A Fundação Wadhwani, organização global sem fins lucrativos, que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento econômico, realizou nesta terça-feira (05) de março, o Simpósio EmpowerEdu, com o tema principal “O futuro do mundo do trabalho e seus desafios”. Na ocasião, a Wadhwani apresentou dados exclusivos de duas pesquisas: uma global, com mais de 2000 empresas e outra focada no Brasil, com 25 empresas. Os resultados mostram, para os empregadores, a importância das soft skills e como elas melhoram a chance de conseguir um emprego de alto valor para jovens em vulnerabilidade social, além de mostrar o que as empresas estão procurando em seus colaboradores. 

Segundo os dados apurados globalmente pela Fundação Wadhwani, as empresas pontuam que a importância das soft skills comparada às competências técnicas é de 45% frente a 55%, respectivamente. Cerca de 30% dos empregadores buscam competências técnicas ao contratar e 59% das empresas estão dispostas a pagar um salário de 10 a 20% maior para novos colaboradores com as melhores soft skills. Já no Brasil, 52% dos empregadores consideram a importância das competências técnicas e sociais equilibradas, e as habilidades mais procuradas são comunicação (84%), resiliência (44%) e trabalho em equipe (40%). 

“Estes dados são cruciais para entendermos as necessidades do mercado de trabalho atual. É evidente que as soft skills estão se tornando cada vez mais valorizadas pelos empregadores, influenciando diretamente as oportunidades de carreiras dos jovens. A Fundação Wadhwani tem o compromisso de fornecer ferramentas inovadoras, como os nossos copilotos de inteligência artificial generativa lançadas no evento, para capacitar os jovens e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho em constante mudança”, comenta o Presidente e CEO da Fundação Wadhwani, Ajay Kela.

Diante do contexto atual, em que a taxa de desemprego entre os jovens no Brasil ultrapassa os 23%, – três vezes a média nacional -, a relevância do debate aumenta expressivamente. Mesmo quando empregados, muitos jovens não ingressam em carreiras de alto valor, visto que 90% dos brasileiros recebem menos de R$ 4 mil e 70% ganham menos que R$ 2 mil, segundo o IBGE.

Com isso, as iniciativas promovidas pela Fundação Wadhwani visam reverter essa situação, destacando a importância das soft skills para os empregadores e a necessidade de investimento na formação profissional dos jovens.

Colab:
– Trabalhar as soft skills é o caminho para uma promoção
– Experiências pessoais: minas de ouro de soft skills

Uso da Inteligência Artificial para dar mais ferramentas aos jovens na hora de conseguir um emprego 

A ONG também lançou três copilotos usando Inteligência Artificial Generativa, sendo a única fundação no mundo a oferecer gratuitamente uma ferramenta desse nível para combater o desemprego. A Wadhwani usa de forma pioneira uma tecnologia de ponta para dar suporte aos alunos nessa jornada e mudar essa realidade. Além disso, entre esses copilotos de IA, foi apresentado no evento de forma inédita, o planejamento da fundação para lançar vários copilotos de IA que conversam entre si, ajudando em toda jornada de aprendizagem e empregabilidade do jovem. 

A fundação aposta em inteligência artificial para auxiliar no processo de empregabilidade dos jovens assistidos por seus programas. Por meio da GenieAI, como é denominada a plataforma móvel alimentada por IA da ONG, é possível ter um tutor 24 horas para ajudar em questões como: elucidar dúvidas, testar a aprendizagem com atividades avaliativas em tempo real e lições customizadas de acordo com a carreira de interesse.

Presidente e CEO da Fundação Wadhwani, Ajay Kela

Presidente e CEO da Fundação Wadhwani, Ajay Kela

Além do tutor, também estarão à disposição um mentor facilitador e um treinador de entrevistas. Eles mostram perguntas pertinentes para a vaga a qual o aluno está se candidatando, que permitem que ele pratique por vídeo e ainda receba uma análise de desempenho e recomendações de melhoria.

“Com essas ferramentas, nós aumentamos a eficácia da aprendizagem para construir uma força de trabalho pronta para o futuro, gerando impacto social de forma sustentável”, destaca o Dr. Ajay. 

A missão da Fundação Wadhwani é fomentar o mercado de trabalho e possibilitar que milhões de pessoas alcancem uma remuneração adequada para sustentar suas famílias, buscando assim proporcionar uma vida digna para todos.

Presente em mais de 15 países, a organização possui mais de 5 milhões de estudantes capacitados em competências para empregabilidade e 150 mil estudantes instruídos em empreendedorismo, além de mais de 20 mil estudantes beneficiados e 5 mil startups e pequenas empresas apoiadas para obter financiamento.

Fotos: Via Wadhwani Foundation

Por Redação