A dificuldade em reter talentos tem sido um dos maiores desafios enfrentados pelo mundo corporativo nos últimos tempos. E de acordo com o Guia Salarial 2023, elaborado pela empresa de recrutamento Robert Half, 76% dos recrutadores estão preocupados com essa questão, sendo que 68% deles acreditam que encontrar e manter novos colaboradores continuará sendo o grande obstáculo para os próximos meses.

Essa missão se mostra ainda mais complexa quando se trata da geração Z, que está entrando no mercado de trabalho com mentalidade e postura diferentes do que se via até então. Isso faz com que os gestores tenham que se reinventar e encontrar novas formas de liderar e preservar os times que contemplem todos os tipos de perfil.

Nesse contexto, as empresas têm buscado investir cada vez mais em estratégias que as posicionem como marcas empregadoras com o objetivo de atrair novos funcionários e incentivar sua permanência na companhia. De acordo com a pesquisa HR Top Priorities 2023, da consultoria Gartner, o investimento em experiência do colaborador será prioridade para 47% dos líderes de RH este ano.

Uma das principais iniciativas nesse sentido é a criação e estruturação de bons programas de onboarding, que já recebam bem os colaboradores e rapidamente os integrem ao resto da equipe e à cultura da organização.

Segundo estudo realizado pelo Glassdoor, um dos maiores sites de vagas e recrutamento do mundo, processos de integração e boas-vindas organizados e bem executados aprimoram em até 82% a retenção de talentos, além de impulsionarem um crescimento de 70% na produtividade desde o primeiro dia.

Outro ponto importante é oferecer um ambiente de trabalho saudável, acolhedor e flexível tanto para quem trabalha em home office quanto presencial, que faça com que a rotina seja mais leve e traga satisfação e realização para os colaboradores – sentimentos que contribuem para a sua continuidade na empresa.

Além disso, um time de gestão empenhado e comprometido, que promova ações de valorização, engajamento e motivação, também é fundamental, assim como o investimento em educação corporativa, que mostra aos funcionários que a companhia está preocupada em desenvolver suas habilidades e melhorar sua qualificação.

É importante entender que superar o desafio da retenção não é uma tarefa fácil, mas essencial para o crescimento de qualquer negócio – visto o atual cenário que estamos vivendo com as demissões em grandes empresas de tecnologia, que podem ocasionar em sentimentos de incertezas, instabilidade profissional e um mal estar entre os colaboradores. O relógio está girando, e as empresas que não dedicarem esforços para isso certamente ficarão para trás e serão engolidas pela concorrência, perdendo peças muito valiosas no caminho.

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, embaixador da Reserva e autor do best-seller “Pense Simples”. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.