Tendências para o mercado de e-learning no pós-Covid

O EAD veio ganhando status importante ao longo da última década, e pegou fôlego quando milhões de brasileiros tiveram que ficar em casa quando a pandemia da Covid-19 surgiu.

O cenário de transformação digital foi e está sendo acelerado em grande ritmo e, com isso, as áreas de educação também passam por uma importante transformação — o que inclui a educação corporativa.

As empresas foram forçadas a mudar a cultura do treinamento presencial para o treinamento online, da noite para o dia. E vemos que esse é um caminho sem volta, será cada vez mais assim, sendo tudo online. A tendência é confirmada segundo um levantamento feito pelo Global Market Insights, que mostra o quanto o e-learning vem se fortalecendo. Em 2019, por exemplo, o mercado ultrapassou US $ 200 bilhões e prevê um aumento de 8% até 2026.

Os motivos? O impulsionamento de tecnologias como a computação em nuvem, Inteligência Artificial e, principalmente, os novos modelos de trabalho que ganharam destaque durante esse período de confinamento e distanciamento social.

As principais tendências — A principal tendência no mercado de e-learning é, sem dúvidas, a descentralização do conhecimento e a consolidação de info-produtos de formação. Ou seja, a criação de cursos personalizáveis e moldados de acordo com as necessidades de cada cliente.
Além disso, espera-se:

  • E-learning omnichannel: conteúdo digital assumindo à frente na formação e atualização de profissionais. No pós-Covid, isso mantem-se como um sistema híbrido, em que as aulas poderão ser feitas 50% presencialmente e 50% online, ou mesmo 100% no ambiente digital.
  • Instant Learning e Microlearning: aprendizado de forma intensa e rápida, focada na flexibilidade de tempo do profissional.
  • Assistente virtual nos cursos online: o assistente de voz é a figura da vez. Importante apoio aos ministrantes dos cursos, a tecnologia é quem trabalha por trás, nos bastidores. Com isso, oferece uma gama de informações aos operadores dos cursos, como a revisão de notas, assuntos mais lidos/vistos/comentados, a definição dos maiores desafios encontrados no desenvolvimento dos alunos, entre outros.
  • Formação personalizada no ensino através do e-learning: tudo está sendo personalizado agora, o que vale também para a educação. Com a coleta de dados pelo Big Data, a profunda análise das dores do cliente e a necessidade dos profissionais, o e-learning carrega a bola da vez com a facilidade e praticidade de se adaptar a diferentes rotinas e tipos de negócios.

E, por falar em personalização, para negócios com franquias, por exemplo, o treinamento padronizado é uma ótima forma de manter a equipe unida, mesmo distante fisicamente. A plataforma de EAD permite facilmente a padronização facilitando a pulverização desse conhecimento por todo o Brasil.

Daqui para a frente, a educação ganha páginas novinhas para serem escritas, porém em um ambiente digital interativo, interessante, divertido e que alcança mais rápido e de forma eficaz a educação de profissionais.

Tendências para o mercado de e-learning

Por Maurício Nocêra, sócio-fundador da Studio EAD.

 

Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?

Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube