Uma estratégia que resulta em Produtividade, Vantagem Competitiva e Inovação:
A metodologia “Human Performance Technology” (HPT) é definida como “a ciência da melhora do desempenho humano no trabalho através do uso de determinadas intervenções no dia a dia dos colaboradores (…) “É o processo sistemático de vincular as metas do negócio e suas estratégias á força de trabalho responsável por sua consecução”.
A Tecnologia do Desempenho Humano (HPT) foi consolidada pela “International Society for Performance Improvement” (ISPI), e conta com mais de 10.000 membros e associados que aplicam a metodologia nos Estados Unidos e mais de 40 países, ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
A HPT compreende uma série de métodos e procedimentos, aliados a uma estratégia de resolução de problemas visando o aproveitamento de oportunidades relativas ao desempenho das pessoas, envolvendo todo o contingente humano, do vendedor ao CEO no processo de realizar os objetivos do negócio. Consiste em análise do desempenho da organização e da força de trabalho, análise dos pontos fracos, definição das intervenções necessárias; e implementação das intervenções consolidando as mudanças.
Uma das principais propostas do HPT é alterar fundamentalmente o escopo de T&D, introduzindo o Desempenho como função primordial para definir o que deve ser treinado, mudando o foco de simplesmente preencher o gap de conhecimentos, habilidades e atitudes, para o que deve ser feito para melhorar o desempenho. Criar um Departamento de Desempenho, ou converter o “Departamento de Treinamento & Desenvolvimento” em “Departamento de Desempenho” é o primeiro passo.
O Departamento de Desempenho questionará os clientes (mercado alvo) para definir e alinhar os quatro tipos de necessidades relacionadas a atividades operacionais:
- Necessidades do Negócio (Business Needs)
- Metas de Resultados Quantitativos – Aderência dos Produtos e Serviços
- Metas % de Crescimento da Participação no Mercado
- Metas de Aumento da Satisfação dos Clientes
- Metas de Redução de Custos de Garantia
- Necessidades de Desempenho (Performance Needs)
- Metas de Produtividade per capita
- Índices de Avaliação do Desempenho Individual
- Necessidades de Aprendizado (Learning Needs)
- Metas de Conhecimento e Habilidades para melhorar o Desempenho Individual
- Metas de Desenvolvimento de Atitudes, Qualidades Essenciais e, Liderança.
- Necessidades do Ambiente de Trabalho (Work Enviroment Needs)
- Conhecimento das Normas e Procedimentos
- Contribuição ao bom relacionamento interno e externo
O foco em Desempenho não é novo; a novidade é a ênfase dada aos dois elementos em decorrência dos atuais requisitos dos negócios:
- Necessidade de parceria com os Gerentes:
Enquanto o Treinamento era feito em paralelo, a Tecnologia de Desempenho age em conjunto com a Gerência operacional;
- Vínculo com as necessidades do negócio
No atual cenário empresarial, as necessidades de desempenho são identificadas de acordo com os objetivos atuais e futuros da organização. Uma vez um objetivo de negócio é identificado, o Departamento de Desempenho pesquisa junto aos clientes “o que as pessoas devem fazer mais, melhor, ou diferente, para atingir os objetivos operacionais”.
O Departamento de Desempenho atende às reais necessidades do negócio, além de atuar de maneira estratégica e proativa.
Características do foco tradicional vs. Foco no desempenho
Foco Tradicional | Foco no Desempenho |
Foco no que as pessoas necessitam aprender em termos de conhecimentos, habilidades e, atitudes, de acordo com suas funções. | Foco no que as pessoas devem fazer e, quais os conhecimentos, habilidades e, atitudes precisam desenvolver, como meio, e não como fim. |
Orientado a eventos planejados. | Orientado às necessidades de melhora do desempenho. |
Reativo (Conforme programado). | Proativo (Acompanha o desempenho). |
Atendimento de uma demanda. | Atendimento das múltiplas demandas do desempenho, onde o treinamento é apenas uma parte. |
É realizado independente das ocorrências diárias e das necessidades dos clientes. | Deve ser planejado com a participação dos clientes alvo que possibilitam os resultados. |
O compromisso com os resultados é opcional. Nem todos fazem avaliações dos resultados posteriores (operação) | O compromisso com os resultados é mandatório; barreiras ao desempenho desejado devem ser identificadas e sanadas. |
O sucesso é medido em termos da qualidade dos eventos. Quase nunca ou excepcionalmente são avaliados os resultados. | O sucesso é medido em termos de melhora do desempenho e impacto nos resultados operacionais. |
A matéria é muito extensa, caso houver interesse em maiores detalhes permaneço à disposição.
Vicente Graceffi, consultor em desenvolvimento pessoal e organizacional. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.