Comece pelo exemplo. Essa é a provocação que trago hoje pra vocês. 

Uma frase tão simples, mas com um impacto gigantesco no dia a dia e reforça a cultura de uma empresa. 

A primeira coisa que precisa ser feita é ter foco e respeito pelo o que você estampa no site, nas paredes, nos documentos, nas conversas, na entrevista de emprego, nas atitudes em consonância ao que é verdadeiramente praticado no dia a dia. 

Como criar uma cultura de feedback na sua empresa?

A minha inspiração de hoje nasce a partir de um feedback que recebi no meu whatsapp de uma ex colaboradora da empresa:

“ Bom dia Jana, tudo bem?

Quero compartilhar com você um feedback sobre como a cultura da Foregon mudou a minha perspectiva de trabalho e mercado profissional.

Estou em um choque cultural TÃO GRANDE que semana após semana meu terapeuta não aguenta mais essa pauta. Sério.

Do que eu mais sinto falta hoje? Do valor confiar.

Faz pouco mais de 40 dias que sai da empresa e não posso negar que aprendi e descobri muita coisa, mas a forma como as decisões aqui são tomadas e os feedbacks são dados me fazem sentir muita falta da antiga casa.

Só queria dizer que você e o time fizeram uma excelente construção de uma cultura organizacional pautada em valores fortes e sinceros.” 

Garanto que isso não foi responsabilidade apenas de uma área. A empresa inteira precisa compartilhar da crença de que a coisa mais importante a ser feita é atuar pelo exemplo. É algo que precisa fazer parte da cultura.

O processo começa quando orientamos e capacitamos as pessoas, mas o desafio mesmo está no interior de cada um. 

Digo isso porque a conexão nasce quando partilhamos dos mesmos valores e propósitos de onde escolhemos trabalhar, isso precisa ser identificado durante o processo de contratação.

São os valores, as dores, as histórias e a forma de lidar de cada um com situações culturais vivenciadas na empresa que se transformam nas atitudes que cada pessoa externaliza em ações e projetos diariamente.

Veja mais: Por que é tão importante se preocupar com a qualidade dos feedbacks?

Transformar isso em cases, por exemplo, é uma forma de garantir que você está trazendo pessoas que compartilham minimamente dos mesmos princípios da empresa. E não é somente para cargos de liderança, afinal o analista de hoje pode ser o líder amanhã. 

Outro processo cultural essencial é o feedback. Pedir e ouvir, verdadeiramente esses feedbacks.

Mas não pode ser um feedback solto. Ele precisa estar conectado às estratégias da empresa. No nosso caso temos 3 valores no negócio: aprender, confiar e surpreender. Além, de 3 competências que norteiam nossos comportamentos, são elas: adaptabilidade, execução orientada para resultados e ser uma referência no que faz. 

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É necessário dialogar abertamente e ouvir quais são as reais entregas, comportamentos e expectativas. Quanto mais claro estiver, mais fácil será para agir. 

Como humanizar tudo isso? 

Tudo se concretiza quando as pessoas se apropriam da cultura e entendem sua aplicação no trabalho. 

Se você der um google sobre o que é cultura, certamente, terá respostas do tipo: comportamento habitual, rotina, padrões pré estabelecidos, tradições e outras palavras correlatas. 

Para que as pessoas se inspirem e estejam alinhadas com a cultura, um fator primordial é reforçar sua importância constantemente e cadenciar processos e ações que trarão esses comportamentos desejados. 

Lembram da minha primeira frase: Comece pelo exemplo. 

Entendemos que o protagonismo da carreira deve ser de cada um, mas esperamos que os líderes sejam, prioritariamente, disseminadores da cultura influenciando positivamente os comportamentos esperados no dia a dia. 

Ahhh, mas para isso é preciso que todos tenham autonomia para agir. Não adianta apenas saber o que é esperado se não for possível protagonizar.

Então te convido a praticar também. Segue uma lista com exemplos de como podemos estimular e dar autonomia para que cada um possa se conectar com a cultura da empresa: 

  • Engaje curtindo, comentando e compartilhando conteúdos sobre a cultura nas mídias sociais; 
  • Alinhe, influencie e direcione a equipe na mesma direção para os objetivos que precisam ser alcançados; 
  • Tenha diálogos de desenvolvimento constantes e cumpra os processos de 1:1 nos prazos estabelecidos; 
  • Reconheça quando alguém atua em pequenas ou grandes ações que estejam alinhadas com a cultura; 
  • Utilize o mural de celebrações para descrever exemplos práticos e inspirar outros times/pessoas; 
  • Participe dos eventos proporcionados pela empresa. São ótimos momentos para descontrair, conhecer e estabelecer relações com outros colaboradores. 

E nunca é demais lembrar: a sua carreira de amanhã, com certeza, será reflexo dos comportamentos em cima de cada oportunidade e processo de aprendizado que você tem hoje para fazer a diferença.

A sua carreira é reflexo do que faz e nem sempre sobre o que diz!

Por Janaína Peroto, Head de Pessoas da Foregon e responsável pelo case – mais de 12 anos de experiência na área de recursos humanos com passagens por grandes corporações.

 

 

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Capa: Depositphotos