- Início

- Conteúdo

Como ser empresário do seu próprio talento em um mundo híbrido?

Coluna 462

Compartilhe Este Post

Você é híbrido?

Tenho feito algumas mentorias para empreendedores, pessoas que querem ser palestrantes e pessoas que estão abertas a pivotar suas carreiras e seus negócios para este novo normal. E assim me pergunto: Como podemos adequar as habilidades e serviços a este novo momento? O que esse novo normal realmente precisa e necessita?

Podemos hoje não saber de muitas coisas em relação as contingências do planeta Terra, e independentemente da raça, cor, idade, cultura, credo ou gênero, estamos revendo hábitos, costumes, relações sociais, afetivas e profissionais e outros valores da humanidade. De uma coisa nós sabemos e não há como negar: A tecnologia acelerou os processos, e isso é fato! Como agora é importante que você toque o mínimo possível nas coisas e nas pessoas, a automação, a robótica, a inteligência artificial estão presentes em lugares que não estavam e que iriam demorar muito a chegar. Por exemplo, estamos começando e vamos ver cada vez mais portas e tomadas que abrem e funcionam sem toque. Caixas de banco, Vending Machine (Máquinas de Venda) sem toque… Estamos na era do Touchless (Sem Toque), e será que isso veio para ficar? Tenho quase certeza que sim. Ninguém gosta de voltar para trás e perder comodidade, conforto e facilidades. Não deveria ser uma regra, mas o Homo Sapiens tem esta tendência, você concorda? Não tem como ter certeza de nada, mas acredito que tudo está sendo revisto sob a ordem do Covid-19.

Novamente lhe pergunto: Você é híbrido? O seu negócio, a sua realidade ou o seu atendimento é híbrido? Você está se revendo? Atualizando seus sistemas? Você já separou um tempo para pensar sobre isso? Está recalculando caminhos? Você está adaptando suas habilidades e talentos para este Novo Agora?

Outro dia fiz uma mentoria de uma Coach que me pareceu muito competente, gostei muito do trabalho dela que gostaria de indicá-la para outras pessoas, mas no final de nossa conversa foi impossível fazer isso! Sabe por quê? Ela não tinha um site, Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e outras redes. Mal tinha um Whatsapp e não percebia a realidade e importância dessas ferramentas para o mercado atual. Pelo jeito, com essa questão do Covid-19, ninguém vai pegar cartão de visita de ninguém, já que cartão é uma coisa que pode estar contaminado. É natural quando você indica alguém que o outro queira saber uma referência para saber onde localizar. Eu não tinha nada para referenciar a mentorada! Acabei não indicando ela e lá se foi uma oportunidade. Dito isso, vamos repensar como você é encontrado profissionalmente? No LinkedIn? Legal! Mas só isto bastaria? O mundo mudou e está mudando cada vez mais! A cada dia precisamos estar antenados e preparados para essas mudanças! Precisamos estar em todos os canais de comunicação. Precisamos ser Omnichannel (Multi Canais). Precisamos entender que o on-line e offline estão caminhando juntos. Mas, e você? Levará uma vida híbrida a partir de agora?

Leila Navarro, palestrante motivacional, autora de 16 livros. É uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.

Você também vai gostar