Pessoas são complexas, têm ideias diferentes, são difíceis, estão dispostas ou não a cooperar e exigem muita habilidade. Às vezes, uma simples palavra é recebida como um estimulo para uma pessoa e, para outra, o sentimento é de destruição e rejeição. Por quê? Porque são pessoas diferentes e essa diferença é fundamental para que consigam construir os resultados tão necessários.

Então, diferença gera complementaridade e complementaridade gera resultados diferenciados.

No entanto, o trabalho da liderança está em construir essa complementaridade que acontece nos verdadeiros times de trabalho, o que não é nada fácil.

Existe uma crença, totalmente distorcida, que acredita que o time se forma apenas pelo fato de várias pessoas serem colocadas juntas.

É uma mentira achar que as pessoas juntas vão se completar, vão formar um time, pois a formação do time é uma construção.

O primeiro passo é saber selecionar bem o time.

A Seleção do Time

A capacidade de definir com clareza o perfil dos colaboradores é uma das competências mais importantes da liderança e, infelizmente, não valorizada, nem trabalhada com o tempo necessário.

No perfil a ser desenhado de cada profissional (antes da contratação), algumas perguntas precisam ser respondidas com clareza, para que, no processo de contratação, fique mais fácil a escolha de quem deve compor a equipe.

Quais conhecimentos são necessários? A partir dos conhecimentos já existentes na equipe, quais conhecimentos precisam ser adicionados? Quais os valores que essa pessoa precisa ter? Quais as habilidades técnicas e humanas são indispensáveis? Quais os comportamentos que espero que essa pessoa tenha? Qual o nível de maturidade que essa pessoa deve apresentar? Quais as experiências que precisa ter? Quais os treinamentos que serão dados após sua admissão?

Se não se sabe o que se quer, qualquer profissional está apto a ocupar um cargo e, às vezes, é apenas o currículo ou uma indicação ou até mesmo a simpatia que é levada em consideração.

O processo seletivo é o grande e primeiro passo para que essa fundação do time aconteça. No entanto, são raros os times que começam “zerados”. Normalmente um grupo de pessoas já existe (e se recebe de herança) e outras pessoas são contratadas para compor o time.

Nesse caso, ainda mais importante é o processo seletivo de quem está entrando, para que possíveis “vícios” existentes sejam mantidos à distância dos que chegam.

Dedicar tempo a esse momento garante uma boa fundação do time. Ou seja, após o primeiro passo de definição do que se quer, há o segundo que é a atração do candidato e a seleção, normalmente composta por games, dinâmicas de grupo etc.

Esteja presente (provavelmente junto com RH), nas dinâmicas finais e coloque na sua agenda, prioridade para a entrevista de seleção.

A entrevista é o grande momento!!! Preste atenção no candidato, tentando se separar das suas projeções. Não se apaixone por nenhum candidato e também não odeie nenhum. Afaste-se das suas emoções e decida com base em fatos e dados e não com base em indicações. Busque conhecimento para fazer uma boa entrevista comportamental. Use sua intuição para fazer ótimas perguntas e não para decidir.

Observe cada detalhe dos candidatos e busque entender qual ou quais delas comporiam a fundação do time que precisa.

Dado esse passo inicial, tudo que se segue é mais suave e fácil. Contratar a pessoa certa torna todo processo de liderança muito mais leve e produtivo.

Mas, claro, este é apenas o primeiro passo, mas toda caminhada começa com o primeiro passo …

Profa. Dra. Fátima Motta, Sócia-Diretora da FM Consultores. É uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.

Acompanhe as Redes Sociais da Fatima Motta Treinamentos

Instagran https://www.instagram.com/fatimamottatreinamentos?r=nametag

Facebook https://www.facebook.com/fatimamottatreinamentos

Linkedin https://www.linkedin.com/in/fatimamotta

Twitter https://twitter.com/FMConsultores?s=08

YouTube https://www.youtube.com/@fatimamottatreinamentos3664

Spotify https://open.spotify.com/show/4WLdwMf2hEb0fFQTjuw6YG