A cultura de feedback transforma colaboradores em profissionais cinco estrelas. Em qualquer empresa o tipo de capital mais importante é o humano, principalmente se tratando do mercado criativo, onde as grandes ideias surgem de pessoas, por isso o feedback é uma prática fundamental, e que deve ser institucionalizada.
Servindo para avaliação de desempenho e desenvolvimento de um profissional, pois qualquer empresa que deseja crescer deve investir em seus funcionários, pois quanto mais capacitados maior serão os projetos neles confiados, impactando na melhora da entrega e rendimento.
O feedback, apesar de ser realizado em uma conversa individual, é uma que prática faz parte da cultura da empresa, onde os colaboradores se sentem seguros em seus cargos, sabendo que as funções exercidas fazem sentido, aumentando a sensação de pertencimento do grupo e motivação para continuarem evoluindo, dessa forma a empresa evita perder colaboradores para concorrentes.
Segundo dados da Office Vibes, plataforma de crescimento de negócios, a taxa de demissão em empresas que realizam feedbacks constantes cai 14,9%.
Com a cultura de feedback, o ambiente colaborativo se torna mais saudável, pois colaboradores e gestores abrem um canal de comunicação livre para expor a visão de todos. Em uma empresa onde a criatividade é o pilar para que as coisas aconteçam, contar com um programa de avaliação é fundamental.
Diversas organizações querem obter os benefícios de uma cultura de feedback estabelecida, mas ao tentar implementar essa prática esbarram em algumas dificuldades, entre elas estão:
Falta de constância: O feedback é o resultado de um processo de evolução, por isso é importante que seja feito sempre no mesmo espaço de tempo para que as mudanças sejam percebidas;
Confundir feedback do time com individual: O Feedback individual e de grupo são diferentes, mas algumas empresas erram ao acreditar que avaliando o grupo também estão se referindo aos indivíduos, mas não é bem assim, pois cada profissional trabalha de uma forma diferente, inclusive na mesma área, por isso vale olhar para uma pessoa por vez, e avaliar não somente a técnica, mas o comportamento;
Falas generalistas: Feedback eficiente é aquele que quando a conversa termina deixa claro para o profissional quais são os pontos positivos e a melhorar, discursos genéricos que não apresentam um caminho claro do que o profissional deve buscar pode não ajudá-lo;
Não preparar os funcionários para o feedback: Pessoas lidam de maneira diferente com críticas, sejam negativas ou construtivas, por isso é importante saber como preparar os membros da equipe para ouvir o que os gestores têm a dizer, principalmente no caso de empresas que estão começando a estabelecer o feedback como parte da cultura.
Veja mais: Por que é tão importante se preocupar com a qualidade dos feedbacks?
Para ter uma cultura de feedback, é necessário alinhar os perfis dos profissionais com os valores e metas da empresa. Segundo pesquisa realizada em 2022, pela Thought Exchange, empresa que fornece insights para líderes globais, 79% dos entrevistados disseram valorizar a existência de um gestor que se preocupa tanto com desenvolvimento pessoal como seu desenvolvimento profissional. Para ajudar nessa etapa tenho algumas dicas:
- Avalie os líderes: Para que a cultura de feedback seja horizontal, os colaboradores devem ter a possibilidade de avaliar os líderes, dessa forma eles sentem que podem contar com um espaço seguro para expor o que pensam sem serem prejudicados, além dessa prática equalizar as relações humanas, ir para além da hierarquia da empresa;
- Seja claro sobre qual sistema de avaliação: Ouvir críticas construtivas fica mais fácil quando os colaboradores sabem qual é o sistema de avaliação usado pela empresa, inclusive no momento de saber onde precisam melhorar, fazer uma devolutiva profissional sem esse conhecimento prévio faz parecer que as questões levantadas são arbitrárias;
- Indique o caminho que pode ser traçado para a evolução: Se a empresa espera que as pessoas evoluam, é preciso ajudar os colaboradores a encontrar o melhor caminho para corrigirem os pontos negativos;
- Não tenha pressa: Algumas empresas têm equipes muito grandes e por isso recorrem a realização de feedbacks com tempo definido, fazer isso prejudica a conversa, pois torna o diálogo raso e apressado, quando na verdade deve ser algo feito com atenção e no tempo necessário;
- Equilibre críticas e elogios: Para essa conversa é importante saber equilibrar pontos negativos e positivos, exagerar em um dos lados pode passar a impressão errada ao colaborador.
Em nossa empresa realizamos feedbacks em períodos constantes, sempre conversando de forma clara e esperando o melhor um dos outros, e por consequência isso leva a nossa agência a continuar participando de projetos cada vez mais incríveis.
Por Letícia Schiavon, Gerente de operações na Box Ideias – Agência de Marketing e Tecnologia.
Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 92, “Como fortalecer a cultura organizacional em modelos flexíveis de trabalho?” com Bianca Carmignani, Head de Recursos Humanos da Nespresso no Brasil e Daniela Gartner, Sr Human Resources Director LATAM at NTT Ltd. Clique no app abaixo:
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