Para quem inicia a carreira pode ser difícil verbalizar conceitos de ética necessários para a vida profissional. Você pode ter a impressão de que é o início para tudo, um aprendizado de absolutamente todas as coisas. A realidade, porém, é outra.

Quando a carreira estiver em seu “berço”, se certos conceitos como honestidade, respeito ao próximo e às leis, de ser um cidadão de bem vieram de “berço”, a ética na verdade, estará em sua maturidade. Isto acontece com todos os aspectos que, perante a lei brasileira, você é plenamente responsável por seus atos a partir dos 18 anos de idade.

Infelizmente muitos recebem estes conceitos de “berço”, mas por vontade e risco próprios (ou simplesmente pelo prazer da contradição), resolvem ignorá-los.

Ao chegar no mercado de trabalho, sejam quais forem os seus fundamentos a respeito do que seja certo ou errado, estes serão colocados à prova. A grande maioria das organizações terão uma expectativa muito clara sobre isso, e se seus conceitos sobre ética estiverem no mesmo estágio do “berço” de sua carreira, você terá sérios problemas.

Comecei a minha carreira em vendas, em uma multinacional, e ouvi alguns convites, que se equiparavam ao “canto da sereia”, muito perigosos, como por exemplo…

” olhe aqui, vou te ensinar como ter benefícios em seu relatório de despesas, que são ‘justos’ “… ou…

” você sabia que você não precisa visitar tantos clientes para cumprir a sua cota?”.

Tive outro que veio de um cliente…

“sei por fontes seguras o preço para ganhar essa concorrência e se você chegar lá, você também ganha… o que você acha?”.

Veja mais: Empresas brasileiras devem se preocupar com o ‘quiet quitting’?

Em todas as áreas de atividade você poderá receber apelos semelhantes com muita força, os quais irão testar os seus próprios princípios. Haverá muitas áreas “cinzas” nas quais você ficará em dúvida sobre o que fazer, porém busque sempre pelos recursos que você tem à sua disposição, e são vários, dependendo da situação.

Se o seu impasse for técnico, volte aos livros da faculdade e pesquise na Internet. A teoria pura, da fonte original, pode esclarecer dilemas, quando você não se sentir confortável com algo. Outro importante recurso é aconselhar-se com alguém com mais experiência e que você confie, podendo ser parentes próximos, uma pessoa que você vê como mentor, ou um gestor bem-sucedido, que você conheça e admire e venha à sua mente como um forte exemplo. Qualquer uma dessas opções irá desejar o seu bem e o seu sucesso.

Verifique na sua empresa se há um código de conduta e procure estudá-la. Ali você terá respostas de muitas dúvidas. Na falta deste código, converse com o seu gestor ou gestora, ou se você se sentir desconfortável com isso, procure alguém mais sênior no seu ambiente de trabalho para trocar ideias. Tome cuidado com amigos próximos, que não tenham a experiência necessária para ajudar.

Veja mais: Sentir que são ouvidos é o que os funcionários mais esperam de suas lideranças

Há um ditado que diz …

“A matilha faz o lobo e o lobo faz a matilha”.

Em outras palavras, um grupo mal preparado ou com intenções inconsequentes, andando e agindo em conjunto, podem dar força a um indivíduo em dúvida e reforçar seu comportamento negativo. O entusiasmo em estar com “amigos” que são companhia “para tudo” geralmente cegam o discernimento do que seja certo ou errado. Está formada a “matilha”! Dependendo de como seja a sua, aconselhe-se sempre fora dela.

Você possui também um outro poderoso recurso. Todos nós nascemos com algo que geralmente é chamado de “consciência”, aquela voz interna que com um silêncio ensurdecedor, nos diz que algo não está bem. Se ignorada repetidas vezes, silencia-se aos poucos, até que deixa de incomodar. Você, sendo jovem e no início de sua carreira, tem a oportunidade de mantê-la sempre viva para que perdure até a maturidade de sua carreira. Não a silencie com uma persistente surdez.

No final das contas, as gerações que vieram antes de você querem que você evite as armadilhas em que muitos caíram: a de “vender” um futuro brilhante em troca de um presente ilusório e enganoso, quando o “canto da sereia” traz apelos irresistíveis e com recompensas aparentemente muito atrativas.

Há muito tempo sabia-se no Brasil de muitas práticas nocivas no tocante à ética, tanto a nível governamental como privado, porém dificilmente algo vinha a público. A geração atual teve o grande mérito de “levantar o tapete”, dando visibilidade e punindo muito da corrupção existente, mas ainda há muito o que fazer. A sua geração tem uma grande missão: a de aprender as lições do passado e construir um país onde os princípios éticos sejam muito mais praticados em todas as áreas de atividade.

Isso começa agora!

No “berço” de sua carreira você não pode estar ao mesmo tempo no “berço” dos conceitos de ética. Esses devem estar alcançando a “maioridade” junto com o seu desenvolvimento físico e mental.

Tenho uma versão diferente para o ditado de que “… pau que nasce torto, permanece torto…”. Minha versão é que “…galho que entorta, permanece torto…” e pode “entortar” justamente nessa sua fase de carreira: “verde” e mais “flexível”.

Portanto… cuidado e vigie-se!

O "berço" da carreira seria também o "berço" da Ética?

Por Danilo Talanskas, autor do livro “Lições de Guerra – Vencendo as Batalhas de Sua Carreira“, foi o CEO de três multinacionais: GE Healthcare, Rockwell Automation e Elevadores Otis. Em paralelo à sua carreira como executivo, atuou como palestrante e professor em cursos de pós-graduação nas áreas de Estratégia, Ética e Negócios Internacionais. Nos últimos anos fez parte de conselhos de administração, conselhos consultivos e assessora empresas. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA pela Universidade de Brigham Young (EUA) e é mestre em Administração pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Atualmente assessora a Fernandez Mera Negócios Imobiliários Ltda.

Ouça o RHPraVocê Cast, episódio 120, “Desabafo em público após uma demissão: você deveria mesmo fazer isso?” com Liris Gonçalves, Mentora de executivos, experiência na diretoria/liderança de empresas como Vivara e C&A.  Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube