Por trás dos maiores negócios de sucesso estão comportamentos que materializam estratégias. Quando as ações e crenças da organização não se conectam aos objetivos estabelecidos no nível executivo, há um desperdício de recursos, de tempo e de talentos. Imagine caminhar quilômetros, só para descobrir que a cada passo você fica cada vez mais longe do seu destino.

É isso que acontece quando a cultura da organização está desalinhada da estratégia do negócio.

Por isso, é fundamental fazer uma gestão permanente de cultura, com diagnósticos para entender quais comportamentos estão guiando a tomada de decisões e para conferir se a estratégia e os objetivos seguem no mesmo ponto do mapa, afinal, as dinâmicas de mercado exigem constantes revisões na rota.

O primeiro passo para garantir uma cultura alinhada à estratégia da empresa é conseguir mapear os padrões culturais que norteiam comportamentos no dia a dia, manifestos nos diferentes níveis e áreas da organização. Toda a empresa tem os seus, afinal a cultura se refere a padrões de comportamento que são encorajados, desencorajados ou tolerados por pessoas, símbolos, narrativas, ritos e sistemas.

É um exercício imersivo, que demanda pesquisa quantitativa, grupos focais, modelagem estatística e uma série de outras ferramentas que ao final vão resultar em um algoritmo cultural.

Esse algoritmo cultural reflete, como um espelho, o que está funcional ou disfuncional na cultura. Além disso, revela quais são os caminhos mais efetivos para realizar os movimentos culturais necessários para alavancar os resultados e o engajamento das pessoas rumo à entrega da estratégia.

O segundo passo é entender como esse algoritmo cultural está se comunicando com os valores e objetivos que a empresa estabeleceu de forma estratégica. Construir uma nova cultura não significa negar o passado, mas avaliar o que faz sentido manter, reforçar ou mudar diante de uma realidade que nos convida constantemente a refletir e evoluir.

Na Ultracargo, que está passando por um processo de mergulho na cultura face a um novo momento estratégico, identificamos que dois valores que já são cultivados conversam muito bem com os objetivos do negócio: governança e sustentabilidade. E um dos valores prioritários está sendo consolidado como inegociável: a segurança.

O desafio maior aparece nos padrões que precisam ser recalibrados. Para dar movimento ao compromisso de transformar, frequentemente é necessário mexer em ambientes físicos, processos, nomenclatura de cargos e em símbolos de poder. É preciso incentivar novas atitudes que até então não eram recompensadas e desestimular práticas que por décadas foram padrão no ambiente corporativo.

Tudo isso, leva a um desconforto temporário, afinal experimentar uma forma nova de fazer as coisas exige coragem e abertura para o novo. E agir com coragem faz parte da nova cultura da Ultracargo.

O último passo – uma licença poética, já que dificilmente podemos falar em “último” quando estamos tratando de um processo em que pretendemos ter uma continuidade – é alinhar com colaboradores de todos os níveis hierárquicos as expectativas que temos e o porquê de estarmos repactuando a cultura da empresa.

Afinal, são os colaboradores, da liderança à operação, que são responsáveis por dar os passos na direção dos objetivos traçados e materializar a estratégia de crescimento do negócio.

Transformar a cultura para impulsionar o negócio Transformar a cultura para impulsionar o negócio

Por Arthur Ranieri, Sócio da Atma GenusPatrícia Gomes, Diretora de Gente, Comunicação e Sustentabilidade da Ultracargo

 

Ouça o episódio 183 do RH Pra Você Cast, “A importância de registrar os feitos no mundo corporativo“. Qual é o valor de ter histórias para contar? Para Elias Awad, jornalista autor de nada menos que 38 livros, cada registro faz toda a diferença. Ex-executivo da Votorantim, o escritor ostenta a honra de ser o maior biógrafo brasileiro sobre empreendedorismo. Status que faz jus a tudo o que construiu ao longo de sua trajetória. E já que histórias não faltam, nada melhor do que ouvir algumas delas, não é mesmo? O RH Pra Você Cast recebe Elias Awad e promete ser fonte de grande inspiração para muitos líderes e RHs. Confira!

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Foto: Depositphotos