Pedido de promoção: entenda os aspectos relevantes neste momento.

Você já sentiu que era o momento de conversar com seu gestor sobre uma promoção mas não sabia exatamente como fazer? Saiba que essa dúvida é mais comum do que você imagina.

De forma resumida, é importante que você tenha três coisas em mente: a qualidade/efetividade de suas entregas para a empresa, o momento que ela está atravessando enquanto corporação e, sem dúvidas, o seu preparo para assumir uma nova posição – aliado ao impacto desta no time. 

Para que seja possível compreender melhor estes e outros aspectos, preparei uma seleção com aqueles que acredito serem importantes a ponderar antes de conversar com o seu gestor.

Veja mais: Bem-estar corporativo e a valorização da vida

Espero que este conteúdo traga insights valiosos para este momento tão importante na carreira de um profissional: o momento de buscar reconhecimento efetivo e alçar novos vôos.  

Faça uma análise prévia das suas motivações 

Antes de conversar sobre a promoção, você precisa ter clareza de que esse é o momento certo, considerando aspectos individuais e coletivos. Além disso, suas motivações devem ser exclusivamente profissionais.

Discursos como “eu mereço essa promoção porque vou me casar”, ou “eu preciso dessa promoção porque quero comprar um apartamento”, podem soar de forma negativa e acabar te afastando ainda mais da posição desejada. 

Além disso, jamais solicite uma promoção por “tempo de casa”. Este argumento, além de não ser considerado válido enquanto fator isolado, também pode repercutir de forma negativa. Lembre-se: a única motivação válida para solicitar uma promoção é a busca por reconhecimento com base em resultados, não em razões de fundo emocional e/ou pessoal. 

Analise a estrutura e o cenário atual da empresa 

Este talvez seja um dos aspectos mais impactantes na hora  de um gestor promover ou não um colaborador. Em primeiro lugar, você precisa entender as possibilidades de crescimento estrutural que a empresa onde você atua oferece.

Se estiver em uma que ofereça possibilidades nítidas, toda a trilha profissional se tornará mais clara para ambas as partes e seu discurso deve ser baseado em resultados, feedbacks, projetos nos quais obteve êxito, por exemplo. 

No entanto, se o cenário for o contrário, você mesmo pode apresentar alternativas mediante escopo e posição almejada. O importante é estar aberto ao diálogo e, mais do que nunca, exercendo a escuta ativa.

Tenha consciência de que você é o protagonista da sua carreira e uma possível “limitação estrutural” da empresa não deve ser um empecilho para que você busque sua evolução e aprimoramento profissional. 

No que diz respeito ao cenário da empresa, é importante estar atento ao momento em que esta se encontra. Não é assertivo solicitar uma promoção em meio a uma onda de demissões, por exemplo.

Bem como, a tentativa pode ser obter êxito se a empresa estiver passando por um período de forte contenção de custos devido a alguma questão específica. Tudo isso precisa ser colocado “na balança” antes de uma conversa com seu gestor. 

Considere o momento do seu gestor e o espaço que existe para ambos 

Ao pensar em solicitar uma promoção, você deve olhar para além do seu próprio cenário. É importante analisar, principalmente, a posição atual do seu gestor dentro da empresa. Por exemplo, se ele estiver com a cadeira ameaçada, por alguma questão, as chances de conquistar sua promoção diminuem consideravelmente.

Logo, esteja atento ao espaço que existe para ambos coexistirem e os benefícios que esse movimento trará para os objetivos centrais da empresa. 

Mantenha-se atualizado sobre o mercado 

Estar informado em relação ao mercado, mesmo que com um olhar macro, é importante na hora de expor suas perspectivas em relação a sua posição atual e como ela é vista por outras empresas, bem como o cargo que você almeja ocupar.

Esta análise é fundamental para alinhar expectativas, expandir seu campo de visão e trazer argumentos mais consistentes durante a conversa. 

Entenda que, quando você busca uma posição nova, é essencial evidenciar o seu valor. Nesse sentido, é importante estar ciente de como os concorrentes – ou players de mercados correlatos  – estão. E lembre-se: dê exemplos de empresas, jamais de pessoas, pois cada caso é um caso. 

Tenha clareza do seu valor e evite comparações 

É comum termos referências em nossa carreira, mas em um fórum no qual você está tratando da sua movimentação para um novo desafio, evite ao máximo fazer comparações.

Conforme destacado anteriormente, cada caso é um caso, e é necessário ter isso em mente, e jamais utilizar a promoção de outro colega como “gancho” para argumentar sobre a sua. 

Por fim, se apresente sempre como um profissional que possui as Hard e Soft Skills necessárias para ocupar a cadeira que você almeja, bem como analise – da forma mais abrangente possível – todos os aspectos que influenciam na sua possível promoção.

No entanto, tenha certeza que se você se mostrar um profissional diferenciado, que agrega valor ao negócio e está sempre de prontidão, o reconhecimento virá. 

Pedido de promoção entenda os aspectos relevantesPor Dani Verdugo, empresária e headhunter, atua com executive search na THE Consulting.

 

 

Ouça o RHPraVocê Cast, episódio 117, “O que significa bem-estar holístico para o RH da Colgate-Palmolive?” com Daniel Arouca, Diretor de RH da Colgate-Palmolive, Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos