Atrair e reter talentos é um desafio vivido por todas as equipes de RH. Para que os times entendam quais os pontos de atenção, quais as possibilidades de melhoria e os melhores caminhos para trilhar, a ferramenta de análise SWOT para RH pode dar uma boa ajuda na visão estratégica de gestão de talentos. 

Isso porque esse tipo de análise mostra quais são os pontos fortes e fracos na retenção de pessoas na sua organização, tornando possível antever os desafios e dar mais tração às forças já estabelecidas.

A análise SWOT para RH vai mostrar quais são os pontos fortes das práticas do seu time, quais são os pontos que merecem mais atenção e também como isso se conecta com as práticas adotadas pelo mercado.

Neste artigo vamos esclarecer o que é e como funciona a análise SWOT para lidar indicadores de gestão de pessoas. Confira!

O que é análise SWOT e como ela funciona?

A análise SWOT é uma metodologia de planejamento estratégico vastamente utilizada por empresas. No método, a ideia é mapear quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (do inglês, Strengths, Weakness, Opportunities e Threats, formando a sigla SWOT) do negócio para que as melhores decisões sejam tomadas.

Também chamada de análise FOFA (para a tradução ao português, Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), a estratégia mede essas quatro forças tanto do ponto de vista interno (da organização) como externo (do mercado). 

Para mensurá-las, é preciso listar os quatro vetores da ferramenta, de acordo com o produto e/ou serviço da sua empresa. Para chegar a essa lista, há algumas perguntas que te conduzirão às respostas, tais como:

  • As qualificações técnicas e sociais de nossa equipe são uma vantagem competitiva?
  • Nossa liderança está preparada para lidar em ambientes diversos e ambíguos?
  • Como é composta a infraestrutura da empresa? Ela está atualizada com novas tecnologias?
  • Como o nosso modelo de trabalho pode interferir na produtividade das equipes?
  • Como a nossa cadeia de fornecedores pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?

Após elencar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é possível ter um diagnóstico completo da situação da empresa e dos ambientes em que ela está inserida. Esse cenário vai ajudar a organização a entender o cenário de modo bem objetivo no que diz respeito às vantagens que a empresa tem em relação ao mercado, às desvantagens que precisam de atenção, às oportunidades que podem ser melhor aproveitadas e às ameaças que o negócio tem que lidar.

Se alguém colocar uma imagem, mais ou menos como está no modelo abaixo, seria uma boa ideia.

Por que realizar a análise SWOT no RH da empresa?

Nesse momento do texto, você deve estar se perguntando: como eu consigo fazer esse tipo de análise mais técnica na gestão de talentos?

Antes de te explicar o como vamos elucidar aqui sobre o porquê.

Há tempos, estudos na área de gestão de pessoas vem defendendo que a área de Recursos Humanos precisa ser mais estratégica.

Para acelerar a tomada de decisão estratégica no RH, a Sociedade de Recursos Humanos americana, conhecida pela sigla SHRM, incentivou o uso da análise SWOT como uma ferramenta útil para desenvolver, modificar e fortalecer os planos de gestão de talentos.

Os princípios gerais são os mesmos de qualquer matriz SWOT, como explicamos acima, mas o foco está concentrado nas operações e preocupações específicas do RH.

Dessa maneira, é possível que a área tenha um mapa objetivo de como estão seus talentos comparado com o mercado:

  • Quais são as oportunidades de treinamentos para acelerar a competitividade da força de trabalho?
  • Que tipo de ferramentas e táticas o mercado está usando para atrair novos profissionais. A organização está atualizada comparada com o mercado?
  • Qual é o modelo de trabalho adotado pela companhia? Isso é uma fraqueza ou uma fortaleza da organização?

Como aplicar a matriz SWOT no seu RH?

De acordo com a SHRM, o elemento base para conduzir uma análise SWOT no RH é compreender a visão, a missão e os valores da empresa, bem como algumas agendas paralelas da liderança.

Com essas informações em mãos, a área de gestão de talentos deve mapear as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do departamento conectado aos pontos estratégicos da organização.

Para ficar mais claro, abaixo, vamos elencar possíveis dados dessa descoberta pela área de gestão de pessoas:

Quais São As Forças Do Setor De RH?

  • Uma estratégia de marca empregadora bem-sucedida;
  • Gestão eficaz, com baixa a rotatividade;
  • Boa estratégia de desenvolvimento de colaboradores.

Quais São As Fraquezas Da Área De RH?

  • Ferramenta de gestão de talentos ineficiente;
  • Pacote de benefícios pouco competitivo;
  • Liderança com lacunas importantes de soft skill.

Quais São As Ameaças Presentes No Seu RH?

  • Baixa adesão de candidatos aos últimos processos seletivos;
  • Equipe de colaboradores pouco diversa;
  • Nos últimos meses, a taxa de turnover aumentou.

Quais São As Oportunidades Para O Seu RH?

  • Poucas concorrentes têm um plano de carreira bem definido;
  • O produto/serviço tem potencial para atender uma dor latente do mercado que ainda não é suprida;
  • Estudos indicam que a geração Z se identifica com temas ESG.

Lembrando que a análise FOFA deve ir além de apenas listar os itens em cada categoria. O RH deve explorar ao máximo os quatro pilares, fazer estudos aprofundados e estabelecer estratégias e táticas para maximizar os resultados. De que forma?

Encontrando respostas às perguntas-chave, tais como:

  • Como posso usar, a favor da organização, a informação de que os concorrentes não têm um plano de carreira definido para seus colaboradores?
  • Se o departamento busca uma oportunidade identificada (planejamento do plano de desenvolvimento pessoal, por exemplo), como os pontos fortes e fracos afetarão o resultado?
  • Como o employer branding da organização pode superar problemas de liderança da organização?

A análise FOFA permite que o RH contribua ativa e estrategicamente para os objetivos da organização.

Além do mais, a chance de considerar e revelar questões de fora da organização permite que decisões estratégicas sejam tomadas de forma mais precisa na gestão de talentos. É um ‘win, win, win’ (ganha, ganha, ganha) como gostam de comemorar os estratégicos.

Note que para fazer um planejamento estratégico prevendo as ações e objetivos pretendidos ao longo do ano, é imprescindível passar pela análise SWOT para RH. Dessa forma, a equipe de RH consegue atuar de modo mais preciso e contribuir com o crescimento do negócio.

Que tal começar hoje mesmo a usar a análise SWOT para o RH? Para isso, sugerimos a leitura sobre táticas de como atrair os melhores talentos. Esses elementos poderão te ajudar em alguns pontos da ferramenta FOFA.