A pandemia afetou e está afetando todas as pessoas do planeta. Em 2020 fomos impostos à viver em uma realidade nova, completamente diferente do que éramos acostumados, tanto costumeiramente, quanto economicamente. Estima-se que o PIB nacional em 2020 tenha encolhido cerca de 4,3%, similar aos dois piores anos da história do país (1990: -4,35% e 1981: -4,25%). No momento que esse texto foi escrito, o Brasil está em 2º lugar na lista de países com mais casos de covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos.
Não importa o tamanho do seu negócio, se é uma empresa consolidada no mercado ou uma startup que começou suas atividades esse mês, uma coisa é certa: se você não souber se adaptar ao novo, você estará em desvantagem. Tivemos que nos adaptar a usar máscara, a não ver nossos familiares e amigos com a frequência que queríamos e nos adaptar a perdas nas nossas vidas. Como donos de um negócio, precisamos nos adaptar ao novo cenário nacional e mundial.
Para nós, empreendedores que precisamos de criatividade e de uma mente saudável para enfrentar as nossas dificuldades diárias, é importante que mantenhamos o foco naquilo que importa. Podemos chamar isso de foco empreendedor. Todo empreendedor ao se aventurar em uma nova jornada possui uma coisa em comum: Esperança. Esperança que vai dar certo. Esperança que se algo fora do esperado acontecer, você terá capacidade para fazer com que dê certo.
Lembre-se que seu maior bem é sua mente. Quando deixamos nossos problemas afetar nossa forma de pensar e tratar as dificuldades, estamos nos sabotando. Uma mente fraca tomará má decisões com maior frequência. Uma pessoa com a mentalidade imune saudável, consequentemente, estará trilhando o sucesso. Muitas vezes, focamos em demasia na resposta do problema, e esquecemos, de como resolvê-lo.
Tendemos a focar no que falta não no que farta, pense nisso.
Leila Navarro, palestrante Internacional com foco em comportamento e motivação, empresária, startuper, mentora e conferencista. Autora de 16 livros. É uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.