Se você ainda acha que desenvolvimento é algo descartável, saiba que esse é o principal motivo de escolha de uma Empresa dos Sonhos, de acordo com a pesquisa Carreira dos Sonhos.

E tem mais: 26% dos jovens e 24% da média gestão gostariam que as lideranças apoiassem o autodesenvolvimento contínuo deles.

Mesmo assim, muitas empresas ainda cometem o mesmo erro: contratam profissionais sem ou com pouca experiência e não investem no desenvolvimento dessas pessoas.

Como consequência desse descasamento entre expectativa e realidade, as empresas não conseguem engajar e fidelizar talentos, acabam perdendo potenciais talentos para outras organizações e ficam, constantemente, tentando formar (sem sucesso) a liderança da empresa.

Por isso, programas de estágio e de trainee são importantes quando falamos de liderança futura. Eles existem para que empresas encontrem pessoas que ainda estão na faculdade ou se formaram há pouco tempo e que tem características que a organização valoriza.

Ainda sem experiência profissional, passam por treinamentos constantes, desenvolvem habilidades técnicas e comportamentais, e vão crescendo dentro da organização.

Mas e quando esse processo precisa acontecer de forma acelerada?

O Trainee Experts e o Programa de Aceleração de Lideranças surgiram, no Grupo Cia de Talentos, como uma forma de atender a uma demanda que tem sido crescente no mercado: desenvolver e preparar futuras lideranças no curto e médio prazos.

Nesses programas, é utilizada uma metodologia exclusiva de hunting dirigido para mapear pessoas, com experiência profissional, que têm fit técnico e comportamental com uma determinada organização.

Entre as vantagens estão trazer pessoas com experiência de mercado, aderentes ao que a empresa busca, promover um programa de capacitação enxuto e formar lideranças de forma mais rápida.

Agora, repito a pergunta do título: você tem olhado para a sucessão da sua liderança?

Por Lara Prado, sócia do Grupo Cia de Talentos