O Dia das Mães é uma data especial. Mais do que um dia para que as mamães de todo o Brasil sejam homenageadas, é uma ocasião que costuma ser muito aguardada para que famílias se reúnam e a maternidade seja valorizada. Todavia, o viés social da data nem sempre é acompanhado pelo mundo corporativo. São comuns os relatos de profissionais que têm a carreira abreviada quando optam por engravidar.
Um estudo do Vagas.com exemplifica o ponto trazido acima. Segundo a pesquisa, a maior preocupação das mães em relação ao emprego é justamente voltar ao mercado de trabalho. Mais de 70% das mulheres entrevistadas já foram questionadas se eram mães ou se tinham planos para ser durante o processo seletivo.
Os dados mostram que, cada vez mais, é preciso manter um olhar atento e de acolhimento para as mães e famílias no meio corporativo. “Infelizmente, as mulheres lidam com uma sobrecarga porque as pessoas não se dão conta do tanto que elas fazem, seja nas atividades profissionais, domésticas ou cuidando dos filhos“, afirma Thiago Américo, gerente de operações da Bematize.
Por isso, o especialista selecionou uma série de ações que os gestores e os profissionais de RH das empresas podem seguir para acolher as mães no ambiente de trabalho. Confira:
1) Envolva a liderança
Um dos erros mais comuns dos gestores que pode comprometer a rotatividade na empresa é a falta de treinamento entre lideranças.
“A mudança começa a partir do exemplo dos líderes. Por isso, é preciso envolver a liderança no acolhimento, desenvolvimento, crescimento dessas mães e nas decisões justas de carreira do seu time“, diz Américo.
2) Estímulo de motivação por meio de benefícios flexíveis
Uma das formas de acolher as mães é oferecer benefícios flexíveis, ou seja, dar autonomia ao empregado para escolher o seu próprio benefício de acordo com seu momento de vida. Esse formato se tornou comum na pandemia, facilitando a retenção de talentos nas organizações.
“Recentemente, fizemos um levantamento com a participação de 14 mil colaboradores e revelou-se que o benefício de auxílio-creche foi o mais escolhido por 38,57% dos entrevistados”, argumenta.
3) Construção do relacionamento entre os seus colaboradores
Criar um canal de comunicação é um dos pilares para agregar fluidez em suas iniciativas para que os colaboradores saibam quando e onde podem encontrar apoio profissional. De acordo com Thiago, os gestores devem promover a empatia e apoio entre as suas colaboradoras, pois quando se sentem respeitadas, elas tendem a ser leais ao propósito da empresa.
“Um dos segredos da boa gestão é ressignificar o valor da empatia, já que ela auxilia no desenvolvimento de habilidades entre os profissionais” acrescenta.
4) Lembranças e presentes
Dar um presente, lembrancinha ou um brinde para as mães pode fazer a diferença no dia delas. Para sair do comum, o profissional sugere ações que as empresas podem fazer para tornar algo especial.
“Personalize o presente, pode ser um porta-retrato, caneca, camiseta ou almofada com estampa do filho, por exemplo. Para as funcionárias que tiveram seus filhos recentemente, um kit para o recém-nascido e para as gestantes um kit para o filho que virá ou o chá de bebê podem ser belos presentes para celebrar a data”, sugere.
5) Intensificar campanhas de endomarketing
As ações do endomarketing têm ganhado força nas organizações, isso porque é a chave para a retenção de talentos. Thiago comenta que a ação de endomarketing voltada para as mães pode fortalecer a imagem da empresa.
“Ações internas podem contribuir na cultura de pertencimento. Sendo assim, ganha-se uma equipe engajada, integridade de colaboradores e posicionamento da marca em prol do público feminino”, afirma.
6) Apoio psicológico
A maternidade é um momento único na vida da mulher, mas também exige cuidados com a saúde mental. De acordo com o profissional, as empresas devem criar boas práticas de conscientização sobre a saúde mental.
“Oferecer apoio emocional durante essa fase é uma forma de acolher essas profissionais e ajudá-las a superar limites nesse período tão desafiador”, aponta.
7) Flexibilidade no horário
A política de horários flexíveis ganhou força durante a pandemia, com isso muitas empresas passaram a adotar esse benefício para todos os colaboradores. Contudo, as gestantes precisam de um olhar diferenciado nessa questão, afinal, elas precisam se ausentar para as consultas de pré-natal e exames de rotina.
“É fundamental que a empresa saiba acolher e respeitar esse momento, demonstrando respeito com a saúde da gestante e do bebê”, ressalta.
8) Incentive a prática de atividades físicas entre mães
As atividades físicas trazem benefícios para corpo e mente, mas nem sempre toda colaboradora tem tempo para se dedicar à academia ou fazer uma caminhada.
“Há diversos educadores físicos que disponibilizam serviços específicos para empresas como exercícios laborais ou recreativos. Momentos de lazer são essenciais para manter uma boa saúde mental”, comenta.
9) Realize pesquisas internas
Uma das iniciativas que o setor de recursos humanos pode aderir nas empresas é realizar uma pesquisa interna para avaliar como elas se sentem em relação à vida profissional dentro da organização.
“Os líderes devem questionar se elas se sentem reconhecidas no ambiente de trabalho e se as suas necessidades são atendidas. O ideal é que seja realizado mensalmente, pode ser feito presencial ou remotamente, caso as colaboradoras estejam trabalhando home office“, complementa.
10) Faça o benchmarking
Aposte nas boas práticas do mercado. Converse com empresas que estão iniciando essa jornada e também com aquelas que estão à frente neste tema. Certamente surgirão ideias importantes que possam ser aplicadas no dia a dia da empresa.
“É preciso construir um ambiente empático que favoreça a parentalidade nas organizações, sendo assim teremos aumento de retenção de talentos, profissionais motivados e a oportunidade de formar uma comunidade acolhedora e forte com as mães”, pontua.
Inclusão deve ser real
As figuras maternas no núcleo familiar, seja ele em qualquer configuração, desempenham papéis sociais basilares. Para Wilma Dal Col, Diretora de Gestão Estratégica de Pessoas e responsável pela Gestão de Talentos do ManpowerGroup Brasil, incluí-las no ambiente corporativo de forma consistente e afirmativa é o primeiro passo.
“O caminho para contemplar mães começa na garantia da igualdade de oportunidades. Isso significa que as empresas devem adotar práticas que favoreçam a contratação de mulheres, como a divulgação de vagas em canais voltados a esse público e a implementação de políticas de inclusão”, destaca a executiva.
Outro ponto importante é identificar quantas mães estão presentes no quadro de colaboradores e, a partir disso, traçar indicadores para serem mensurados e acompanhados, como resultados de representação, de contratação e de promoção. Só assim a empresa conseguirá adotar medidas que realmente tragam benefícios aos funcionários e sirvam de exemplo para outros negócios.
Por fim, a especialista destaca a importância de criar um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo para todos e, no mês de maio, particularmente, entende-se que muitas vezes esquecemos de proporcionar um ambiente também mais inclusivo para as mães.
“Lidar com o desenvolvimento e crescimento de uma criança não é tarefa fácil, envolve uma boa dose de trabalho físico e emocional, o que em si mesmo, muitas vezes já revela grandes habilidades e competências necessárias ao mundo corporativo. A inclusão deve estar em todos os níveis hierárquicos, garantindo que as figuras maternas tenham voz e espaço para contribuir com suas ideias e habilidades em pé de igualdade com todos os colaboradores”, conclui.