Os seres humanos são dotados de um poderoso recurso desde que adquiriram a percepção consciente que a maioria das pessoas ignoram, ou não o utilizam adequadamente: a Imaginação!

A Imaginação é a capacidade exclusiva do ser humano que habilita a criatividade, mais poderosa do que a força de vontade, supera o instinto, e não é acessível aos irracionais, nem aos programas de Inteligência Artificial dos supercomputadores.

O indivíduo registra no inconsciente, em forma de imagens, a sua relação pessoal com o mundo através da percepção consciente. É um processo automático que se inicia no nascimento, e permanece até a morte, ou enquanto houver saúde mental.

Essas imagens são criadas em função do que sente e do que percebe das reações que desperta nos pais, nas pessoas que estima, e nas pessoas que inspiram respeito ou admiração, o que reconhece como verdades a seu respeito. Assim, cria a autoimagem como protagonista de fatos das quais participou, e consubstanciam suas atitudes diante dos estímulos decorrentes de fatos semelhantes.

De fato, as reações aos estímulos do dia a dia são comandadas pelas imagens armazenadas no inconsciente; elas são os hábitos que formam a Personalidade. Por exemplo, uma crítica da professora por errar uma questão simples de matemática pode gerar uma autoimagem de fracasso que limitará seu desempenho em matemática no futuro!

Explicando que o funcionamento da mente humana é semelhante a um computador altamente eficaz que executa automaticamente as funções programadas, o Dr. Maxwell Maltz, cirurgião plástico, em seu livro “Psycho-Cybernetics” editado em 1960, enfatizou que o fator determinante de nosso desempenho é a autoimagem fixada no inconsciente, que como um computador executa programas previamente implantados.

Ressalta que a gravação das imagens no inconsciente é compulsória e sem critérios de qualidade, sejam boas ou más, independente da vontade consciente, e que diante do propósito de realizar algo, acionará a autoimagem de forma involuntária e automática; que o predisporá o indivíduo a agir da forma programada, mesmo contra a sua vontade.

É no inconsciente que está o “programa” que comanda nosso desempenho, e para ajustar essa programação para sucesso e a felicidade individual é preciso depurar a programação mental. A Imaginação é o recurso natural que todos possuem para reprogramar o inconsciente para o êxito.

A forte e contínua Imaginação do sucesso em determinada circunstância substituirá a imagem negativa, uma vez que a mente não reconhece a diferença entre um fato real e outro fortemente imaginado, reprogramando assim seu inconsciente para o sucesso.

Essa tese foi comprovada pela experiência com pessoas portadoras com deformidades faciais que procuravam esconder, e mesmo após cirurgias bem-sucedidas, alguns não mudaram de comportamento porque não mudaram sua autoimagem.

O Dr. Maltz recomenda uma autoanálise para que cada um encontre os hábitos que prejudicam seu desempenho social e profissional, e crie imagens positivas que se sobreponham às crenças prejudiciais através da imaginação, e que passam a comandar seus comportamentos a partir de então.

Sua metodologia consiste em comparar as qualidades essenciais, as atitudes adequadas, o controle das emoções, e o uso do  tempo que promovem o sucesso pessoal e profissional, com seu comportamento habitual, e substituir as imagens mentais que comandam os maus hábitos, por outros mais adequados com o uso da Imaginação.

A aplicação desses conceitos mudou a vida de milhões de pessoas, segundo a “Maxwell Maltz Foundation”, nos Estados Unidos, tornando-se num novo paradigma da psicologia organizacional.

Participei do grupo internacional de estudos da Unisys Corporation que elaborou um seminário usando a metodologia divulgada pelo Dr. Maltz, e os conduzi pessoalmente e por meio de meus instrutores, a centenas de gerentes, vendedores, técnicos e analistas de sistemas de toda a América Latina, resultando numa sensível melhora do desempenho e do clima organizacional em todos os países que a empresa atuava.

No e-book de autoestudo “A Personalidade Vencedora” encontram-se os detalhes sobre esse tema, e está disponível no blog www.vicentedesenvolvimento.blogspot.com

Vicente Graceffi, consultor em desenvolvimento pessoal e organizacional. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.