Elegância e etiqueta para as festas de final de ano das empresas. Logo mais estaremos no mês de Dezembro, com diversas festas em comemoração ao final do ano, aos resultados das empresas e até mesmo em encontros entre amigos e família. E sempre fica aquela dúvida de como devemos nos comportar nestes eventos corporativos e comemorativos, não é mesmo?

É claro que será superinteressante se a empresa puder ter uma confraternização presencial com os colaboradores, para comemorarem as conquistas e se prepararem para os novos desafios que virão no próximo ano, mas bem sabemos que muitos funcionários estão em diversas localidades e a participação de todos nem sempre é possível. Neste caso, um encontro virtual também é muito válido, o importante é a comemoração e reconhecimento de tudo de bom que aconteceu!

Você é convidado? Não deixe de participar, mesmo que seja por um tempo menor, caso tenha outros compromissos. Esse é um ótimo momento para criar maior proximidade com colegas de trabalho, gestores e até mesmo estreitar relações com quem ainda não conhece. Por se tratar de um evento corporativo também é uma boa oportunidade de Networking e maior integração entre as pessoas, especialmente, caso a empresa tenha o regime de trabalho home office ou híbrido.

Seja uma comemoração simples ou mais requintada, um almoço ou a troca de presentes de amigo secreto, o que vale é a socialização, conversar sobre assuntos diversos saindo dos temas profissionais e aproveitar este acontecimento para trocar ideias diferentes das que normalmente temos nos dias de trabalho e conhecermos um pouco mais sobre o outro. 

Embora seja um evento e clima mais descontraído é essencial seguir algumas orientações para que não haja excessos e nem situações constrangedoras, pois estes momentos são uma extensão do ambiente corporativo para algo mais casual e as pessoas podem se sentir mais à vontade e se esquecerem de que, apesar de ser uma confraternização, os convidados são colegas de trabalho e, geralmente, condutas inadequadas são observadas e não é uma boa para sua imagem profissional.

Atualmente a maioria das empresas estão muito mais informais, desconsideram regras rígidas de dresscode e estão muito mais abertas a comportamentos e apresentação pessoal com mais casualidade, no entanto, usar o bom senso na forma de se comportar e de se vestir, sempre irá manter sua Marca Pessoal destacada positivamente. 

Seguem algumas recomendações sobre como aproveitar bem esse momento de descontração e comemoração:

  • Festa na empresa é diferente de festa entre amigos e familiares, importante manter a postura profissional;
  • Procure evitar assuntos polêmicos, tristes, fofocas… aproveite o momento para conversas mais leves;
  • Evite exagerar nas bebidas alcoólicas e alterne bebendo água também;
  • Leve um acompanhante somente se for acordado anteriormente com os responsáveis pelo evento;
  • Fuja da tentação de “abrir o coração” para colegas e chefes, dizendo verdades fora de hora;
  • Não canse os colegas e gestores com selfies intermináveis e atenção ao postar fotos de outras pessoas em suas redes sociais, o ideal é avisar a pessoa sobre a publicação antes de postar;
  • Se houver Amigo Secreto, fique dentro do limite de gastos estipulado, inclusive se o presenteado for o chefe;
  • Mais adequado é não dar presentes muito pessoais como roupas ou menos ainda lingeries;
  • Tenha atenção com relação ao look vai usar, considere o local, horário, nível de formalidade, para escolher o look mais adequado. Apesar de ser uma ocasião mais casual, é bom seguir o bom senso na escolha das peças, a festa pode até ser em uma balada, mas nossa presença é para socializar e não azarar (deixe a paquera para outros locais rs);
  • Se a festa for um jantar ou almoço, não chegue mais de meia hora depois do horário estipulado;
  • É muito gentil dividir os lugares disponíveis para que todos possam se sentar em algum momnto e não ficar conversando por muito tempo em volta da mesa quando tem gente querendo se servir;
  • Procure circular e conhecer novos contatos e não ficar muito tempo conversando somente com uma pessoa, afinal, ela também pode querer ter novos conhecidos.

Aproveite com charme e elegância estes eventos de diversão e integração com os colegas. Comemore as vitórias e se prepare para entrar com o pé direito no novo ano que está para chegar, novas oportunidades, desafios e que venham grandes possibilidades e prosperidade!

Tem outras recomendações de Etiqueta para os eventos corporativos de final de ano? Conta pra gente! 

Agradeço a leitura do artigo!

Um abraço =)

Elegância e etiqueta para as festas de final de ano

Por Priscila Avelar, CEO da Prisence Consultoria de RH – Imagem Pessoal e Profissional. Consultoria de imagem pessoal e profissional, para apoio a profissionais que desejam alcançar um novo patamar em sua carreira. Para empresas, desenvolvendo a marca pessoal e profissional dos colaboradores para que possam sempre estarem atentos ao autocuidado, aprimorarem sua autoconfiança, transmitam credibilidade e a imagem que a empresa também deseja comunicar, além do alcance de melhores resultados e relacionamentos saudáveis.

Ouça o episódio 168 do RHPraVocê Cast, “Há espaço para emoções no ambiente de trabalho?”. Por que é tão difícil – até mesmo um tabu – falar sobre emoções no ambiente de trabalho? Elas fazem parte de cada nuance da jornada corporativa, afinal, a felicidade e a tristeza, por exemplo, podem ser variáveis que impactam consideravelmente o engajamento, a produtividade e, consequentemente, as finanças do negócio.

Mas como administrá-las? Qual é o papel do líder e do RH em relação às emoções? Para deixar claro que o assunto deve, sim, entrar em pauta nas organizações, o RH Pra Você Cast de hoje conta com uma dupla da Coppead/UFRJ: Paula Chimenti, Professora e Coordenadora do Centro de Estudos em Estratégia e Inovação; e Fernanda Souza, doutoranda e pesquisadora. Confira clicando abaixo:

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Capa: Depositphotos