A TCS, empresa global de consultoria e soluções em TI, foi reconhecida como marca empregadora e conquistou o primeiro lugar na América Latina no ranking Top Employer 2024, do Top Employers Institute. Em nível regional, a organização conquistou a certificação Top Employer pelo décimo ano consecutivo, reforçando a sua posição de expertise para operar com mais de 27.000 associados na América Latina, representando 45 nacionalidades diferentes em 8 países e 17 cidades. 

“Estamos orgulhosos de mais uma vez sermos reconhecidos pelo Top Employers Institute. Este prêmio é o resultado de nossos esforços em nível global, regional e nacional de cada país. Somos uma empresa que tem demonstrado seu compromisso com a diversidade e o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos associados. Continuaremos a trabalhar para manter esses altos padrões e permanecer líderes no setor de talentos”, afirmou Carlos Renato Sposito, Diretor de RH da TCS Brasil.

A conquista dessa certificação torna-se ainda mais relevante em um ambiente no qual a busca e captação de talentos no setor de Tecnologia da Informação (TI) têm se tornado desafios críticos para as empresas no Brasil e no mundo.

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, 75% das empresas planejam adotar tecnologias como big data, Cloud e Inteligência Artificial nos próximos cinco anos, o que levará a um aumento da demanda por talentos especializados. A crescente demanda tecnológica, a rápida aceleração da transformação digital dos negócios pós-pandemia e a escassez de talentos resultam em um cenário desafiador.

Diante disso, a TCS desenvolveu estratégias de gestão de talentos para enfrentar esses desafios e emergir como líderes, definindo as principais tendências para o futuro do trabalho, como compartilha Sposito:

Gerando e retendo talentos diversos

Em resposta à crescente demanda tecnológica e à escassez de desenvolvimento de talentos em áreas como Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, a TCS oferece programas como Ignite my Future, GoIT e Early Talent Program. Essas iniciativas se concentram em empoderar as mulheres, preencher a lacuna tecnológica e preparar jovens para essas carreiras, contribuindo para um ecossistema tecnológico inclusivo.

Compromisso com a Inovação Empresarial

A TCS promove a colaboração entre empresas, sistemas educacionais e governo. A educação deve adaptar-se às demandas tecnológicas atuais, oferecendo programas relevantes. As empresas devem investir na capacitação dos funcionários e colaborar com as instituições acadêmicas na elaboração de programas. O governo pode facilitar a criação de incentivos fiscais e políticas que impulsionem o investimento em tecnologia e a retenção de talentos.

Contribuição para o Desenvolvimento Econômico e Emprego de Qualidade

A TCS reconhece a importância da criação de empregos no setor de tecnologia, pois oferece oportunidades de alta qualidade e bem remuneradas. É fundamental incluir setores vulneráveis em programas de capacitação que possibilitem o acesso a esses empregos.

Desenvolvimento de habilidades na era da inteligência artificial (IA)

Em meio à evolução tecnológica, a TCS enfatiza a necessidade de desenvolver habilidades humanas únicas na era da inteligência artificial, como comunicação eficaz, liderança e adaptabilidade. Essas habilidades são fundamentais em um ambiente de negócios em constante mudança.

Reskilling e Upskilling como chaves para o futuro

O aprendizado contínuo é crucial na era digital. Essas práticas promovem a adaptabilidade dos funcionários às mudanças do setor e promovem a sustentabilidade do trabalho, prevenindo a obsolescência de habilidades. Funcionários bem treinados não só beneficiam seu próprio crescimento profissional, mas também contribuem significativamente para a produtividade e a inovação dentro das organizações.

O programa Top Employers Institute certifica as organizações com base na participação e nos resultados da Pesquisa de Melhores Práticas de RH. A pesquisa abrange seis verticais de RH que consistem em 20 tópicos, incluindo estratégia de pessoas, ambiente de trabalho, aquisição de talentos, aprendizagem, diversidade, equidade e inclusão, bem-estar e muito mais.

Capa: Por Sanjay Rawat

Por Redação