Muitas pessoas acreditam que o sucesso profissional está relacionado apenas com o conhecimento e as habilidades técnicas. Aí está um grande erro. Especialistas em saúde mental destacam que as pessoas que possuem maior inteligência emocional tendem a ser mais felizes e bem sucedidas.

No caso do líder, ele tem a missão de levar a empresa rumo à constante evolução, a fim de gerar resultados efetivos. Mas isso não basta!

É fundamental que esse profissional saiba administrar corretamente as suas emoções, para que as escolhas feitas no ambiente corporativo sejam benéficas para ele e toda a equipe.

Como headhunter, tenho observado que, felizmente, muitas lideranças estão buscando aprimorar essas habilidades emocionais.

A cultura de que o essencial é dominar somente a técnica está sendo deixada de lado. Enquanto isso, novos comportamentos e assuntos estão ganhando espaço, como a habilidade de lidar com situações do cotidiano, por exemplo, a disputa por espaço ou protagonismo dentro da área de uma empresa.

Um líder emocionalmente inteligente possui auto percepção, autoconfiança e autodomínio, o que lhe permite agir com mais segurança e equilíbrio. No entanto, o desenvolvimento deste quociente emocional é um ponto indispensável para ocupar a posição que se espera dele.

Sendo assim, o primeiro passo é aplicar o autoconhecimento, que funciona como um verdadeiro estudo minucioso daquilo que somos e representamos. Por meio do autoconhecimento, podemos analisar melhor nossas características, qualidades, imperfeições, sentimentos e outros pontos que caracterizam nossa individualidade. Essa habilidade nos permite conhecer nossos pontos fracos e fortes, motivações e valores, assim como o impacto causado por esses fatores.

Além dos resultados efetivos e crescimento da empresa, os líderes e gestores têm a missão de promover engajamento e a motivação do time, o que resulta em algo positivo para os negócios.

O desenvolvimento da inteligência emocional, sem dúvidas, contribui para o tão sonhado ambiente de trabalho saudável, que é composto por um índice maior de produtividade, motivação, satisfação e retenção de talentos. Isso é fruto de um trabalho constante.

Gostaria de listar aqui algumas habilidades que são essenciais para cada profissional alcançar a inteligência emocional e, claro, o sucesso dos líderes e gestores de uma empresa:

  • Autocontrole: Controlar ou redirecionar impulsos e estados de ânimo problemáticos;
  • Motivação: Ter prazer na conquista profissional em si, sem segundas intenções;
  • Empatia: Entender a estrutura emocional de outras pessoas;
  • Destreza social: Construir relações com as pessoas para conduzi-las na direção desejada.

Além de caminhar rumo à evolução intelectual, também é preciso dar atenção para o desenvolvimento das habilidades emocionais no ambiente corporativo.

É preciso estar bem emocionalmente para lidar com as adversidades no caminho da estruturação de uma empresa.. O desafio é grande, mas totalmente possível!

Quociente emocional é fundamental para liderar bem

Por Maria Eduarda Silveira, headhunter. Formada em Letras pela Universidade do Sagrado Coração, com especialização em liderança pelo INSPER, people analytics pela FIA e MBA em Recursos Humanos pela FGV. Atua como headhunter há aproximadamente 10 anos.

 

Ouça o episódio 140 do RH Pra Você Cast: “Quais os desafios atuais das lideranças?“. Quase 35% das lideranças não se sentem seguras para conduzir, desenvolver e engajar seus times, segundo uma pesquisa feita pela escola corporativa Sputnik. Além da insegurança, os participantes também afirmam que estão tentando se desenvolver melhor como liderança (18,9%). Qual o papel das empresas nesse desenvolvimento? Como oferecer as ferramentas necessárias para que esses profissionais tenham segurança ao exercer, da melhor forma, seus papéis? No episódio conversamos com Genis Fidelis, Gerente Executivo da Michael Page, sobre as principais inseguras dos líderes hoje; quais as habilidades necessárias (e as mais desafiadoras) e qual o caminho para liderar em cenários de crise. Acompanhe clicando no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphoto