Manter uma comunicação ativa com todos os colaboradores sobre segurança no ambiente de trabalho pode ser desafiador, ainda mais quando se tem mais de 16 mil colaboradores espalhados pelo Brasil.

A Sapore, multinacional brasileira de refeições corporativas e facilities, por meio de seu Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), criou um programa interno para sensibilizar os colaboradores sobre a importância da Segurança no Trabalho, o Sapore + Segura.

Para tornar esse projeto mais eficiente e perdurável, são disponibilizadas ferramentas de sensibilização e engajamento, que vão desde campanhas de conscientização envolvendo as famílias dos colaboradores, até a criação de um podcast, que pode ser ouvido no caminho para o trabalho. 

A iniciativa teve tanto sucesso que rendeu, inclusive, um prêmio à Sapore – o Top Ser Humano 2022, realizado pela ABRH-RS, apresentando a empresa como referência no mercado em segurança do trabalho.

Nosso case mostrou a redução na taxa de frequência de acidentes nos locais de trabalho da Sapore e aumento na retenção dos profissionais da empresa. Desde que o projeto foi implantado, em 2018, as taxas de acidente de trabalho na Sapore reduziram pela metade, passando dos 8,3% registrados, em 2017, para 4,2%, em 2021. A meta para este ano é chegar a 3,7%, destaca a diretora executiva de Recursos Humanos, Teresa Caldas.

O Programa “Sapore + Segura” é um modelo de gestão que prioriza a segurança e integridade dos colaboradores, garantindo um ambiente de trabalho seguro e acessível. 

As empresas precisam cada vez mais ter esse olhar de sensibilidade e cuidado com suas pessoas, afinal, esse é o principal ativo. A partir do momento que o capital humano é prioridade, isso reflete na produtividade e crescimento da empresa, tornando-se um processo de bem-estar para todos.