O mercado global de transformação digital deverá crescer 16,5% a cada ano e atingir um valor total de US$ 1 trilhão em cinco anos. Esse é um número bastante impressionante e mostra o quão importante é a digitalização para empresas de todos os tamanhos.
De acordo com o Gartner, os gastos com TI chegarão a US$ 4,5 trilhões até o final do ano, o que representa um aumento de 3% em relação a 2021. E a pandemia de Covid-19 serviu como catalisador para a transformação digital em quase todos os principais setores.
Além disso, tecnologias emergentes – como 5G, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) – já estão desempenhando um papel significativo na formação do nosso futuro. Então, como exatamente a digitalização beneficia seus negócios? Aqui estão algumas áreas-chave que podem fazer toda a diferença.
1. Maior eficiência e produtividade
A tecnologia sempre foi um impulsionador da eficiência. E com o cenário digital em constante mudança, é mais importante do que nunca que as empresas garantam que seus sistemas e processos sejam projetados para permitir que os funcionários trabalhem de maneira mais inteligente e eficiente.
Adotar a tecnologia mais recente, como nuvem, dispositivos móveis, big data e análises, pode ajudar as empresas a alcançar níveis mais altos de eficiência e produtividade. Além disso, algumas organizações estão usando IA e aprendizado de máquina para automatizar e dimensionar tarefas e processos de negócios com uso intensivo de dados.
2. Melhor gerenciamento de recursos
É vital ter os recursos certos em um mercado competitivo. As empresas precisam maximizar suas soluções para um crescimento ideal, desde capital e mão de obra até fornecedores e estoques. A computação em nuvem foi amplamente adotada para oferecer suporte ao compartilhamento de recursos entre diferentes departamentos das organizações do ponto de vista de TI.
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A nuvem também permite que as empresas paguem apenas pelos recursos de que precisam, tornando-a uma opção acessível.
Além disso, a Internet das Coisas (IoT) está ajudando as empresas a rastrear seus recursos quase em tempo real, dando-lhes maior visibilidade de como estão sendo usados e onde são necessárias melhorias.
As empresas de desenvolvimento de IoT têm desenvolvido plataformas que podem gerenciar e monitorar recursos em todos os setores, tornando mais fácil do que nunca para as empresas obterem o máximo de seus recursos.
3. Mais resiliência e agilidade
O mundo está mudando rapidamente e as empresas precisam se adaptar às novas condições do mercado. Para fazer isso, eles precisam de sistemas e processos que sejam ágeis e responsivos.
A tecnologia é um facilitador para a agilidade dos negócios. As empresas podem alavancar novas tecnologias como IoT e blockchain para desenvolver ecossistemas de negócios altamente resilientes.
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O Blockchain, por exemplo, está ajudando as empresas a otimizar suas cadeias de suprimentos e gerenciar as informações com mais eficiência.
4. Melhor presença digital
Para ter sucesso na era digital de hoje, as empresas precisam ter uma forte presença online. Isso significa ter um site bem projetado e ser fácil de navegar, ativo nas plataformas de mídia social e interagir com os clientes online.
Ter uma presença digital sólida ajuda as empresas a gerar leads, melhorar as conversões e fortalecer o reconhecimento da marca entre os consumidores. No entanto, elas devem integrar o digital em sua estratégia geral de marketing, em vez de vê-lo como uma iniciativa isolada.
5. Melhoria no envolvimento do cliente
Vivemos em um ambiente de negócios altamente competitivo e saturado. Para se destacar, as empresas precisam se envolver com seus clientes de forma significativa. A tecnologia pode ajudar as empresas a fazer isso, fornecendo-lhes as ferramentas para entender as necessidades e desejos de seus clientes.
A análise de dados e a IA, por exemplo, podem ser usadas para criar perfis de clientes, que podem ser usados para fornecer experiências personalizadas.
As empresas também podem usar as mídias sociais para interagir com os clientes, fornecendo conteúdo valioso e respondendo às suas perguntas. Além disso, elas podem usar chatbots para oferecer suporte 24 horas por dia.
6. Maior capacidade de resposta às necessidades do negócio
O mercado está em constante evolução e as empresas precisam garantir que possam acompanhar. Atualmente, as principais empresas implantam sistemas de TI com flexibilidade e escalabilidade integradas, o que lhes permite permanecer ágeis e responder rapidamente às necessidades de negócios emergentes.
As organizações precisam investir em seu roteiro de tecnologia para determinar sua capacidade de permanecer competitivas agora e no futuro.
Além disso, as empresas também estão adotando tecnologias baseadas em IA para realizar tarefas repetitivas, liberando os funcionários para se concentrarem em trabalhos mais valiosos que exigem inteligência humana.
Sem contar os chatbots, que podem ajudar os funcionários humanos a fornecer atendimento ao cliente de alta qualidade.
7. Maior inovação, criatividade e colaboração
A colaboração é a chave para o sucesso de uma empresa. Para inovação e criação de novos produtos, as empresas precisam da criatividade e colaboração de seus funcionários.
Os funcionários de hoje são muito mais experientes em tecnologia do que as gerações anteriores e esperam usá-las em seu trabalho.
Novas tecnologias como IoT e IA ajudam as empresas a descobrir novas formas de negócios. Por exemplo, os bots baseados em IA podem encontrar conhecimento oculto nos dados e transformá-lo em insights de negócios acionáveis.
Essas organizações orientadas por insights podem tomar decisões mais inteligentes e identificar novos fluxos de receita.
8. Tempo de comercialização mais rápido
As empresas precisam levar produtos e serviços ao mercado mais rápido do que nunca. Os clientes são expostos a milhares de mensagens de marketing todos os dias, portanto, elas precisam se destacar da multidão.
O mercado de hoje está cheio de startups inovadoras que buscam romper com os modelos de negócios tradicionais. As empresas precisam ser capazes de detectar ameaças e oportunidades emergentes desde o início, e levar produtos ao mercado mais rapidamente do que a concorrência é crucial para se manter à frente.
Para desenvolver e implantar rapidamente novas tecnologias, as empresas precisam de habilidades de transformação digital em toda a sua base de funcionários.
A implementação de uma estratégia digital holística em toda a empresa garante que todas as funções de negócios, desde o gerenciamento de P&D até as vendas, trabalhem juntas para atingir o objetivo comum de um tempo de lançamento no mercado mais rápido.
9. Maior oportunidade de receita
As tecnologias digitais podem aumentar a receita de uma empresa, ajudando-a a alcançar novos mercados e clientes. Por exemplo, as organizações podem usar a análise de big data para identificar novas oportunidades de mercado e segmentos de clientes em potencial.
Eles também podem usar técnicas de marketing orientadas por dados, como análise preditiva, para criar campanhas de marketing direcionadas.
10. Maior transparência e visibilidade
Para tomar decisões informadas e oportunas, as empresas precisam de informações precisas e atualizadas. A falta de transparência pode fazer com que as empresas fiquem para trás da concorrência.
Para acompanhar as últimas tendências, as companhias precisam ver o que está acontecendo em seu setor e base de clientes.
As tecnologias digitais podem ajudar as empresas a aumentar a transparência operacional, fornecendo uma única fonte de verdade que todas as funções podem acessar e confiar.
Isso permite uma melhor tomada de decisão, processos de negócios mais eficazes e uma cultura geral da empresa mais robusta.
Benefícios
Os benefícios da digitalização são inúmeros e podem ser aplicados a empresas de todos os tamanhos. As organizações podem melhorar sua competitividade, aumentar a receita e se tornar mais eficientes adotando tecnologias digitais.
Para colher plenamente os benefícios da digitalização, no entanto, as empresas precisam ter uma estratégia clara e garantir que todos os funcionários estejam de acordo com as mudanças.
Por Marcelo Carreira, vice-presidente Go-To-Market América Latina da Access.
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