Gestão de competências: a grande aliada do desenvolvimento profissional no ambiente corporativo
Alta performance, engajamento e satisfação com o trabalho realizado. Isso é o que toda equipe gostaria de apresentar para a sua empresa e o que ela espera de seus colaboradores.
Para que isso aconteça, diversas organizações têm buscado ferramentas para realizar um alinhamento de expectativas de ambos os lados e a principal delas é a Gestão de Competências.
É por meio dela que a companhia vai apresentar ao seu time o que espera dele, o que está sendo analisado, o que precisa ser ajustado e até mesmo o que não é necessário no seu cotidiano.
Além disso, ela também contribui para deixar mais visível os requisitos comportamentais necessários para cada função, contribui no planejamento de treinamentos de formação, na atração e retenção de talentos e desenvolvimento das pessoas. Por essa razão, é necessário que exista um mapeamento de competências que esteja alinhado à cultura organizacional.
Uma análise aprofundada dos hábitos, comportamentos, crenças, valores e políticas da empresa são suficientes para deixar claro aos recrutadores e responsáveis pela gestão de pessoas quais características são de suma importância para a realização do trabalho, o que pode ser considerado um diferencial, um motivo de promoção ou de alerta.
Com estas informações em mãos, a companhia deve transmitir os critérios que estão sendo analisados aos seus funcionários, a fim de que eles possam entender o que é esperado deles dentro de suas atribuições e complexidade de cargos.
Isso contribui para que os comportamentos das pessoas da equipe estejam ligados aos objetivos da corporação, potencializando o crescimento e evolução do negócio.
Esse alinhamento de expectativas permite que os profissionais que não partilhem da mesma missão, visão e valores da empresa possam se deslocar para algo que faça mais sentido para eles, e outros que tenham afinidade possam se desenvolver em suas carreiras com maior direcionamento e feedback, e entregar resultados diferenciados.
Como implantar a gestão de competências?
Para começar, o ideal é coletar informações de toda a equipe por meio de entrevistas com o objetivo de entender como os colaboradores percebem as competências e o alinhamento delas com a cultura estratégica da empresa.
Em seguida, é necessário definir cada uma delas que é indispensável para todos os colaboradores, naquelas que são específicas para cada cargo e quais precisam ser potencializadas. Nesse ponto, é preciso também conectar as pessoas à liderança e à estratégia.
Por fim, deve comunicar as competências selecionadas e gerar ações que garantam a compreensão de todos os colaboradores.
Com isso, a empresa vai obter maior compreensão do perfil dos seus colaboradores, melhora na comunicação da equipe, atitudes mais conectadas e direcionadas para a conquista dos objetivos organizacionais e melhor direcionamento para ações estratégicas de treinamento e capacitação.
As companhias precisam se adaptar rapidamente aos contextos de mercado, até para terem mais vantagem competitiva. Por isso, a Gestão de Competências é uma grande aliada para tomar decisões estratégicas da empresa, garantindo que as pessoas estejam aderentes com a cultura organizacional e com as suas entregas.
Esses pontos de destaques norteiam os profissionais na busca do seu desenvolvimento, fomentam o ambiente de feedback, permeiam conversas que os levem a olhar para o seu autodesenvolvimento e para os gestores balisarem se todos estão evoluindo dentro da organização.
E com isso, todos saem ganhando.
Afinal, quem não quer fazer parte de um time de alta performance, com engajamento e satisfação?
Por Allessandra Canuto, especialista em temas comportamentais e gestão da cultura e Valéria Oliveira, especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura.
Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 70, “Quais competências não podem mais faltar para um profissional de RH?” com Emanuella Velez, uma das 25 mais influentes vozes do LinkedIn no Brasil. Clique diretamente no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais: