Muito se discute sobre como humanizar o Recursos Humanos das empresas. Pode parecer até contraditório dizer que, a área responsável por cuidar das pessoas, precisa ter e ser mais delas. Mas por que isso acontece?
Antes de indagar os motivos, precisamos identificar e mudar a raiz deles: os processos. Ainda muito manuais e dependentes de pessoas, consomem o dia a dia dos profissionais com atividades que poderiam ser digitalizadas.
Com a adoção da tecnologia, os times de RH teriam mais tempo para pensar e executar ações focadas nos colaboradores, fortalecendo o capital humano das organizações.
Um exemplo claro dessa ação é o recrutamento e seleção, que demanda diversos profissionais na triagem dos currículos, agendamento de entrevistas, coleta de documentos e admissão.
Por meio de softwares especializados, esse processo já pode ser realizado de maneira 100% digital e com maior assertividade. Isso porque, baseado nas especificações da vaga, combina os perfis com maior aderência.
A partir daí, entra o fator humano na entrevista e, depois, as máquinas otimizam a admissão com uma plataforma completa e organizada, de forma que todos os documentos e histórico desse novo colaborador sejam armazenados em uma pasta online para acesso quando for necessário.
Passando dessa primeira etapa, o RH digitalizado e humanizado também tem a capacidade de auxiliar as demais áreas de uma organização com treinamentos e incentivo ao desenvolvimento profissional, pode criar programas de bem-estar, reconhecimento e de disseminação da cultura.
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De acordo com uma pesquisa da Net Impact-Rutgers University, 88% dos funcionários dizem que o ambiente positivo do local de trabalho faz com que se sintam mais felizes e engajados.
Sabendo disso, o tempo ganho dos times com os processos digitais permite que façam avaliações comportamentais para entender como cada equipe é formada e auxiliem os gestores com os resultados a formarem times de alta performance.
Essas medidas fazem com que todos ganhem, incluindo os clientes. Um estudo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP mostra que a gestão humanizada eleva o bem-estar dos colaboradores em até 225% e a dos clientes em 240%.
Desta forma, não separe mais a área de tecnologia do RH. Integrar é a chave para atender às necessidades com maior rapidez, assertividade e foco no ser humano.
Por Mario Pedro Silveira Filho, sócio-diretor da Tecfy.
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