As rápidas mudanças vividas pelo mercado de trabalho nos últimos anos resultaram em diversas transformações que alteraram significativamente as dinâmicas e rotinas dos profissionais de diversas áreas. E a tendência é que esse cenário siga se modificando de maneira acelerada, o que torna as discussões sobre o futuro do trabalho e sobre capacitação de pessoas ainda mais importantes e complexas.

Nesse sentido, pudemos observar um foco maior por parte das empresas em se adequar a essas mudanças por meio do investimento, principalmente, em transformação digital e educação corporativa. Isso porque para apoiar e viabilizar que as companhias adotassem a digitalização de forma efetiva, era preciso ter equipes bem preparadas e com as habilidades necessárias para passar por esse processo de maneira ágil e assertiva.

Porém, agora que a transformação digital deixou de ser um diferencial e virou algo mandatório, as organizações perceberam que precisam ir além para se destacar frente à concorrência e conquistar novos consumidores. Nesse contexto, o conceito de ecossistema digital, que consiste na criação de uma rede de produtos e serviços digitais integrados que interagem entre si e resultam em novas possibilidades e geração de valor para os clientes, voltou a se popularizar como uma estratégia para garantir o sucesso dos negócios – mas também trouxe alguns desafios.

O principal deles é a capacitação das equipes, já que esse processo necessita do envolvimento de diversas frentes e áreas. O primeiro passo para qualificar os colaboradores para esse novo cenário é identificar quais são as principais habilidades digitais cruciais para realizar essa transformação, o que pode incluir conhecimentos como análise de dados, inteligência artificial, segurança cibernética, marketing digital, computação em nuvem e desenvolvimento de software.

Após analisar as lacunas das habilidades existentes, é preciso verificar os recursos disponíveis e quais áreas precisam de uma atenção especial. A partir disso haverá o entendimento de qual tipo de treinamento e qualificação são fundamentais para a efetividade da estratégia.

É importante ter em mente que junto dessas iniciativas é essencial promover ainda uma cultura de aprendizado contínuo dentro dos times, pois é ela que vai manter os profissionais atualizados com as tendências, tecnologias e práticas recomendadas emergentes no ecossistema digital a longo prazo. Além disso, é imprescindível incentivar uma abordagem multidisciplinar para a resolução de problemas por meio do trabalho em equipe e da colaboração entre os diferentes departamentos da empresa.

Por fim, mas não menos importante, outro ponto determinante para o sucesso da capacitação dos times é manter-se ágil, flexível e adaptável, promovendo a experimentação, o desenvolvimento iterativo e a disposição de abraçar a mudança. Como os ecossistemas digitais são dinâmicos e estão em constante progresso, é preciso fornecer suporte e recursos para que as equipes se adaptem às novas tecnologias, às tendências do mercado e às necessidades dos clientes, e naveguem na ambiguidade e nos desafios em constante evolução.

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, embaixador da Reserva e autor do best-seller “Pense Simples”. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.