Aperfeiçoamento profissional e a requalificação são itens que ocuparão 79% das necessidades para que os profissionais possam se adequar ao futuro do trabalho.

O que aprendemos na faculdade é só uma parcela pequena do que realmente utilizamos no cotidiano do trabalho, são necessárias adquirir expertises ao longo dos anos por meio de cursos de capacitação para se tornar um bom profissional. Nesse sentido, quanto mais conhecimentos adquiridos, mais fácil para se destacar no mercado de trabalho.

A capacitação de colaboradores pode variar entre competências técnicas ou comportamentais e pode, e deve, partir da organização que este faz parte. Segundo estudo do Observatório Nacional da Indústria, o aperfeiçoamento profissional e a requalificação são itens que ocuparão 79% das necessidades para que os profissionais possam se adequar ao futuro do trabalho. 

Investir em educação corporativa beneficia não apenas os colaboradores, como também a empresa, pois as atividades e dinâmicas propostas pela instituição refletem diretamente no desenvolvimento dos profissionais que, consequentemente, influenciam na cultura e metas da empresa.

Veja mais: Capacitação é determinante para retenção da força de trabalho no Brasil

Além disso, a educação corporativa proporciona diversos benefícios, como: a retenção de talentos, a motivação dos funcionários, o diferencial competitivo e a redução de gastos.

Entre as diversas formas de promover o aperfeiçoamento dos profissionais, existem atividades de baixo custo que auxiliam no processo. Aqui, separei 3 delas:

  • Treinamento online: Com o avanço da tecnologia e a disseminação de conteúdos, encontrar treinamentos de qualidade e baixo custo na internet se tornou mais fácil e prático, tendo uma vasta opção de temas;
  • Grupos de debate: Pode ser realizados uma vez ao mês, podem trazer desde temas em altas da sociedade, temas específicos do dia a dia do trabalho, como leitura e debate de um livro;
  • Palestras: Convidar profissionais para treinar a equipe em conjunto ou abordar temas específicos como saúde mental, motivacional, propósito, entre outros, é uma forma de mostrar que a sua empresa se preocupa não somente com o aprimoramento técnico do colaborador, como também com a saúde e seu bem-estar, com a participação e/ou parceria de um psicólogo, por exemplo. 

Prezamos pela bagagem e aprendizado de nossos professores e parceiros, aplicamos aperfeiçoamentos de forma online, em que revemos todas as diretrizes e atualizamos nosso ensino.

A requalificação do profissional não é apenas um benefício para o colaborador, mas também para a empresa que ele representa!

A importância da capacitação dos colaboradores

Por Flavio Liberal, CEO e Futurist.

 

 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 92, “Como fortalecer a cultura organizacional em modelos flexíveis de trabalho?” com Bianca Carmignani, Head de Recursos Humanos da Nespresso no Brasil e Daniela Gartner, Sr Human Resources Director LATAM at NTT Ltd. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos