Mão de obra no food service: uma análise de 8 soft skills essenciais.

Falar de habilidades e competências comportamentais acaba sendo um assunto aplicável para várias áreas de negócios, mas quando trazemos à mesa o setor de food service, surge a necessidade de uma pitada a mais de atenção em algumas particularidades do ramo.

É importante destacar que estamos falando de um dos setores que mais gera renda na economia do Brasil.

A indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior do país, representando 10,6% do PIB brasileiro e gerando 1,68 milhão de empregos formais e diretos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (Dados do Balanço Anual em 2021).

Para ser um empreendedor, colaborador, prestador de serviços, fornecedor ou indústria deste ramo é necessário ter o claro entendimento de que grande parte do trabalho acontece enquanto os consumidores se divertem em seus momentos de lazer, ou seja, sábados, domingos e feriados.

Saber disso, demanda uma bela porção de disponibilidade, competência primordial para quem almeja crescer no setor.

Mas antes de pontuar as 8 soft skills fundamentais para mão de obra no food service, também é interessante citar que o avanço tecnológico e as inúmeras plataformas de consumo e experiência dos consumidores têm trazido a necessidade de algumas novas funções até mesmo para operações tradicionais de restaurantes.

Que estão, inclusive, sendo super diferenciais competitivos para quem consegue ter uma equipe com tal qualificação. Dentre elas, podemos citar, Analista de Dados e Analista de Customer Experience.

Durante e após o período mais turbulento da pandemia, ficou nítido o potencial de crescimento e escalabilidade que os negócios de food service têm e o quão necessitam acompanhar a evolução tecnológica que impactam diretamente nas rotinas diárias das pessoas e processos envolvidos no ambiente de trabalho.

Sendo assim, reforçamos ainda mais o objetivo de alinhamento com as 8 soft skills para mão de obra no food service pontuadas abaixo:

1 – Disponibilidade

Conforme já degustado um pouco acima, o setor de food service apresenta uma rotina de trabalho dinâmica.

Por mais planejadas e organizadas que as empresas sejam, existem inúmeros fatores externos imprevisíveis que podem impactar na performance operacional, necessitando de tomada de ação com agilidade.

Por exemplo: um apagão de energia, um dia de chuva, um show que terminou mais tarde do que o previsto. Tudo isso pode ter algum impacto na operação, causando ruptura de produto, perda de conexão ao sistema etc.

As soluções rápidas só são possíveis se houver disponibilidade por parte dos colaboradores.

2 – Adaptabilidade

O quão você é receptivo ao novo?

Às situações adversas?

Ao recomeçar?

Ter essa competência vai te fazer uma pessoa mais leve, capaz de suportar demandas emocionais com maior estabilidade e segurança.

Os últimos anos nos obrigaram a lidar com a aniquilação da zona de conforto e essa é uma característica demasiadamente importante para todos os níveis organizacionais.

3 – Colaboração

Ter a competência de colaboração demonstra o entendimento de valorização do coletivo, humildade, saber que soluções podem surgir a partir de diálogos despretensiosos e que, a despeito das particularidades de cada indivíduo, existe um objetivo em comum.

É importante saber que nas tomadas de decisão nem sempre haverá unanimidade, mas sempre deve-se buscar a unidade.

4 – Comunicação

Essa, apesar de ser bem básica, é difícil de exercitar em grupo. Se comunicar de forma assertiva, usando a escuta, a fala, a linguagem corporal, a empatia e o respeito podem fazer sua carreira dar um salto.

Quando não temos uma boa comunicação interna é pouco provável que tenhamos êxito no relacionamento com o cliente e uma boa percepção de marca perante o mercado.

5 – Hospitalidade

Sabe aquelas pessoas que gostam de receber visitas em casa? Que fazem o possível para agradar e proporcionar conforto e bem estar nos encontros? É essa característica que se faz necessária para um atuante no food service.

Ser um bom acolhedor tanto da equipe quanto dos clientes. Fazer questão de saber se todos estão bem e satisfeitos. Isso eleva o nível de serviço e agrega valor tanto à marca quanto ao profissional.

6 – Agilidade

A jornada do cliente dentro de uma operação de food service costuma ser rápida e acaba gerando uma operação bastante dinâmica com picos de intensidade bem elevados.

Dessa forma, espera-se da equipe de trabalho, uma percepção aguçada do todo, inclusive para antecipação de possíveis gargalos ou problemas. Conseguir se movimentar para estar um passo à frente é uma qualidade super valorizada.

7 – Pontualidade

Essa característica vai para além de chegar no horário. É ter um senso de compromisso com a entrega e com o que foi acordado. Quem é pontual normalmente valoriza o alinhamento de expectativas bem estabelecido e se esforça ao máximo para cumpri-lo.

O descumprimento da pontualidade está entre os principais fatores que geram avaliações negativas para os restaurantes dos aplicativos de delivery.

8 – Trabalhar sob pressão

Poderia ser a primeira soft skill, mas deixamos por último para não assustar e fazer com que você desista da leitura. Mas sim, essa é uma grande realidade do setor.

Os negócios de alimentação funcionam como uma engrenagem onde qualquer peça desencaixada pode desestabilizar toda a operação.

E quando isso acontece, o foco sempre tem que ser primeiro na solução.

Agora o desafio é olhar para si mesmo, fazer uma auto análise e entender como evoluir diante dessas 8 competências essenciais para quem deseja crescer profissionalmente no segmento de food service.

Food service: uma análise de 8 soft skills essenciais

Por Jorge Lima, Co-fundador e Diretor Executivo da plataforma Mundo R, Sócio da Relp! Aceleradora de Restaurantes, Conselheiro da rede de lanchonetes Azilados Casa de Sanduíches, um dos maiores operadores de delivery do Brasil e Mentor em Marketing com foco em planejamento estratégico e construção de marcas.

 

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