Se você trabalha com RH, com certeza já ouviu falar sobre endomarketing. A estratégia, que preza pelo cultivo de um ambiente organizacional saudável e engajado, ganha destaque no universo empresarial contemporâneo em que, segundo uma pesquisa do Infojobs, 86% das pessoas dizem que mudariam de emprego por saúde mental e mais satisfação no trabalho. Mas, como fazer isso de maneira eficaz durante todo o ano?
Para Ana Paula Prado, CEO da HR Tech, a chave do sucesso é o planejamento: “Construir uma agenda de conteúdos pensando em cada mês é essencial para desenvolver ações que serão assertivas e trarão engajamento entre empresa e colaborador. As datas comemorativas, por exemplo, podem ser utilizadas como ganho tanto para tornar o ambiente mais leve e dinâmico, quanto para colocar assuntos importantes em pauta”.
Para ajudar as companhias no desenvolvimento das ações de endomarketing, a especialista indica o que fazer entre Janeiro e Dezembro de 2024. Confira:
Janeiro Branco, saúde mental em foco
O Janeiro Branco é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, especialmente no ambiente de trabalho. No contexto de Recursos Humanos, essa é uma oportunidade valiosa para iniciar (ou dar continuidade) às ações que promovem o bem-estar emocional e psicológico dos colaboradores. Aqui, podem ser feitas palestras e workshops, com eventos educativos sobre o tema, além da oferta de apoio psicológico, canais de comunicação aberta e programas de reconhecimento.
Como é um tema importante e que deve ser sempre discutido dentro do universo corporativo, a ideia é iniciar o ano conscientizando a equipe que a empresa se importa com a saúde dos colaboradores, mostrando iniciativas e possibilidades que continuarão nos meses seguintes.
Fevereiro, alegria! Afinal, é Carnaval!
Impossível tratar de outro assunto em fevereiro a não ser o Carnaval. E há diversas maneiras de incluir a festa no ambiente corporativo. Lembre-se: é um momento de felicidade e relaxamento.
Faça uma decoração temática no escritório, organize um almoço temático ou confraternização, faça um desfile de talentos ou promova concursos, gincanas ou outras atividades entre os colaboradores.
Março, destaque para as mulheres
Em 8 de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. Aqui, a ideia é ir além de presentear as colaboradoras com um chocolate ou uma flor. É uma oportunidade para o setor de RH promover a igualdade de gênero, reconhecer as contribuições das mulheres no ambiente de trabalho e criar um ambiente inclusivo.
Algumas sugestões de ações para conscientização incluem palestras, bate-papos e clube do livro que discutem a equidade de oportunidades, salários e combate ao assédio.
Abril, eu só quero chocolate!
Chegando em abril, a Páscoa se destaca. Adorne o ambiente de trabalho com decorações de coelhinhos, organize uma troca de ovos, faça um concurso de pintura desses itens tão tradicionais da época ou promova uma caça ao chocolate no escritório, criando uma atmosfera divertida e descontraída.
Outra sugestão é incentivar ações solidárias, como arrecadação de alimentos não perecíveis para doação a instituições de caridade.
Maio, período para falar sobre maternidade
O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, é uma oportunidade para o RH demonstrar apreço pelas mães colaboradoras e criar um ambiente que reconheça a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Algumas ações incluem homenagens personalizadas, café da manhã ou brunch especial, atividades com os filhos e o incentivo ao compartilhamento de experiências.
Junho, além do logo colorido
Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+. No entanto, há uma discussão necessária na comunidade em relação às ações corporativas: muitas empresas incluem cores do arco-íris no logo, mas não praticam essa inclusão “dentro de casa”.
Como ações assertivas, é recomendado promover campanhas de conscientização, criar fóruns para bate-papos e revisar políticas e benefícios inclusivos. É possível até solicitar um feedback anônimo e avaliação de clima, pesquisando e entendendo o que deve ser melhorado.
Julho, 2024 será ano Olímpico
No final de julho, iniciam os Jogos Olímpicos, que acontecerão em Paris. Durante o período, que se estende até agosto, a empresa pode aproveitar o clima de celebração esportiva para promover a integração, o engajamento e o espírito de equipe entre os colaboradores.
Estão entre as sugestões a transmissão ao vivo de jogos de atletas brasileiros, a criação de um bolão, vestimentas temáticas e competições internas.
Agosto, a vez dos pais
Agosto é o mês dedicado a engajar os pais colaboradores. Para o período, a sugestão é fazer homenagens personalizadas, promover um concurso de fotos, desenvolver atividades com os filhos e até jogos e competições entre os pais que trabalham na empresa.
Setembro, reforçando a importância da saúde mental
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O RH pode desempenhar um papel significativo nesse contexto, promovendo atividades que abordem a saúde mental, a empatia e a criação de um ambiente de trabalho solidário.
Assim como em janeiro, promova ações de escuta ativa, ofereça palestras de conscientização, crie espaços para diálogo e faça parcerias com profissionais da área.
Outubro, mês da criançada
Comemorado em 12 de outubro, o Dia das Crianças é uma data divertida que pode ser pauta também no universo corporativo. Declare o dia como temático, incentivando os colaboradores a se vestirem como personagens infantis ou usando roupas coloridas, permita que os pais tragam suas crianças para o escritório, promovendo um encontro saudável na empresa, faça concursos, jogos ou até crie um espaço kids, para os adultos resgatarem a criança interior.
Novembro, mês da Consciência Negra
Comemorado em 20 de novembro, o dia da Consciência Negra é uma oportunidade para a companhia criar um ambiente mais inclusivo, respeitoso e representativo, promovendo o entendimento e a valorização da diversidade racial.
Entre as atividades sugeridas, estão os debates e as rodas de conversa, que podem ser feitas após exposições culturais, como livros, filmes, documentários, feiras e artes. Além disso, organize palestras e workshops que abordam temas relacionados à história, cultura e desafios enfrentados pela população negra.
Dezembro, época de celebrar
O último mês do ano talvez seja o mais movimentado para as ações de endomarketing. Há diversas oportunidades que incluem confraternizações, amigos secretos e oferecimento de ceias de Natal para os colaboradores. Além da parte festiva, esse também é um período para olhar para tudo o que foi feito, conversar com a equipe e entender as mudanças necessárias para o ano que virá.
“Lembrando sempre de respeitar as preferências e limitações individuais, essas iniciativas podem contribuir para discutir pautas atuais e necessárias, diminuir as dores dos colaboradores, fortalecer o espírito de equipe, promover a descontração e criar memórias positivas”, finaliza Ana Paula.
Por Redação