CANAL

Gustavo Caetano

CEO da Sambatech, uma das empresas mais inovadoras do mundo, considerada pela FastCompany.

A área de recursos humanos tem se tornado cada vez mais importante dentro das corporações. Diferentemente do que muitos imaginam, já passou o tempo que sua única atribuição era contratar, entrevistar e demitir colaboradores. Atualmente, ela pode ser considerada como o principal elo entre os diretores, funcionários e o responsável por intermediar as necessidades de ambos os lados, criando um clima organizacional leve e descontraído, sendo determinante para o aumento do lucro das empresas.

Para alcançar resultados satisfatórios, esses profissionais têm exercido um papel muito mais estratégico na redução dos custos, aumento das receitas, da produtividade, melhoria no comprometimento dos seus colaboradores e diminuição da taxa de turnover dos funcionários. O uso de soluções tecnológicas que atuam em diferentes frentes tem se tornado grande aliado e impactado positivamente os negócios.

Elas podem ser utilizadas para recrutar os colaboradores, aprimorar a gestão de equipe e realizar treinamentos online.  Mas, um ponto de extrema importância é o envolvimento dos gestores com cada área no processo de criação e o acompanhamento contínuo, pois só assim será possível alcançar os seus objetivos. É imprescindível que haja o conhecimento sobre tudo o que está acontecendo para realizar ações que vão de encontro com as suas reais necessidades.

De acordo com o relatório The Future of Work, feita pela Ricoh, 61% das pessoas entrevistadas está otimista em relação as mudanças que a tecnologia trará para o mercado de trabalho, pois ela proporcionará mais flexibilidade de colaboração entre os funcionários. E, por isso eles acreditam que o uso de inovações tecnológicas é o pontapé inicial para uma mudança significativa no ambiente corporativo.

Por fim, acredito que no atual momento em que estamos vivendo, com as tecnologias cada vez mais presentes em nosso dia a dia, temos que aproveitar para usufruir de todos os benefícios que elas nos proporcionam. No âmbito profissional, enxergo as soluções tecnológicas como grandes aliadas para termos resultados mais qualitativos, assertivos e, consequentemente, essenciais para o sucesso do negócio.

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, embaixador da Reserva e autor do best seller Pense Simples. É um dos colunistas do Rh Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.


De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil pra você?
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5


0 Comentários

COLUNISTAS

Gustavo Caetano

Por que apostar nos treinamentos corporativos a distância?

20/05/2020

Tiago Petreca

Iris e a Armadura

03/12/2020

Fátima Mota

Como lidar com sucessos e insucessos?

17/08/2020

Vicente Graceffi

Acordos coletivos para preservar o emprego e o empregador

06/07/2020

Fátima Mota

A liderança e a capacidade de influenciar

12/03/2020

Eduardo Farah

Faz sentido existir tanto sofrimento dentro e fora da empresa? E o que fazer com ele?

21/04/2021
Athomus Tecnologia da Informação