Dentre todas as técnicas utilizadas para o aprendizado e o aprimoramento da habilidade de comunicação, o teatro, cursos de teatro e técnicas teatrais se configuram como os principais caminhos para esse objetivo.
Há várias escolas e cursos de teatro. Destaco uma delas que conheci e há muitos anos tive a oportunidade de fazer um curso, que é o Teatro Escola Macunaíma, que tem seus programas baseados em jogos teatrais e cooperativos, com vivências e aulas essencialmente práticas, cujo objetivo é despertar os sentidos e as percepções dos participantes. Desse modo, mesclando imaginação, concentração, criatividade, alegria e improvisação geram a autopercepção de si mesmo, preparando os alunos a estarem confiantes diante dos desafios em cena.
É claro que a maioria das pessoas que procuram cursos de teatro tem um sonho de se transformarem em atores, buscando conhecimentos e experiências para atuarem em teatro, televisão e cinema e eventualmente outras atividades artísticas, além da obtenção do registro chamado DRT, que lhes permite atuar em todos esses contextos, até atuar como dubladores.
As disciplinas básicas de um curso de teatro são:
- expressão corporal,
- expressão vocal,
- história do teatro,
- improvisação,
- interpretação dramática,
- laboratórios de textos,
- montagem de espetáculos e interpretação
Curiosamente, são os mesmos recursos necessários para qualquer profissional que deseja se comunicar com propriedade e melhor impactar e influenciar outras pessoas, mesmo porque, quer queiramos ou não, estamos sempre desempenhando papéis, ora atuando como líderes, ora como negociadores, ora como vendedores, ora como participantes de uma reunião, ora como colegas de trabalho, fornecedores ou compradores de um determinado produto ou serviço.
As dificuldades mais comuns são:
- medo de falar em público,
- inadequação do uso da voz, como linearidade, velocidade acelerada ou lenta em excesso, dicção ruim, volume baixo ou alto demais,
- Inexpressividade corporal, ausência de gestos, incongruência na expressão corporal,
- Desorganização das ideias, prolixidade, dificuldades gramaticais, vocabulário limitado.
As técnicas de teatro são excelentes recursos para prepararem pessoas para darem vida à fala, partindo-se de uma ação de comunicação de um objetivo a ser atingido, com o conteúdo intelectual que deve ser recheado com as emoções e respectivos recursos de voz, de expressão corporal e de postura para encantar, envolver e influenciar pessoas. Tecnicamente, podemos dizer que a organicidade e o conteúdo geram o sentido da fala, o que em outras palavras, é a junção de duas fortalezas: a forma e o conteúdo em conformidade como recursos disponíveis naquele contexto e naquele momento.
No teatro, a comunicação não verbal é intensamente explorada, e para isso é estimulada a consciência corporal e reforça o repertório de comunicação.
A consciência corporal é uma habilidade que explora as possibilidades de movimento de ação física, consequentemente, da expressividade do corpo. Por meio dela é possível exercitar limites e descobrir potencialidades normalmente desconhecidas. Além disso, a consciência corporal mostra como conseguimos interagir com nossas emoções e como é possível direcioná-las em cena. Quanto maior a consciência do nosso papel a ser desempenhado naquele contexto e também das inúmeras possibilidades de comunicação e aprendermos técnicas e praticarmos, maior será o nosso poder de gerar o efeito impacto desejado, quer seja influenciando, motivando, convencendo ou inspirando outras pessoas.
Quem lida com pessoas como atuação profissional, quer seja liderando, conversando, entrevistando, sendo entrevistado, participando de reuniões ou outra atividades de contato, precisa aprender a utilizar seus recursos de voz e de corpo, saber estruturar intelectualmente os pensamentos e falar bem, com propriedade, calma, segurança e naturalidade, conseguindo o que se espera com a comunicação.
As técnicas de teatro são, sem dúvida, excelentes recursos para quem deseja aprimorar essa habilidade.
Para finalizar, apresento um pensamento de uma autora chamada Viola Spolin, falando sobre improviso, uma das técnicas de teatro, que diz: “Todas as pessoas são capazes de atuar no palco e de improvisar. Aprendemos por meio da experiência que ninguém ensina nada a ninguém. Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa e, se o indivíduo permitir, o ambiente lhe ensinará tudo o que ele tem para ensinar”.
Reinaldo Passadori, Professor de Oratória e Escritor, Mentor, fundador e CEO da Passadori Comunicação, Liderança e Negociação. Adaptação do seu livro ‘Quem Não Comunica Não Lidera’ – Ed. Passadori. É um dos colunista do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.