Olímpiadas X Disciplina Financeira: Conheça as 5 dicas que inspiraram os atletas a conquistarem seus sonhos

Com a chegada das olimpíadas, todos nós acompanhamos as histórias de dedicação e superação dos atletas que os levaram a conquista de medalhas. E posso dizer que nas finanças não é diferente. São milhares de desafios, mas só se obtém os objetivos se por meio da disciplina e equilíbrio a longo prazo.

Todas as vezes que acompanho os jogos olímpicos, presto atenção nos aprendizados e superações, e dessa edição tenho duas reflexões sobre disciplina financeira:

1- Qualquer conquista demanda planejamento e disciplina;

2- Como as nossas finanças fazem parte dos nossos sonhos. Então, talvez se a gente tivesse uma relação mais saudável com as nossas finanças, poderia ser um caminho para nossas conquistas e não uma barreira.

A partir de todo conhecimento vindo das pesquisas e relatos de clientes, entendo que a falta de informação e de autoconhecimento estão entre as principais razões do endividamento e da dificuldade em lidar com as finanças. Por mais que existam inúmeras ferramentas para auxiliar a população, a mudança do comportamento continua sendo um desafio.

Portanto, ter uma relação saudável com o dinheiro leva ao bem-estar financeiro, que é o objetivo final da educação financeira e pode ser definido como um estado de espírito em que a pessoa tem controle sobre as finanças do dia a dia e mês a mês. Além disso, tem a capacidade de absorver um choque financeiro, e a liberdade financeira para fazer as escolhas que permitem aproveitar a vida.

Planejamento e treino

As trajetórias dos principais medalhistas do Brasil mostraram dentre tantas outras lições de vida que cuidar das finanças pessoais é um passo importante para realização de um grande sonho, seja uma medalha olímpica, um carro ou uma viagem.

Aqui no Brasil temos muitos outros atletas talentosos, mas que por questões financeiras acabam não tendo oportunidade de brilhar. Ao longo de minha carreira, venho percebendo que muitas vezes as pessoas não seguem seu propósito de vida por conta da indisciplina financeira, e por isso, acabam abrindo mão de seus sonhos, justamente por não sobrar dinheiro no final do mês.

E para as pessoas que desejam iniciar trilhar o caminho do bem-estar financeiro, compartilho as 5 principais dicas para se obter disciplina financeira em prol dos sonhos:

  1. Planeje um estilo de vida alinhado com seus valores pessoais e sua realidade financeira, encontre formas para garantir qualidade de vida sem comprometer suas finanças pessoais;
  2. Preste atenção nas suas emoções, autoconhecimento é muito importante, pois sem ele raramente conseguimos promover as mudanças comportamentais necessárias para ter os resultados necessários;
  3. Tenha objetivos e escolha os caminhos para atingi-los, guardar dinheiro por guardar é muito mais difícil do que ter disciplina para realizar um sonho pessoal ou de uma pessoa querida;
  4. Faça um orçamento familiar, seu saldo bancário ou seu patrimônio é o resultado de uma série de escolhas que quando feitas em conjunto e com antecedência trazem melhores resultados;
  5. Controle suas finanças diariamente, dinheiro é um recurso limitado, como suas 24 horas por dia, portanto, demanda organização. Lembre-se que nossas atitudes no presente trarão resultados no futuro, se positivos ou negativos, dependerá de você.

Olímpiadas X Disciplina Financeira: dicas que inspiraram os atletas

 

Por Rebeca Toyama, fundadora da ACI. Especialista em educação corporativa, carreira e bem-estar financeiro. Possui formações em administração, marketing e tecnologia. Especialista e mestranda em psicologia. Atua há 20 anos como coach, mentora, palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado de psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), da Universidade Fenabrave e do Instituto Filantropia.