empresários, empreendedores e profissionais nos seus movimentos de carreira.

Num cenário de incerteza e não linearidade, o principal impacto na sociedade como um todo é a dificuldade de ter previsibilidade nos planejamentos. Mas tem jeito! Indivíduos atentos ao movimento da inovação das coisas têm buscado se desenvolver em três importantes habilidades: lidar com situações de crise de forma criativa e inovadora; ter postura proativa diante da vida; exercer o protagonismo na resolução de problemas.

Essas características apontam um novo alinhamento entre atitude e fazer a coisa acontecer. Planejamento em tempos de pandemia deve assumir na prática a simplicidade, praticidade e acessibilidade, ou seja, gestor atento cria, remodela, testa, assume erros, aprende, faz novamente, sem se prender a recursos e estratégias que um dia deram certo.

O tempo entre a criação e a execução de uma ideia ou projeto tem sido de um intervalo entre estalar de dedos. Conclusão: da esfera pessoal à profissional, dos pequenos empreendimentos aos grandes negócios, para vislumbrar um futuro é necessário encarar a velocidade das mudanças e desenvolver a capacidade de recomeço e adaptação nos novos cenários, recalculando a rota sempre que necessário.

Por Leila Navarro, palestrante Internacional com foco em comportamento e motivação, empresária, startuper, mentora e conferencista. Autora de 16 livros. É uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.


De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil pra você?
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5


0 Comentários

COLUNISTAS

Jorgete Lemos

Acolhimento social na crise e sempre!

08/04/2020

Ricardo Amorim

O Coronavírus, o pânico e o risco de recessão no Brasil e no mundo

17/03/2020

Fátima Motta

Liderança 4.0: a liderança ágil e colaborativa

24/07/2020

Ricardo Amorim

A meia entrada

21/02/2020

Milton Camargo

Home office: o assédio além das paredes da empresa

22/04/2021

Reinaldo Passadori

Segurança para falar em público            

27/07/2021
Athomus Tecnologia da Informação