O líder como catalisador: 7 dicas de como engajar seus colaboradores! A liderança catalisadora potencializa uma equipe. Você já deve ter ouvido: “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”. Essa é uma frase que se encaixa perfeitamente nas ações de um líder, é a partir de suas atitudes que os colaboradores se inspiram e entendem o propósito de seu trabalho, e apoiam o crescimento da empresa.

Uma organização que conta com uma gestão de pessoas bem estruturada é capaz de criar um ambiente motivador e reter resultados incríveis. Para isso, a liderança é parte fundamental para desenvolver um time que se espelhe em suas motivações. De acordo com a pesquisa da consultoria Robert Half, 89% das companhias reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores.

A liderança catalisadora encoraja os funcionários a despertarem o melhor de si, estabelece responsabilidades, coordena e transforma a estratégia em ação, no que resulta em um ambiente de trabalho mais amistoso.

Pesquisa Infojobs

Um líder catalisador se preocupa com o desenvolvimento e aprimoramento de seus liderados, com o entendimento de que o sucesso de cada um deles significa mais do que um objetivo pessoal, tratando-se de um estilo de vida dentro ou fora do trabalho.

Como se percebe, um líder catalítico é o responsável por manter o funcionamento dos processos de trabalho com produtividade e motivação. Ainda segundo a pesquisa da consultoria Robert Half, 94% dos profissionais entrevistados dizem que a satisfação no trabalho é influenciada pela atuação dos líderes.

De certo modo, vivemos mais no trabalho do que em casa, nada melhor do que unir o relacionamento saudável e a motivação. Uma análise feita pela Fhinck (empresa de software), a partir de uma base que reúne 8 mil profissionais de grandes empresas que atuam no Brasil, mostrou que a jornada média de trabalho do brasileiro aumentou, bem como o tempo de atividade digital e a quantidade de reuniões.

RH TopTalks cobertura

A jornada de trabalho, por sua vez, passou de 60 horas semanais, um acréscimo de 6,7%, e a quantidade de reuniões aumentou 20%, mesma porcentagem de aumento detectado em comunicação escrita (envio de e-mails e chats corporativos).

Neste sentido, trabalhar com felicidade é um dos motivos que melhoram o nosso desempenho, e ter ao nosso redor pessoas que agregam valor sejam emocionais, sociais, intelectuais nos permite viver um dia mais leve. Ter uma liderança catalisadora na sua empresa acarreta em um clima saudável e alegre.

Pensando nisso, cito 7 práticas para uma liderança catalisadora:

1 – Instigar os colaboradores a reflexão a partir de perguntas;

2 – Fornecer feedback periodicamente;

3 – Solicitar ideias da equipe para solucionar um problema;

4 – Incentivar a independência no pensar, sentir e agir;

5 – Ter mentalidade centrada na equipe, para treiná-los;

6 – Orientar o time, em vez de determinar uma tarefa;

7 – Engajar seus liderados por meio de interações, dinâmicas e treinamentos.

Em nossa empresa, adotamos práticas baseadas na autogestão e autonomia, onde as equipes dizem como se sentem; definem metas em conjunto; possuem crachá da empresa personalizado com foto quando criança e adulto; entre outros.

Tudo isso é movido por um propósito forte de mostrar o impacto e a importância que uma pequena empresa tem para a sociedade, e que a nossa cultura organizacional é o reflexo do nosso sucesso.

O líder como catalisador 7 dicas de como engajar seus colaboradores!

Por Rafael Somera, CEO da Solutudo.

 

 

Ouça o episódio 150 do RH Pra Você Cast, “Dar feedback ainda é um desafio para as empresas?“. “Preciso te dar um feedback”. Essa palavrinha, que já nos apropriamos há tempos do inglês, para muitos, ainda causa certo frio na barriga. Mas, em qualquer relação e, claro, incluindo o universo corporativo, o seu princípio é um só: o de evoluir. Segundo o nosso convidado de hoje do RH Pra Você Cast, Bernardo Leite Moreira, Consultor e Especialista em feedback, é necessário que ele seja protagonista. O que mudou nos processos de feedback? Há um momento certo para ele? Falamos sobre tudo isso no episódio de hoje. Acompanhe clicando no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube