Embora muitos se digam humildes, em diversas vezes a prática mostra o contrário. A necessidade de ser reconhecido, de ser valorizado, de fazer parte de um grupo com quem nos identificamos, podem influenciar para que esqueçamos esta nobre qualidade. Isso impacta diretamente nos nossos relacionamentos pessoais, mas também tem um enorme peso na gestão de uma empresa.

O que é humildade intelectual?

Gosto muito da definição utilizada pelo Greater Good Science Center – GGSC, ligado à Universidade da Califórnia, Berkeley, que aponta que a humildade intelectual é definida, de forma simplificada, como o grau em que as pessoas reconhecem que suas crenças podem estar erradas.

Isso sempre é importante, mas em um momento de intensa polarização em todas as áreas e temas, quando muitas pessoas se fecham em torno de suas crenças e apenas convivem com as pessoas que concordam com as mesmas crenças, rejeitando outras visões e pessoas, praticar a humildade intelectual oferece uma abertura e possibilidade importante de convívio para diversas perspectivas, pontos de vista e pessoas, pavimentando o caminho para a construção de mais compreensão e cooperação.

Esse tema é tão importante que o próprio GGSC tem financiado pesquisas e estudos para ampliar a compreensão sobre a humildade intelectual.

5 razões para ser intelectualmente humilde

Tyrone Sgambati, do GGSC, a partir de diversas pesquisas e estudos, listou cinco razões pelas quais a humildade intelectual é boa para nós:

  1. A humildade intelectual pode nos ajudar a aprender coisas novas;
  2. Ela torna mais provável que investiguemos mais quando confrontados com pontos de vista opostos e falsos;
  3. A humildade intelectual pode melhorar os nossos relacionamentos;
  4. Nós podemos construir diálogos e relações melhores com diferentes tipos de pessoas;
  5. Indivíduos intelectualmente humildes são mais tolerantes com outras pessoas.

Vejo que todos estes benefícios são reflexos naturais da verdadeira humildade, que vem de humus, terra, que significa sermos iguais. Não queremos ser melhores nem piores que o outro. Estamos abertos a ouvir, refletir e sentir, sempre. E isto é concretamente sentido pelos outros.

3 bons motivos para os líderes

Obviamente que isso é de suma importância dentro de uma empresa, onde muitas vezes a falta de humildade é facilmente percebida. Elizabeth Mancuso, professora de Psicologia na Universidade Pepperdine, também na Califórnia, aponta que novas pesquisas sugerem que reconhecer que você pode estar errado é bom para líderes, liderados e suas organizações. Ela traz 3 principais razões do motivo que a humildade intelectual é boa para os líderes e suas empresas:

  1. A humildade intelectual pode deixar os liderados mais satisfeitos;
  2. A humildade intelectual promove a liderança centrada no liderado, em uma liderança servidora, que prioriza o bem-estar, crescimento e desenvolvimento de sua equipe.
  3. A humildade intelectual ajuda os líderes que caem (erram feio) a fazerem as pazes e serem perdoados (o que pode acontecer com qualquer um).

Com tudo isso em mente, que nota você dá para a existência de humildade intelectual em você? E que tal se arriscar um pouco e perguntar sobre esta sua nota para pessoas com as quais você costuma discordar? E se estiver aberta/o para arriscar um pouco mais, que tal enviar este artigo para o seu líder? 😉

Eduardo Farah é sócio da Invok e professor na FGV. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.

Conheça o curso online “O Poder de Mindfulness  Desafio 21 Dias” e  “Mindfulness Fácil e Meditação”