Empresas de médio e grande porte investem na qualificação dos profissionais, demonstrando reconhecimento e valorização. Cursos profissionalizantes, dinâmicas com premiações e palestras com os mais diversos temas: essas ações fazem parte de capacitações ministradas em várias empresas no Brasil, proporcionando, assim, equipes mais unidas, colaboradores engajados e motivados e leveza no ambiente corporativo.
Existem diferentes maneiras de levar motivação para sua empresa. Abaixo, listo alguns benefícios desse incentivo.
O incentivo à capacitação é um impulso para se atingir determinado crescimento ou meta, e é por isso que o planejamento deve considerar a pluralidade dos colaboradores, pois cada pessoa enxerga o crescimento de uma maneira.
Veja mais: O futuro do trabalho será impactado pelo metaverso?
Reconhecer o perfil do time e analisar os pontos fortes e fracos são análises necessárias para o engajamento através do incentivo ao desenvolvimento que, por sua vez, pode ser no formato de viagens, corroborando com o crescimento cultural e intelectual, cursos de liderança ou de idiomas, ou qualquer forma de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores.
O trabalho de liderança deve reconhecer as transformações e exigências do mercado de trabalho, e é por isso que busco ressignificar as funções e atribuições que proporcionem o sentimento de crescimento e pertencimento, sobretudo com o incentivo à capacitação contínua.
Além de ter profissionais mais qualificados e equipados, esse desenvolvimento faz com que a empresa possua colaboradores mais criativos e que dominem ferramentas técnicas e socioemocionais diante dos desafios.
Veja mais: O desafio da gamificação com o trabalho remoto
O domínio do idioma inglês, por exemplo, prepara-os para a comunicação com clientes de outros países, possibilita networking com pessoas de outras nacionalidades, além de mais conhecimento (socio)cultutural em relação a outros países.
Entendo que os colaboradores podem e devem se capacitar, passando pelo crescimento não só profissional quanto pessoal. Assim como eu, todos os empreendedores deveriam apostar e incentivar seu time a uma capacitação contínua justamente para acompanhar todo o crescimento o qual se busca e todas as transformações necessárias para atender com qualidade as demandas, produtos e/ou serviços.
Veja mais: Tendências para o mercado de e-learning
De acordo com a pesquisa realizada pela Isma (International Stress Management Association), 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho e 63% dos casos de insatisfação estão atribuídos a problemas de relacionamento interpessoal. Com a realização de cursos técnicos ou de liderança, por exemplo, o profissional reconhece o incentivo da empresa e o quanto ela está sendo valorizada.
É importante entender esse cenário e usá-lo como ferramenta de crescimento não só do colaborador como também da empresa.
Um outro ponto importante é saber que, com o domínio de novos conhecimentos, aumenta-se a sinapse, que é a região localizada entre neurônios, onde agem os neurotransmissores.
No estudo de um outro idioma, por exemplo, o cérebro passa em um estado de exercício, e essa interação entre o primeiro e o segundo idioma, que acontece com a tradução, aumenta a sua funcionalidade e o benefício é totalmente cognitivo, corroborando com a atenção e foco no trabalho nas atividades diárias, ideias e estratégias diante da busca pela entrega dos resultados.
Por Helaman Fernandes, CEO da Aliança, Edtech brasileira presente em 19 países.
Para informações adicionais sobre treinamento, ouça o PodCast do RHPraVocê, episódio 69, “A realidade do ensino híbrido nas empresas“, com Peterson Theodorovicz, diretor regional da D2L no Brasil. Clicando no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa: Depositphotos