As 3 competências cruciais para o protagonismo do profissional de recursos humanosO profissional de Recursos Humanos é desafiado todos os dias para atender às demandas da nova economia, e isso traz a oportunidade e a responsabilidade de ser um protagonista dentro das organizações.

Se olharmos pelo retrovisor, teremos um cenário em que esse profissional conduzia o que antes era visto como um departamento burocrático, agora se tornou uma das áreas mais estratégicas e cruciais para o sucesso de qualquer empresa.

RH TopTalks 2023

Nesse caminho, o roteiro para o desenvolvimento de novas competências foi sendo atribuído para gerar maior valor ao negócio e a todos que estão envolvidos para que ele possa acontecer, incluindo alguns conhecimentos subjacentes necessários para que os profissionais de RH apoiem e liderem suas equipes, promovendo efetivamente as transformações necessárias.

Aqui, vamos abordar três competências comportamentais e como, de forma prática, você pode desenvolvê-las para quebrar paradigmas e, de fato, ser um protagonista.

1.) A primeira delas é a mais atemporal de todas: a liderança.

Seus componentes para a nova economia incluem a implantação de uma visão e direção para o RH. O seu papel é o de criar uma encantadora visão e missão que se alinhe com a direção estratégica e cultura organizacional. Analisar o estado atual e prever conscientemente o futuro da área é o que traz a possibilidade de identificar as lacunas para melhorias e agir em conformidade com a cultura, valores, missão e objetivos de negócio.

Nesse processo, a área pode promover uma socialização organizacional, incluindo seus stakeholders na construção de um planejamento de longo prazo que seja ágil e adaptável às mudanças. É uma oportunidade para que você construa sua credibilidade como especialista de RH dentro e fora da organização, promovendo adesão entre as partes interessadas, motivando a equipe e implantando soluções com base em evidências.

2.) A próxima competência é a Prática Ética:

Ela é necessária para manter altos níveis de integridade pessoal e profissional para atuar como um agente que promove valores essenciais, justiça e responsabilidade em toda a organização. É essencial desenvolver uma cultura que incentive os colaboradores a agirem com integridade, promovendo a transparência e a honestidade em todas as áreas da empresa.

Não estamos mais na Era Industrial, estamos em uma nova economia que é mais digital, global, significativa e empreendedora, e utilizar a tecnologia de forma responsável, garantindo que as ferramentas e sistemas de RH sejam usados de maneira ética e transparente, é decisivo.

Dentre as condutas coerentes para esta prática está a consistência entre o que é declarado e como você se comporta em seu dia a dia, e isso inclui ajudar os outros a identificar, entender e lidar com o compromisso ético.

3.) A nossa terceira competência é olhar para a Diversidade, equidade e inclusão.

Sua responsabilidade é criar um ambiente de trabalho no qual todos os indivíduos sejam tratados de forma justa e respeitosa, tenham acesso igual a oportunidades e recursos, tenham um sentimento de pertencimento e usem suas origens e características únicas para contribuir com o sucesso da organização.

Como criar uma cultura de feedback na sua empresa?

Oferecer desenvolvimento profissional, treinamento e orientações sobre diferenças e práticas culturais e de diversidade faz parte das ações que ampliam a consciência de todos dentro da empresa para essas questões.

É importante que esse assunto não seja tratado como uma tendência e sim como uma responsabilidade que vai além da reputação e que envolve ações concretas, e sua tarefa é rever processos de recrutamento e seleção, definir metas claras e mensuráveis de diversidade e apoiar colaboradores pertencentes a grupos sub-representados.

A nova economia requer uma abordagem inovadora e adaptável, enquanto profissional você precisa estar disposto a quebrar paradigmas e adotar novas estratégias para criar um ambiente de trabalho saudável, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo, desenvolvimento de talentos e crescimento sustentável do negócio.

Ao assumir esse papel transformador, o profissional de RH pode se tornar um protagonista e valioso parceiro para a alta liderança.

O RH quebrando paradigmas na nova economia

Por Tiego Vieira, Founder e Consultor em Recursos Humanos Estratégicos na Rethink Consultoria. Mestrando em Administração de Recursos Humanos pela UTH Flórida University e Pós-graduando em Gestão de Organizações do Futuro pela BBI of Chicago. Há 8 anos atuando em Gestão Estratégica.

 

Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 70, “Quais competências não podem mais faltar para um profissional de RH?” com Emanuella Velez, uma das 25 mais influentes vozes do LinkedIn no Brasil. Clique diretamente no app abaixo:

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Capa: Depositphotos