O termo Growth Marketing está atrelado ao marketing de crescimento, no qual o profissional ou o time busca estratégias e cases que impulsionam o desenvolvimento e expansão da empresa, buscando meios de engajar e cativar os leads e clientes, para que se apaixonem por nossas marcas.

De acordo com o Google, a expressão “Growth Marketing” teve aumento de 87% em dezembro do ano passado, comparado ao mesmo período de 2021, o que mostra que a estratégia é uma das principais tendências do segmento para 2023. 

“O interessante do mundo do marketing é que a inovação é e sempre foi um dos principais pilares. Uma empresa ou marca que deseja crescer, precisa estruturar esse processo, e o Growth vem com essa missão. Nesse segmento, o profissional faz com que, por meio de dados e ideias inovadoras, a empresa consiga uma visibilidade nas plataformas digitais, considerando pilares como preparo, paciência e criatividade para que o marketing de crescimento dê resultados”, afirma Paulo Leocadio, CEO da Taruman. 

Antigamente, as empresas visavam o crescimento como algo distante, mas hoje, de forma orgânica através do growth, é possível criar estratégias palpáveis, desde a implantação e o processo de criação de uma marca. O marketing de crescimento tem como base hipóteses e testes, a fim de descobrir quais estratégias se encaixam melhor para uma performance com resultado satisfatório.

Veja mais: Sua marca no topo! Baixe já o novo mídia kit do Top of Mind de RH

Fases do Growth Marketing:

  • A primeira etapa é a Product-Market fit, período de análise entre a empresa e o cliente, entendendo a demanda e a procura do público antes de se ofertar determinado produto/serviço;
     
  • A segunda etapa é Growth Hacks, processo de coleta de dados, brainstorms, experimentação e também de descarte, entendendo o que funciona e o que não trará mais resultados para a empresa;
     
  • A terceira etapa é Priorização e utilização da metodologia ICE: após o período de ideias, é importante entender o budget que será utilizado para as estratégias, entender o que de fato é importante para as ideias serem colocadas em prática e ter soluções para possíveis problemas. A metodologia ICE consiste em auxiliar nesse processo Impacto, Confiança e Facilidade (ease, em inglês);
     
  • A quarta e última etapa é a de Teste, que permite que o time ou o profissional coloque em prática todo esse processo, priorizando e tomando nota de tudo que foi pensado.

Mas como aproveitar ao máximo todo o potencial da metodologia? A Taruman responde com cinco dicas:

Alô, RH! Contagem regressiva aberta para o novo anuário Os Vencedores

1 – Tenha análise de dados como base de crescimento

Esteja antenado nas principais ferramentas como: Google Trends, Google Analytics, RD Station. São auxiliares que buscam essa análise de dados, ajudando a focar em um público específico e auxiliando e potencializando o crescimento.

2 – Estude o mercado 

Com as análises certas, é possível segmentar os produtos, entregando-os com chance de maior assertividade. Entendendo a preferência, se cria uma comunicação e atendimento personalizado e direcionado.

3 – Use as redes sociais a seu favor 

Mesmo as redes sociais atraindo públicos do Brasil e do mundo inteiro, não é necessário ter uma conta em cada rede social. Por isso, é importante se estudar o público para definir as produções que devem ser feitas e quais plataformas fazem mais sentido.

4 – Preparo do conteúdo

Os conteúdos devem ser pensados para, estrategicamente, linkar com os desejos e interesses do público. Vale considerar uma certa informalidade para que, de forma orgânica, os seguidores criem engajamento.

5 – Utilize o budget da forma correta

Uma das bases do growth é aumentar o número de vendas com custos menores. Nesse processo, é necessário entender o orçamento, direcionar para as melhores ideias e entender que não se pode ultrapassar o que foi direcionado. Um controle de gastos é importante, entendendo os cenários, as entradas e saídas do valor.