Dia Mundial da Saúde: o poder das emoções no ambiente corporativo. O Dia Mundial da Saúde (7/4) abrange tanto o bem-estar físico quanto o mental. Sentimentos como generosidade, solidariedade e gratidão são essenciais para promover uma saúde integral. No entanto, a correria do cotidiano e as múltiplas demandas no ambiente de trabalho frequentemente afetam o desempenho e a produtividade dos indivíduos.

É fundamental reconhecer que as emoções desempenham um papel significativo no ambiente corporativo. A capacidade de lidar com elas é um componente essencial da inteligência emocional, que, por sua vez, pode ser aprimorada por meio da prática e do autoconhecimento.

De acordo com um levantamento realizado pelo PageGroup (empresa de recrutamento), as habilidades comportamentais mais valorizadas pelos líderes no Brasil são:

  • inteligência emocional, com 42,9%;
  • trabalho em equipe, com 38,4%; e
  • comunicação assertiva, com 31,1%.

Embora desenvolver a inteligência emocional possa exigir tempo e esforço, os benefícios são significativos. Indivíduos com alta inteligência emocional geralmente desfrutam de relacionamentos mais satisfatórios, são mais eficazes em seus trabalhos e experimentam melhor saúde mental e bem-estar geral.

Um artigo divulgado pela Universidade de Harvard cita vários estudos que relacionam explosões de fúria recorrentes à atividade anormal da serotonina, um neurotransmissor associado à regulação do humor e da sensação de prazer.

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Pesquisas recentes também têm vinculado sentimentos positivos a uma maior produção de oxitocina, conhecida como o ‘hormônio do amor’, que é liberada em grandes quantidades durante situações como abraços, o parto e a amamentação,  podendo aumentar a confiança das pessoas. Além da oxitocina, a produção de dopamina pode induzir a sensação de motivação e reduzir os níveis de estresse.

Como coach e especialista na área comportamental, reconheço o protagonismo das emoções em nossas relações e sua influência em diversos aspectos de nossas vidas, tanto pessoais quanto profissionais. Os sentimentos desempenham um papel fundamental em nosso organismo e saúde, impactando diversos aspectos de nossa existência

Acredito que o verdadeiro poder reside naqueles que dominam o que sentem, uma habilidade intrinsecamente ligada à saúde mental. É fundamental termos controle sobre nossos desejos para evitar sermos dominados por hábitos, atitudes ou paixões desenfreadas.

O autocontrole emocional é essencial para reconhecer e gerenciar nossa vida, mesmo sob intensas situações de estresse. Vivemos em uma era onde as pessoas estão frequentemente cansadas e sobrecarregadas, especialmente no ambiente de trabalho. Nesse contexto, o autocontrole emocional se torna uma ferramenta poderosa, tanto para lidar consigo mesmo quanto com os outros.

Se não conseguimos controlar nossas atitudes diante de uma situação complexa, nossa capacidade mental e racional fica comprometida. Diante disso, é importante destacar algumas emoções que podem influenciar positivamente o ambiente de trabalho:

  • Resiliência: saber agir no estresse e pressão no trabalho;
  • Satisfação no trabalho: ser grato por mais um dia contribui para uma melhor performance;
  • Relacionamentos interpessoais: manter a sinergia e a parceria em busca dos objetivos;
  • Comunicação eficaz: a clareza na comunicação não apenas evita mal-entendidos, mas também promove uma comunicação mais clara e colaborativa;
  • Autoconsciência: compreender as próprias emoções, pensamentos e comportamentos. 

Tudo isso tem um impacto significativo no clima organizacional, contribuindo para o aprimoramento da empatia e da saúde mental dos colaboradores. As empresas podem desempenhar um papel fundamental ao promover programas de bem-estar, oferecer treinamentos e disponibilizar apoio psicológico.

No entanto, é essencial que os colaboradores também busquem ativamente o desenvolvimento de sua inteligência emocional, pois isso é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional.

Emoções no trabalho: Dia Mundial da Saúde

Por Francislaine Maciel, Gerente de Produtos do Cebrac. Neuropedagoga, Gestora Educacional e Editorial com especialização em Pedagogia Empresarial. Designer instrucional. Personal e Professional Coach especialista em Psicologia Positiva pela Sbcoaching, Analista comportamental. Apaixonada por Educação e Desenvolvimento de pessoas.

 

Ouça o episódio 168 do RHPraVocê Cast, “Há espaço para emoções no ambiente de trabalho?”. Por que é tão difícil – até mesmo um tabu – falar sobre emoções no ambiente de trabalho? Elas fazem parte de cada nuance da jornada corporativa, afinal, a felicidade e a tristeza, por exemplo, podem ser variáveis que impactam consideravelmente o engajamento, a produtividade e, consequentemente, as finanças do negócio.

Mas como administrá-las? Qual é o papel do líder e do RH em relação às emoções? Para deixar claro que o assunto deve, sim, entrar em pauta nas organizações, o RH Pra Você Cast de hoje conta com uma dupla da Coppead/UFRJ: Paula Chimenti, Professora e Coordenadora do Centro de Estudos em Estratégia e Inovação; e Fernanda Souza, doutoranda e pesquisadora. Confira clicando abaixo:

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