Teste de perfil comportamental: os benefícios de aplicá-lo na sua empresa
Um teste de perfil comportamental é uma ferramenta essencial em processos de recrutamento e seleção para identificar o fit de soft skills (habilidades interpessoais) do candidato com o cargo pleiteado. Esse recurso é necessário uma vez que há vários perfis profissionais, e não existe um melhor que o outro. No entanto, os perfis devem ser encaixados na função correspondente.
Os testes identificam informações sobre traços de personalidade do candidato. Naturalmente, se a escolha do talento é a mais precisa possível às características do cargo, a tendência é que esse colaborador fique por mais tempo na função e tenha uma boa experiência na empresa.
Há diversas metodologias disponíveis no mercado para avaliar o perfil comportamental dos candidatos. A seguir, apresento aquelas que são mais utilizadas em grandes organizações. É a partir dessa ferramenta que elas conseguem atuar de maneira certeira.
DISC
Criada na década de 1920, a metodologia DISC é desenvolvida considerando 4 tipos de perfis comportamentais: dominance (dominância); influence (influência); steadiness (estabilidade) e conscientiousness (consciência).
Assim, uma pessoa pode apresentar características de mais de um dos perfis, ter um perfil equilibrado ou um predominante.
Esse teste de personalidade pode ser aplicado a qualquer momento durante a jornada do colaborador. É interessante avaliar a sua implementação em caso de mensurar o desenvolvimento e amadurecimento do profissional. Afinal, o nosso perfil não é estático: ele muda conforme as novas experiências pessoais e profissionais.
HBDI
Conhecido como Teoria dos 16 Tipos, essa metodologia proposta pelo pesquisador Herrmann afirma que existem quatro lados do cérebro, sendo que um deles é o dominante. Eles são: analítico, experimental, prático e relacional. Dentro de cada uma dessas categorias existem quatro subtipos. Por isso, ao todo são identificadas 16 personalidades.
O teste avalia o quanto os pensamentos e decisões do candidato estão concentrados em cada quadrante (os lados do cérebro). Ele mapeia como cada profissional absorve as informações, processa e o que faz com elas.
PI
O Sistema Predective Index é um teste de perfil comportamental que tem por objetivo identificar quais as tendências de comportamento mais fortes de um candidato, bem como as suas necessidades motivadoras. Ele também considera quatro fatores: dominante, extrovertido, paciente e formal. Essa ferramenta traz resultados precisos sobre o profissional e pode ser implementada em outros contextos que não seja somente o de um processo de recrutamento e seleção.
O relatório apresenta um resumo do perfil, um texto mais detalhado sobre as características e particularidades, além de um gráfico, conhecido como escala de sigma. É uma análise objetiva e precisa que faz a diferença na gestão estratégica de pessoas de um negócio.
Benefícios do teste para o negócio
Muitas vezes, é comum os candidatos não compreenderem a necessidade dos testes. No entanto, toda empresa deve saber a importância de um teste de perfil comportamental para o desenvolvimento do seu negócio. Ele é uma ferramenta fundamental para que o RH atue de maneira estratégica e inteligente.
Os principais benefícios observados com a implementação dessa ferramenta são:
Otimização do processo seletivo
Os processos de recrutamento têm um custo para o negócio. A jornada de trabalho do analista de seleção, espaço para a realização das etapas seletivas, materiais necessários, etc são um investimento que a empresa faz para contratar os melhores talentos do mercado. Além disso, após a seleção, o candidato aprovado é submetido ao processo de onboarding (embarque) com treinamentos e a disponibilização de ferramentas para desempenhar a função.
Conseguiu fazer a conta de quanto capital está envolvido em um processo de recrutamento? Acrescente a isso o custo de desligamento de um colaborador que não teve fit com uma vaga da qual ele foi aprovado. Com a implementação de um teste de perfil comportamental é possível reduzir essas ocorrências e otimizar a qualidade do processo seletivo.
Fortalecimento da cultura corporativa
A implementação de um teste de perfil comportamental apresenta aos candidatos a seriedade da empresa. Esse já é um momento em que ele absorve quais são os valores que a empresa cultiva na sua cultura: organização e gerenciamento guiado a dados. A tendência é que, caso seja aprovado, o colaborador tome suas decisões baseado nas experiências que vive dentro da empresa.
Redução da taxa de turnover
O turnover (rotatividade) é um dos grandes vilões do desempenho das empresas. Ele é inimigo direto de uma gestão inteligente de custos. Afinal, quanto mais alta está a taxa de turnover da empresa, maior a conta do departamento de Recursos Humanos, pois é necessária uma quantidade maior de dinheiro para acertos trabalhistas e a realização de novos processos de recrutamento e seleção.
Para fazer a aplicação de um teste de perfil comportamental é essencial que a organização conte com um profissional especializado em RH ou contrate uma empresa terceira que possa desenvolver todo o processo seletivo. O interessante de ter um analista de seleção é a facilidade em transmitir os valores da organização e ter mais precisão na escolha dos candidatos.
Por Renato Santos, especialista em compliance e sócio da S2 Consultoria.
Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?
Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais: