Muitas empresas aproveitam o mês de julho para realizar avaliações de meio de ano com seus times. O momento não poderia ser melhor: em seis meses, já é possível saber quais metas traçadas em janeiro fazem sentido e estão evoluindo e quais precisam ser repensadas para fechar o ano com chave de ouro – ou uma promoção, ou um aumento, ou uma nova oportunidade seja na sua própria ou em outra área.

É claro que objetivos e KPIs são importantes, mas o essencial é entender que essa é uma oportunidade para crescimento e reflexão sobre tudo o que foi construído até aqui e sobre o que você, como profissional, quer daqui para frente. Mais do que isso, você deve pensar nesse processo como um momento estratégico e valioso para a sua carreira.

RH TopTalks cobertura

Ao longo dos meus 26 anos de carreira, já participei de muitas avaliações de meio de ano, seja como quem recebe feedback, como quem passa feedback ou como quem idealiza e implementa ciclos de avaliação.

Esses momentos sempre me ajudaram a me conhecer melhor como profissional, entender para onde queria ir e traçar próximos passos que seguem me levando ao meu destino final.

Segundo uma pesquisa da Falconi, 64% das empresas brasileiras têm um processo formal de gestão de performance. A Ingredion faz parte desse time e conta com os processos de avaliações e feedbacks para materializar a cultura da empresa, que empodera e incentiva as pessoas a tomarem as rédeas das suas carreiras, sendo vocais sobre onde querem chegar. Eu aprendi ao longo desses anos que, para ir longe, algumas dicas são muito importantes:

Autoavaliação sincera
Tenha um encontro honesto consigo mesmo. Avalie suas metas, as conquistas e as pedras no caminho. Encare suas dificuldades, afinal, todos nós as temos. Elas não são uma derrota, mas sim sinais de onde devemos melhorar. Se preciso, peça ajuda!

Feedback é amigo
Esteja aberto a ouvir os bons e os não tão bons feedbacks. Eles são sua bússola de desenvolvimento. Lembre-se: ninguém acerta sempre e é no erro que encontramos a chance de evoluir.

Metas possíveis
Sonhar alto é bom, mas metas inatingíveis podem ser uma armadilha. Redefina objetivos que te desafiem, mas que estejam no seu controle. Lembre-se: grandes vitórias são construídas por pequenos passos bem planejados.

Veja mais: Dinheiro ou carreira, o que vem primeiro?

Avaliar criticamente suas metas e objetivos nessa época do ano é um passo valioso para a construção de seu sucesso.

Use sabiamente as ferramentas disponíveis, seja gentil consigo mesmo e lembre-se que cada pequena ação, mesmo que não pareça muito, é um passo adiante na sua jornada e deve ser celebrada.

Avaliação de meio de ano: três dicas para uma guinada na carreira

Por Viviane Gaspari, VP de Recursos Humanos América do Norte e América do Sul da Ingredion, empresa líder mundial em de soluções para ingredientes.

 

Ouça o episódio 150 do RH Pra Você Cast, “Dar feedback ainda é um desafio para as empresas?“. “Preciso te dar um feedback”. Essa palavrinha, que já nos apropriamos há tempos do inglês, para muitos, ainda causa certo frio na barriga. Mas, em qualquer relação e, claro, incluindo o universo corporativo, o seu princípio é um só: o de evoluir. Segundo o nosso convidado de hoje do RH Pra Você Cast, Bernardo Leite Moreira, Consultor e Especialista em feedback, é necessário que ele seja protagonista. O que mudou nos processos de feedback? Há um momento certo para ele? Falamos sobre tudo isso no episódio de hoje. Acompanhe clicando no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos