Ter um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Essa é uma das principais razões que faz com que um colaborador se sinta feliz na posição que ocupa dentro de uma empresa. Pelo menos esse é o sentimento e a realidade de 80% dos 387 brasileiros entrevistados pela Robert Half para a composição da 23ª edição do ICRH.

Aliás, nos últimos anos, graças às mudanças que o mercado corporativo vem passando, criar uma jornada mais equilibrada de employee experience, e que possa garantir um desenvolvimento profissional encantador, tem sido uma das tarefas mais importantes e desafiadoras dos gestores de RH.

Já faz um tempo que apenas salários atrativos não são mais suficientes para encantar candidatos e aqueles que já estão “dentro de casa”.

A questão da realização e qualidade de vida está cada vez mais explícita. Recentemente, um levantamento da Harvard Business Review, mostrou que 66% das pessoas querem um emprego que traga mais realização para suas vidas. Além disso, uma pesquisa da LHH sobre o futuro do trabalho, realizada em 25 países, apontou que dos 34.200 colaboradores, 39% desejam ter mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

O mesmo estudo revelou que 41% dos entrevistados listaram as férias anuais e o descanso como uma necessidade indispensável para o bem-estar e saúde mental. Além disso, recentemente, realizamos uma pesquisa em nosso Linkedin e Instagram, e de alguns parceiros.

O resultado foi que mais de 70% das pessoas, que são colaboradoras de diversas empresas, sinalizaram que preferem o benefício de viagens ao invés de outros benefícios.

Isso reforça ainda mais que o desejo dessas pessoas, agora, é ter experiências positivas durante o expediente e orgulho da organização em que trabalha. Sendo assim, fazer parte de uma empresa que se preocupa genuinamente com a saúde e o bem-estar dos colaboradores também tem sido uma busca comum.

Felizmente, tenho visto muitos resultados de sucesso em organizações que estão capacitando as lideranças a praticarem a gestão humanizada, oferecendo atividades mais atrativas ao time. Desses gestores, também têm sido cobrado liderar pelo exemplo e, nesse caso, prezam pelo próprio bem-estar para inspirar a equipe a fazer o mesmo.

No entanto, algumas lideranças ainda apresentam resistência. Neste ponto, entendo que na hora de elaborar um plano de atração e encantamento inovador, muitas companhias esbarram em questões financeiras, acreditando que somente um aumento de salário é o suficiente para reter os talentos.

Mas é preciso entender que não há prosperidade nos negócios sem que o time tenha profissionais engajados, criativos e colaborativos. São talentos como esses que elevam a qualidade das entregas e o resultado dos negócios, sem dúvidas. E neste ponto, se o colaborador estiver infeliz ou insatisfeito, ele tende a render menos.

Sendo assim, é muito importante frisar que as iniciativas diferenciadas são importantes neste novo cenário corporativo, em que as pessoas estão buscando mais qualidade de vida durante a jornada de trabalho.

E se isso tem sido um fator decisivo na carreira, se torna indispensável para os gestores despertar e destacar mais a importância dessas ações nas empresas. A tarefa pode parecer difícil, mas não é impossível.

Qualidade de vida é um fator decisivo na carreira

Por Bruno Carone, CEO do Férias & Co.

 

 

Ouça o episódio 151 do RH Pra Você Cast, “Chegou o momento de você ser egoísta com a sua carreira“. Ao que a palavra egoísmo te remete? Orgulho? Presunção? Falta de altruísmo? Por mais que seja habitual entendê-la como algo negativo, para o mentor de carreiras e autor do livro “Seja Egoísta com a sua Carreira”, Luciano Santos, a palavra pode não apenas ser ressignificada, como também pode ser a condutora para uma carreira feliz e de sucesso.

Nesse episódio do RH Pra Você Cast, Santos aborda fatores-chave para o desenvolvimento de uma carreira saudável, na qual o olhar para si próprio se manifesta como um diferencial para superar obstáculos que nos travam no dia a dia corporativo. Confira:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos