Como atrair talentos? A resposta para essa pergunta é uma pedra no sapato para muitas organizações. Encantar e reter os melhores profissionais para cada vaga é um jogo com muitas regras e competidores. Qualquer movimento mal calculado pode jogar fora os esforços empregados anteriormente.

Ser bem-sucedido no recrutamento de talentos requer estratégias de marketing, employer branding, um funil de recrutamento bem desenhado e muita empatia. Contudo, são poucos os processos de R&S que sabem como usar esse tipo de munição na guerra por talentos.

Se você não quer ficar para trás nessa competição, não deixe de conferir as etapas de ação que podem otimizar o seu processo de R&S. Leia atentamente às dicas e planeje a execução de todos os estágios propostos. Prepare a sua organização para chamar a atenção dos melhores profissionais!

10 dicas para atrair talentos na sua empresa

Não é segredo que recrutar e reter talentos é fundamental para o sucesso de uma organização. Afinal, uma organização é tão forte quanto o talento coletivo das pessoas que ali trabalham. Mas atrair e reter os melhores está se tornando uma tarefa cada vez mais intrincada.

Segundo levantamento da consultoria PwC, contratar profissionais qualificados está mais difícil no atual cenário do que antes da pandemia. A guerra por talentos ficou ainda mais acirrada para 52% dos CEOs brasileiros e para 62% dos líderes globais.

Eles apontam o déficit de pessoal qualificado e mudanças nas competências necessárias para exercer os novos trabalhos como os principais motivadores desse apagão profissional.

Tenha os melhores talentos nas vagas certas

Como já mencionado, não será fácil minerar dados e encontrar a pessoa certa para a vaga de sua organização, mas há caminhos que podem te levar a atrair e reter talentos com poucos recursos. Quer saber como? Veja os conselhos que separamos:

1 – Crie um pipeline de talentos passivos

Nem sempre é fácil encontrar um talento ativo. Portanto, a sua estratégia de recrutamento deve incluir os candidatos passivos. Só porque um indivíduo talentoso não está batendo à sua porta não significa que ele não deva saber mais sobre sua organização. 

Encontre maneiras de construir relacionamentos com candidatos passivos antes que eles considerem procurar uma nova posição. Para fazer isso, desenhe os objetivos de carreira do candidato ideal, saiba o que os motiva e, em seguida, forneça uma imagem clara de como sua carreira pode prosperar em sua organização.

2 – Seja ativo nas mídias sociais

Para atrair os candidatos passivos, você precisa elaborar uma boa estratégia de marketing de recrutamento que passa por ativações nas redes sociais.

Forneça conteúdo de valor nas plataformas em que esses talentos frequentam. Mostre o quanto a sua organização valoriza as pessoas, sejam elas colaboradoras ou consumidoras. Com uma boa estratégia de marca empregadora nas redes sociais, provavelmente, você acumulará bons currículos nas vagas abertas pela organização.

3 – Anuncie o que torna a organização única

Para diferenciar a sua marca empregada da concorrência, mostre o que torna sua cultura especial e única. Uma das maneiras mais autênticas de apresentar isso para os candidatos é dar a palavra àqueles que melhor conhecem a organização: os funcionários.

Seja por meio de depoimentos em vídeo ou por frases impactantes com fotos, deixe os colaboradores de sua organização guiarem os demais candidatos por um tour informal ao DNA da empresa. Só de fazer isso a sua organização já avançará algumas casas no jogo do recrutamento.

4 – Destaque-se

As pessoas querem trabalhar (e fazer negócios) com empresas reconhecidas por suas boas práticas trabalhistas. Ganhar reconhecimento de empregador confiável de terceiros, como um prêmio Great Place to Work, é uma indicação de que seus funcionários acreditam em sua organização, de que as pessoas que trabalham nela sentem que são parte do negócio.

Receber esse tipo de premiação também é uma excelente maneira de fortalecer sua marca empregadora, o que é útil para atrair e manter os melhores talentos.

5 – Planeje um programa de indicação de funcionários

O programa de indicação de funcionários é uma ótima estratégia de recrutamento no qual a empresa incentiva os atuais colaboradores, por meio de recompensas, a indicar candidatos qualificados para vagas em suas organizações.

Seus trabalhadores entendem o tipo de candidatos que você precisa contratar, afinal eles conhecem como a cultura da empresa funciona na prática. Consequentemente, isso torna as indicações de funcionários uma ferramenta de recrutamento mais assertiva, resultando em redução de custos no recrutamento, menor rotatividade e contratações mais rápidas.

6 – Invista em uma força de trabalho plural

Ter colaboradores de distintas raças, credos, idades e gêneros espalhados por todos os níveis da organização é algo que os melhores talentos apreciam.

Como empregador, é importante que você mostre a diversidade e o multiculturalismo em sua organização. As empresas que incentivam a pluralidade no local de trabalho inspiram seus colaboradores a realizar entregar além do solicitado, gerando mais lucro às organizações. 

7 – Torne o processo de inscrição rápido

Nada faz um potencial contratado ir embora mais rápido do que um complicado processo de candidatura a um emprego. É só se colocar na posição do candidato:  imagine ficar mais do que 20 minutos respondendo a perguntas que, provavelmente, já estão respondidas no seu currículo. Não é nada prático, certo?

Os melhores candidatos certamente não vão querer trabalhar numa empresa que não preza pela otimização de seu tempo. Além disso, um processo de contratação longo e demorado também pode prejudicar a imagem da sua marca empregadora, pois muitos candidatos relatam a experiência ruim que tiveram nas mídias sociais.

8 – Organize um open house

Que tal abrir as portas da sua organização para potenciais novos candidatos? Permita que os profissionais experimentem sua organização de perto e pessoalmente, organizando um evento open house. Na oportunidade, além dos candidatos conhecerem o ambiente físico da organização, eles poderão também trocar experiências com pessoas que trabalham na empresa.

Em tempos de trabalho remoto, é possível também realizar uma versão virtual do evento, com um tour digital pela empresa e chats com os colaboradores.

9 – Crie uma ótima experiência para os candidatos

O processo de atração de talentos para grandes empresas vai além da inscrição ou da entrevista em si. É essencial dar aos candidatos uma visão positiva da sua empresa durante todo o processo, incluindo contratação e integração.

Uma experiência positiva garante que sua organização atenda às expectativas e pode levar a avaliações positivas em sites de recomendação, como o Glassdoor.

10 – Considerações que devem estar no radar do recrutador

Além de todas as dicas aqui elencadas, há outras considerações clássicas para recrutar talentos, dentre elas:

  • ofereça um bom pacote de remuneração e benefícios;
  • deixe claro quais são as oportunidades de desenvolvimento do profissional na organização;
  • anuncie quais são os incentivos de treinamento e desenvolvimento de novas habilidades;
  • ofereça benefícios não monetários que objetivem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
  • divulgue quais são os principais desafios que o novo contratado irá enfrentar.

Se você quer melhorar o seu processo de contratação, continue sua leitura com um guia completo de Recrutamento e Seleção!