O tempo com a família é tão valorizado quanto o desempenho no trabalho!

O que significa valorizar a família?

Em datas comemorativas voltadas a essa Instituição, como o Dia dos Pais, a questão surge. No mundo de hoje, a vida em família, às vezes, compete com o trabalho. No passado ser aquela pessoa que fornecia os meios para a convivência confortável da família era o suficiente em detrimento de sua presença. 

Pesquisa Infojobs

Para algumas pessoas, fazer essa separação é muito complicado, principalmente com o modelo de trabalho em home office, que torna difícil de distinguir o horário de início e fim de jornada. Isso faz com que muitas pessoas trabalhem para além do que deveriam, e, por causa disso, acabam abrindo mão de passar tempo com a família.

Nos últimos anos, não tem sido incomum ouvir histórias de profissionais que negligenciaram tempo de qualidade com a família para se dedicar apenas ao trabalho, esperando atingir um grande resultado; mas o custo disso acaba sendo muito alto para a saúde, tanto física quanto mental. 

No passado, a vida era mais voltada à atividade intelectual e ao tempo livre, inclusive para atividades espirituais. Segundo estudo feito pela Workmonitor, empresa de recrutamento e seleção, 61% dos profissionais ouvidos não abrem mão de conforto em favor do trabalho, ou seja, as prioridades estão mudando na vida das pessoas.

Não precisa escolher entre se dedicar ao trabalho e ser um profissional de sucesso. Poder dedicar mais tempo à família não precisa mais ser uma escolha. As obrigações, dentro do grupo familiar, vão além de prover os meios para o bem-estar, a presença, principalmente paterna, passou a ser muito valorizada.

RH TopTalks cobertura

Para conseguir separar a vida profissional da pessoal é importante não levar trabalho para casa, pois as pessoas são mais do que seus crachás, com a facilidade de acesso às mensagens do trabalho, pela caixa de e-mail e telefone, o gatilho de verificar novas mensagens é muito grande, por isso estabeleça prioridades com sua família da mesma forma que faz no trabalho, se você tem horário para entrar e sair, faça o mesmo em casa, estipule horas de descanso para que possam passar tempo juntos, mas claro, respeite o combinado que fez com você mesmo.

Estabelecer um tempo de descanso não significa que falar do trabalho é proibido, na verdade é importante expor para o círculo familiar o que tem acontecido para que eles ajustem o nível de exigência de sua participação na vida do grupo, mas essa conversa não deve ser usada para justificar o excesso de trabalho e a falta de tempo constante com essas pessoas. 

O trabalho não é mais visto como o centro da vida, mas um fragmento. Socialmente, as pessoas estão mais interessadas nas experiências que podem ter fora desse lugar, além de estarem conscientes da importância de manter uma vida ativa fora do trabalho.

Como se dedicar ao trabalho sem perder o contato familiar?

Por Maicon Paiva, Especialista em Comportamento do Espaço Recomeçar.

 

 

Ouça o episódio 151 do RH Pra Você Cast, “Chegou o momento de você ser egoísta com a sua carreira“. Ao que a palavra egoísmo te remete? Orgulho? Presunção? Falta de altruísmo? Por mais que seja habitual entendê-la como algo negativo, para o mentor de carreiras e autor do livro “Seja Egoísta com a sua Carreira”, Luciano Santos, a palavra pode não apenas ser ressignificada, como também pode ser a condutora para uma carreira feliz e de sucesso.

Nesse episódio do RH Pra Você Cast, Santos aborda fatores-chave para o desenvolvimento de uma carreira saudável, na qual o olhar para si próprio se manifesta como um diferencial para superar obstáculos que nos travam no dia a dia corporativo. Confira:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos