Apesar do avanço da vacinação contra a Covid-19, que culminou com a queda da média diária de mortes por conta do coronavírus no Brasil, todo cuidado é pouco no que diz respeito à prevenção. Nos últimos dias, a taxa de transmissão voltou a aumentar em alguns municípios do país, o que fez com que a preocupação e os debates referentes à retomada ao trabalho ganhassem força mais uma vez. Por conta disso, muitas empresas seguem firmes no ritmo de acompanhamento e cuidado para assim garantir o mínimo possível de riscos, como é o caso da Braskem.
A produtora de resinas termoplásticas passou por uma transformação durante o ano de 2020 por conta do impacto que a pandemia trouxe à operação em suas 40 fábricas ao redor do mundo. Para manter a segurança dos colaboradores presenciais, a organização adotou cuidados além dos tradicionais. A partir do uso da nuvem Azure e do Power Platform, plataforma de desenvolvimento de aplicativos, a companhia pôde reestruturar o formato de colaboração, além de monitorar casos suspeitos e confirmados de Covid. Atualmente, com o retorno gradual das atividades presenciais nos escritórios, a companhia adicionou a inserção de informações sobre a vacinação entre seus funcionários – uma vez que a imunização completa é um pré-requisito para o acesso aos ambientes empresariais.
O uso da digitalização para monitorar a saúde do quadro de profissionais teve início em março do ano passado. Para aprimorar a captura, consolidação, monitoramento e documentação dos casos de Covid-19 entre os times, as áreas de tecnologia da informação e de saúde se uniram para a construção de um aplicativo de automonitoramento para os funcionários tanto das unidades industriais, quanto dos escritórios do Brasil.
“Quando a pandemia começou, cada área da companhia passou a adotar suas próprias maneiras de automonitoramento dos colaboradores, o que se mostrou um grande desafio para a gestão dos casos. Assim, vimos a necessidade de otimizar esse processo com a integração de controle em um aplicativo”, diz Alessandro Tomazela, CIO da Braskem.
Foi então que, para tornar o processo mais tecnológico e eficiente, a companhia desenvolveu um app com o Power Apps, plataforma de desenvolvimento de aplicativos de baixo código, e que possui integração com o Power BI para armazenamento e a leitura dos dados de infecção; bem como com serviços de nuvem de Azure. Ainda, o aplicativo é integrado ao Microsoft Teams, plataforma de colaboração, com o qual é disponibilizado um chatbot para facilitar a inserção dos sintomas e do status de vacinação dos funcionários diariamente. Com a solução, foi possível otimizar o acompanhamento médico pelas equipes de saúde.
Após a coleta dos dados, o app consegue alertar os médicos locais e os gestores responsáveis automaticamente, caso seja identificado um caso suspeito ou confirmado da Covid-19, além de permitir que a equipe médica, integrantes do comitê da Covid e os responsáveis regionais da Braskem também visualizem a curva de contaminação da doença, a localização dos casos, status de infecção e licenças médicas. Ao todo, estima-se que sejam realizadas cerca de 3.500 autodeclarações diariamente.
Veja mais: Inovação e tecnologia aliadas ao RH
“Em um momento desafiador, a Braskem soube utilizar a tecnologia para habilitar resiliência e zelar pelo bem-estar dos seus colaboradores. Neste processo, a nuvem e as plataformas de desenvolvimento de baixo código (low code/no code) foram essenciais para a otimização do processo de desenvolvimento e para a rápida adaptação dos times”, comenta Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil.
Planejamento Tecnológico
Para Fernandes, soluções como a da Braskem tem potencial não somente para oferecer apoio e controle durante a pandemia, como também chegam para integrar em definitivo o pós-pandemia e o futuro do trabalho. O executivo da Microsoft explica que, com o auxílio do Power Apps, é possível criar soluções que não somente monitorem a saúde, mas outros fatores importantes para RHs e lideranças, como satisfação.
“O primeiro passo é sempre compreender onde podemos melhorar em termos de gestão de pessoas e aplicar a tecnologia como uma facilitadora destes processos, trazendo mais bem-estar no dia a dia de trabalho. Além da possibilidade das empresas criarem suas próprias aplicações de acordo com suas necessidades, a Microsoft vem desenvolvendo soluções para apoiar o trabalho híbrido, como o Microsoft Viva, que é a nossa primeira plataforma de experiência do funcionário e por meio dela conseguimos ajudar os colaboradores de diversas empresas a aprenderem, crescerem e serem bem-sucedidos, tendo como alicerce os recursos de produtividade e colaboração do Teams e do Microsoft 365 para unificar as experiências em quatro áreas-chave: engajamento, bem-estar, aprendizagem e conhecimento”, salienta.
Fernandes ressalta que a solução aplicada na Braskem facilita que profissionais que não são especialistas em códigos de programação também possam criar aplicações. Por conta do desenvolvimento low code e no code, o processo de melhoria e aprimoramento da aplicação é democrático.
“Assim, conseguimos mostrar como a tecnologia é flexível e pode ser aplicada em diversos cenários, inclusive quando se trata de gerenciamento de negócios e da segurança das pessoas no ambiente empresarial. O caso de uso da tecnologia pela Braskem é um exemplo substancial do potencial das ferramentas, podendo ser utilizado como base por outros clientes”, elucida o VP de Enterprise Business da Microsoft.
Veja mais: Tecnologia pode diminuir casos de Burnout, ansiedade e depressão
Saúde é prioridade na Braskem
De acordo com Kricia Galvão, Diretora de Pessoas e Organização na Braskem, conscientizar a respeito dos cuidados durante a pandemia foi e continua sendo um dos principais pilares na promoção de um ambiente que preza pela saúde e pelo bem-estar. Segundo ela, desde o início da fase pandêmica houve um forte trabalho interno de comunicação para informar sobre ações de saúde individual e coletiva.
“Entre as ações estão protocolos de prevenção implementados, o programa “Cuidando da gente” que visa desenvolver consciência e bem-estar no aspecto físico, emocional e social e campanhas de natureza educacional que promovem acompanhamento bastante próximo entre os líderes e suas equipes.”
Além disso, a companhia não abriu brechas para flexibilizar as ações de prevenção, mantendo à risca a determinação de normas de segurança. “Iniciamos um plano de retorno seguro e voluntário de pessoas que atuam nos nossos escritórios e plantas no Brasil, vinculados ao critério de vacinação individual. Adicionalmente temos mantido as recomendações de uso da máscara, distanciamento social e demais cuidados importantes neste momento. Esses protocolos estão sendo constantemente atualizados na medida em que a situação de segurança sanitária no Brasil evolui e atingimos o número máximo de vacinação de pessoas nas nossas unidades”, pontua.
Kricia destaca, ainda, que a pandemia foi um momento de quebra de paradigmas e reflexões sobre mudanças no modelo de trabalho da companhia. A Braskem, inclusive, desenvolveu o programa Novas Formas de Trabalhar, que a diretora explica ser uma iniciativa que “estabelece modelos de trabalho, ampliando a flexibilidade iniciada em 2018 e reforçando os valores da companhia por meio do protagonismo e da relação de confiança com que atuamos juntos aos nossos funcionários”. O programa é dividido em modelos de trabalho, de acordo com os critérios de natureza das atividades, requisitos legais e disponibilidade de ferramentas para realização de trabalho presencial híbrido e flex office.
Veja mais: O futuro do espaço de trabalho no mundo pós-Covid
Retorno seguro ao escritório
A Braskem também desenvolveu o aplicativo Check In de Retorno que consiste em um checklist para que a empresa entenda a situação de saúde e favorabilidade para o retorno ao trabalho, e para que os líderes e a área de recursos humanos possam aprovar o retorno presencial dos funcionários.
Além disso, para organizar a retomada presencial dos colaboradores de forma segura, mantendo o distanciamento social e os protocolos indicados pelas autoridades de saúde, a Braskem criou o aplicativo Reserva de Mesa que será utilizado em alguns escritórios da companhia. Com ele será possível reservar o posto de trabalho – uma vez que as mesas funcionarão como rotativas e não fixas para cada funcionário. Ainda, o app permite à gestão controlar o percentual de pessoas nos escritórios para que não seja ultrapassado o limite de 30% da capacidade, de acordo com a primeira fase do plano de retomada da empresa.
Veja mais: Retomada aos escritórios gera debate sobre mobilidade urbana
“Essas soluções são essenciais para estarmos cientes do estado de saúde dos colaboradores, identificarmos quais deles são favoráveis a voltar ao trabalho presencial e gerenciarmos o acesso nos nossos ambientes físicos de acordo com os protocolos sanitários, o que nos possibilita um planejamento do retorno de forma segura e responsável”, finaliza Alessandro Tomazela.
Foto – Fábrica Braskem – Braskem / divulgação
Por Bruno Piai