O clima de festas de fim de ano envolve as pessoas e renova as esperanças, incentivando a reflexão sobre o que aconteceu e a planejar novos hábitos e objetivos. De acordo com estudo da consultoria de gestão Bain & Company, um colaborador desmotivado pode ser 125% menos produtivo do que aqueles que se sentem engajados e inspirados. Por isso, as empresas podem usar este momento como oportunidade para compartilhar os propósitos e valores corporativos e recarregar as energias para o próximo ano.

Desde a decoração à famosa confraternização com amigo secreto, todas as ações internas para o Natal e fim de ano nas empresas proporcionam momentos importantes para unir os colaboradores com seus familiares e colegas, realizar dinâmicas e trocar presentes. Reúno abaixo algumas dicas para inspirar as campanhas de fim de ano no presencial ou no home office.

1. Decoração
A decoração de Natal e ano novo influencia no quanto os colaboradores vão se envolver nas atividades de fim de ano, pois ela deixa a empresa no clima, mudando aspectos da rotina e ao mesmo tempo motivando a todos.

Para não deixar a decoração de lado no home office, você pode preparar um kit de decoração e guloseimas temáticas para enviar às casas dos colaboradores, assim eles podem decorar o ambiente de trabalho e entrar no clima mesmo à distância.

2. Presentes e Benefícios
Os presentes de fim de ano são uma prática muito comum nas organizações, pois é uma forma de reconhecer a dedicação e empenho dos colaboradores durante os 12 meses.

Dentre as opções estão: conceder recesso entre Natal e Ano Novo, cestas de Natal com guloseimas, bebidas e panetones, ingressos para eventos culturais e sorteios de brindes, ou até mesmo viagens.

3. Natal Solidário
O final do ano sempre é marcado por ações solidárias. Existem muitas opções e maneiras de ajudar, desde arrecadando alimentos, brinquedos, roupas, ou promovendo uma ceia em uma comunidade carente. O importante mesmo é envolver todos os colaboradores na ação.

Além de mudar o final de ano de alguém para melhor, quem se envolve neste tipo de ação, também favorece a si mesmo, com o sentimento de dever cumprido e gratidão renovada. Além disso, quando a organização promove uma ação solidária, o colaborador que apoia este tipo de causa acaba criando conexões muito fortes com a empresa, pois ocorre uma sintonia de valores pessoais e organizacionais.

4. Árvores temáticas
A árvore é um dos mais importantes símbolos natalinos. Por isso, você pode utilizar desta simbologia para desenvolver algumas atividades entre os colaboradores, veja alguns exemplos:

Árvore de Natal da Leitura
Peça que os colaboradores tragam livros para montar uma árvore de natal da leitura. Além de engajá-los para montar em conjunto, a conversa sobre os livros acontecerá naturalmente.

Árvore de Natal de Lembranças
Imprima fotos tiradas durante o ano – dos colaboradores trabalhando, em eventos, atividades e dinâmicas. Juntas com luzes e uma estrela, formam uma linda árvore que também servirá como um mural de lembranças. Mesmo em home office você pode coletar as fotos e montar a árvore virtualmente e divulgar nos meios de comunicação interna.

Árvore de Natal Colaborativa
Esta ação busca envolver todos na decoração da árvore. A empresa disponibiliza a árvore e convida a todos para trazerem enfeites, cartões, luzes, fotos, flores, seja qual for a sua escolha.

5. Desafio de Natal
Para engajar os colaboradores e promover a integração, realize desafios de Natal. Escreva-os em pequenos pedaços de papel e coloque em uma caixinha perto da árvore de Natal. Peça para que cada colaborador retire um desafio e o realize até o final do ano.

Você pode propor que os funcionários enviem cartões de Natal ao time, tragam doces para dividir com os colegas, compartilhem receitas de Natal e até mesmo indiquem seus filmes de Natal favoritos.

6. Confraternização no home office
Para a confraternização você pode organizar um Kit de celebração para enviar a cada colaborador com mini espumante, taça, confetes, doces, panetone e outros itens. A confraternização pode ser realizada por videoconferência com música, jogos online, amigo secreto, premiações e reconhecimentos.

7. Playlist Colaborativa de Natal
Todo ano novas músicas natalinas são lançadas, mas também existem as clássicas que sempre são lembradas. Crie um template especial e peça sugestões de músicas natalinas aos colaboradores e divulgue na TV Corporativa e também nos e-mails. Depois, você ainda pode criar uma playlist nos aplicativos de streaming e utilizá-la para animar a confraternização de fim de ano.

Como realizar ações de Natal e Ano Novo para engajar
Por Rodrigo Cabral, diretor comercial da Progic. Empresário e executivo com mais de 25 anos de experiência profissional em processos de planejamento estratégico, inovação e desenvolvimento de negócios. Possui graduação em Curso de Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia de Produção pela mesma universidade. Possui Certificado Executivo em Strategy and Innovation por MIT Sloan School of Management (2014). Fulbright Fellow e Research Scholar na University of South Florida (USA, 1999-2000).