Se eu pedir para você citar, por exemplo, um banco e uma marca de cosméticos ou de limpeza, você precisaria pensar por alguns instantes na resposta ou de bate-pronto já tem o nome de algumas empresas na ponta da língua? Se você respondeu a segunda opção e, de quebra, algumas companhias vieram de imediato à sua cabeça, significa que elas estão obtendo êxito no trabalho de lembrança de marca.

Como o próprio nome diz, o conceito se refere ao quanto marcas dos mais variados segmentos conseguem ser rapidamente recordadas e associadas pelo consumidor. A lembrança de marca normalmente é espontânea ou estimulada – neste caso, quando há um trabalho de curto, médio ou longo prazo desenvolvido para que o público-alvo passe a reconhecê-la.

Por que a lembrança de marca é tão importante?

Praticamente nenhum segmento está isento de alta competitividade. São raras as ocasiões em que as empresas são únicas na entrega de soluções que atendam o público-alvo. Podem até se destacar e estar à frente dos concorrentes, mas dificilmente estarão sozinhas.

Por conta disso, um trabalho focado não só na prestação dos serviços, mas também no desenvolvimento da lembrança de marca é um diferencial atrativo. Mais do que fazer com que o público saiba o seu nome, as práticas adotadas, a identidade visual e os valores estabelecidos também são fundamentais para o fortalecimento da credibilidade e para que ações de lembrança estimulada possam também dar espaço à lembrança espontânea.

Hoje, com as ferramentas digitais, as organizações têm um leque maior de opções para construir uma linguagem que popularize sua marca. Além, claro, da exposição de práticas internas e externas positivas, elas podem investir em campanhas nas redes sociais – usando a criatividade e a linguagem de cada uma delas –, apostar em e-mails marketing, campanhas no Google, participação em eventos, lives, podcasts e muito mais. 

Top of Mind (de RH)

Qual é o momento em que você sabe que a lembrança de marca chegou ao patamar mais alto? Quando ela atinge o patamar de Top of Mind. Ser uma marca ‘top’ significa conectar do nome ao logotipo, dos valores aos serviços e produtos oferecidos, e ser autoridade na lembrança do consumidor.

A marca Top of Mind se torna a primeira opção quando o público se refere a um segmento específico. Como consequência, a marca reforça sua credibilidade e larga na frente da concorrência. Em uma métrica ainda mais alta, as marcas substituem nomes de produtos – eu sei muito bem por qual nome vocês chamam a lâmina de barbear e a esponja de aço.

Obter sucesso nessa caminhada exige atenção, respeito e compreender o consumidor, o mercado e o social. Para medir o quanto a sua marca avançou neste caminho, diversas empresas realizam premiações ‘top of mind’ destinadas a segmentos específicos, como é o caso do Top of Mind de RH.

O Top é o principal prêmio do setor de Recursos Humanos no Brasil. Com a votação pautada pela lembrança de marca da comunidade de RH, o evento contempla as empresas fornecedoras, as companhias com as melhores práticas do mercado e os profissionais que fazem o RH crescer cada vez mais. Ser uma empresa ou profissional Top of Mind de RH significa ter a certeza de que um trabalho de qualidade e que realmente traz resultados à Gestão de Pessoas está sendo desenvolvido.

Além disso, o Top of Mind de RH conta com diferenciais importantes. Todos os eleitos passam a integrar a edição anual do guia Os Eleitos, a referência para os RHs buscarem os melhores fornecedores. Além disso, os indicados participam do TopRH Sync, evento que traz palestras temáticas nas quais o Top5 de cada uma das categorias compartilha ideias, insights e experiências. Buscar ser uma empresa Top of Mind de RH não só é a consolidação da lembrança de marca, como garante que o negócio estará em evidência durante toda a premiação.

Não deixe de fazer parte da maior comunidade de RH do país. Participe do Top of Mind de RH, deixe o seu voto na primeira fase do prêmio em http://votetopofmindderh.com.br/. Os votos serão computados até o próximo dia 3 de abril.