A cultura de feedback transforma colaboradores em profissionais cinco estrelas. Em qualquer empresa o tipo de capital mais importante é o humano, principalmente se tratando do mercado criativo, onde as grandes ideias surgem de pessoas, por isso o feedback é uma prática fundamental, e que deve ser institucionalizada.

Servindo para  avaliação de desempenho e desenvolvimento de um profissional, pois qualquer empresa que deseja crescer deve investir em seus funcionários, pois quanto mais capacitados maior serão os projetos neles confiados, impactando na melhora da entrega e rendimento.

RH TopTalks 2023

O feedback, apesar de ser realizado em uma conversa individual, é uma que prática faz parte da cultura da empresa, onde os colaboradores se sentem seguros em seus cargos, sabendo que as funções exercidas fazem sentido, aumentando a sensação de pertencimento do grupo e motivação para continuarem evoluindo, dessa forma a empresa evita perder colaboradores para concorrentes.

Segundo dados da Office Vibes, plataforma de crescimento de negócios, a taxa de demissão em empresas que realizam feedbacks constantes cai 14,9%.

Com a cultura de feedback, o ambiente colaborativo se torna mais saudável, pois colaboradores e gestores abrem um canal de comunicação livre para expor a visão de todos. Em uma empresa onde a criatividade é o pilar para que as coisas aconteçam, contar com um programa de avaliação é fundamental. 

Como criar uma cultura de feedback na sua empresa?

Diversas organizações querem obter os benefícios de uma cultura de feedback estabelecida, mas ao tentar implementar essa prática esbarram em algumas dificuldades, entre elas estão:

Falta de constância: O feedback é o resultado de um processo de evolução, por isso é importante que seja feito sempre no mesmo espaço de tempo para que as mudanças sejam percebidas;

Confundir feedback do time com individual: O Feedback individual e de grupo são diferentes, mas algumas empresas erram ao acreditar que avaliando o grupo também estão se referindo aos indivíduos, mas não é bem assim, pois cada profissional trabalha de uma forma diferente, inclusive na mesma área, por isso vale olhar para uma pessoa por vez, e avaliar não somente a técnica, mas o comportamento;

Falas generalistas: Feedback eficiente é aquele que quando a conversa termina deixa claro para o profissional quais são os pontos positivos e a melhorar, discursos genéricos que não apresentam um caminho claro do que o profissional deve buscar pode não ajudá-lo;

Não preparar os funcionários para o feedback: Pessoas lidam de maneira diferente com críticas, sejam negativas ou construtivas, por isso é importante saber como preparar os membros da equipe para ouvir o que os gestores têm a dizer, principalmente no caso de empresas que estão começando a estabelecer o feedback como parte da cultura.

Veja mais: Por que é tão importante se preocupar com a qualidade dos feedbacks?

 Para ter uma cultura de feedback, é necessário alinhar os perfis dos profissionais com os valores e metas da empresa. Segundo pesquisa realizada em 2022, pela Thought Exchange, empresa que fornece insights para líderes globais, 79% dos entrevistados disseram valorizar a existência de um gestor que se preocupa tanto com desenvolvimento pessoal como seu desenvolvimento profissional. Para ajudar nessa etapa tenho algumas dicas:

  1. Avalie os líderes: Para que a cultura de feedback seja horizontal, os colaboradores devem ter a possibilidade de avaliar os líderes, dessa forma eles sentem que podem contar com um espaço seguro para expor o que pensam sem serem prejudicados, além dessa prática equalizar as relações humanas, ir para além da hierarquia da empresa;
  1. Seja claro sobre qual sistema de avaliação: Ouvir críticas construtivas fica mais fácil quando os colaboradores sabem qual é o sistema de avaliação usado pela empresa, inclusive no momento de saber onde precisam melhorar, fazer uma devolutiva profissional sem esse conhecimento prévio faz parecer que as questões levantadas são arbitrárias;
  1. Indique o caminho que pode ser traçado para a evolução: Se a empresa espera que as pessoas evoluam, é preciso ajudar os colaboradores a encontrar o melhor caminho para corrigirem os pontos negativos;
  1. Não tenha pressa: Algumas empresas têm equipes muito grandes e por isso recorrem a realização de feedbacks com tempo definido, fazer isso prejudica a conversa, pois torna o diálogo raso e apressado, quando na verdade deve ser algo feito com atenção e no tempo necessário;
  1. Equilibre críticas e elogios: Para essa conversa é importante saber equilibrar pontos negativos e positivos, exagerar em um dos lados pode passar a impressão errada ao colaborador.

Em nossa empresa realizamos feedbacks em períodos constantes, sempre conversando de forma clara e esperando o melhor um dos outros, e por consequência isso leva a nossa agência a continuar participando de projetos cada vez mais incríveis. 

Como criar uma cultura de feedback na sua empresa?

Por Letícia Schiavon, Gerente de operações na Box Ideias – Agência de Marketing e Tecnologia.

 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 92, “Como fortalecer a cultura organizacional em modelos flexíveis de trabalho?” com Bianca Carmignani, Head de Recursos Humanos da Nespresso no Brasil e Daniela Gartner, Sr Human Resources Director LATAM at NTT Ltd. Clique no app abaixo:

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Capa: Depositphotos